A elegância e criatividade voltam a tomar conta da cidade com a 12ª Edição de "Viana está na moda", marcada para o próximo dia 9 de agosto, às 21h30, no emblemático antigo convento de Santana, onde outrora viveram freiras em clausura, atualmente conhecido como Nossa Senhora da Caridade.
O evento que tem vindo a afirmar-se como um momento alto no calendário cultural da região, apresenta este ano a nova coleção da estilista Isabel Lima, intitulada “Lumen”, uma proposta artística que presta homenagem à luz como símbolo de identidade, esperança e renovação, que habita o feminino, a fé, a beleza dos gestos e a força das nossas raízes.
A noite promete ser mágica no coração de Viana do Castelo onde a moda encontra a história, a arte e tradição.
Todas as peças são únicas, criadas para este momento e integradas numa abordagem artística com uma linguagem contemporânea e poética.
“É uma coleção sensorial pela luz que habita o nosso património, a nossa fé e as nossas mulheres”afirma a criadora Isabel Lima, “Cada peça é uma homenagem à essência da luz, visível ou interior”.
A coleção será composta por peças únicas, cuidadosamente concebidas com base em técnicas tradicionais e detalhes minuciosos que refletem a riqueza do património minhoto.
Fiel ao espirito do evento, Isabel Lima, continua a tradição de apresentar coleções com temáticas distintas, a cada edição promovendo a ligação entre criação contemporânea e memória coletiva.
O espetáculo contará com momentos marcantes: uma representação simbólica com referências visuais, às tradições religiosas de diversas freguesias do concelho, evocando o imaginário devocional e o espírito comunitário que marcam profundamente esta época do ano em Viana do Castelo. E, a fusão entre a moda e a música, oferecendo ao público uma experiência artística de grande impacto.
Realizada em pleno mês de agosto, o evento cruza o Universo da moda com o ambiente cultural que antecede as celebrações em honra de nossa Senhora da Agonia, refletindo o orgulho identitário e a criatividade local. A beleza do passado inspira o futuro.
Moda e história unem-se para a deslumbrante apresentação de uma coleção que homenageia a riqueza artística do barroco e das procissões religiosas que moldam a história do concelho , reafirmando a cidade como um palco de exigência para a cultura e arte, e como importante centro cultura do Eixo Atlântico.
Viana está na moda não é apenas uma mostra de talento e criatividade, mas também um projeto com o propósito primordial de preservar e valorizar o rico património que Viana do Castelo possui reforçando os laços entre a Comunidade vianense e a sua herança cultural.
Isabel Lima traz consigo uma vasta experiência no panorama da moda local.
O seu trabalho já ecoou além fronteiras em edições anteriores, que a levaram à Diáspora Portuguesa, a outras latitudes e a diversos projetos escolares, demonstrando o seu compromisso com a formação de novas gerações.
A estilista conta com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo e com a da Congregação de nossa Senhora da Caridade, parcerias que sublinham o carácter institucional e o apoio a esta celebração de identidade vianense.
Combinando a elegância da alta costura com a riqueza arquitetónica de um dos mais emblemáticos edifícios de Viana do Castelo, o local escolhido para a celebração não podia ser mais apropriado.
A entrada é livre, mas sujeita a lotação do espaço.
Formado no Benfica, mas sem espaço no plantel orientado por Bruno Lage, depois de uma época cedido ao Rio Ave, o jovem vianense Martin Neto, ruma à Espanha.
O Santa Clara apurou-se para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência de futebol, ao vencer os croatas do Varazdin por 2-0, anulando a desvantagem de um golo da primeira mão.
Dezenas de pessoas foram retiradas na noite desta quinta-feira das suas habitações, por razões de segurança, face à proximidade das chamas do incêndio que deflagra, desde sábado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O Benfica conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira de futebol pela 10.ª vez no seu historial, depois de vencer o Sporting, por 1-0, num jogo decidido com um golo do grego Pavlidis.
Em declarações exclusivas à VianaTV, Rui Pedro Silva, presidente do Sport Clube Vianense, revelou que tudo começou há cerca de um ano, quando Gary Raulino – principal investidor e sócio maioritário da SAD – manifestou interesse em abandonar a posição que detinha no clube.
O palco do Recinto das Festas Concelhias de Vila Nova de Cerveira vai receber uma das vozes mais marcantes do hip-hop português. Esta sexta-feira, 1 de agosto, à meia-noite (00h00), Dillaz sobe ao palco para um espetáculo que promete marcar o verão na Vila das Artes.
Esta quarta-feira, o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo abriu ao público com a estreia de novas zonas de recreio infantil e percursos pedonais renovados num investimento que rondou o meio milhão de euros.