O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo vereador da Educação, Manuel Vitorino, e pela vereadora da Juventude, Carlota Borges, participou hoje em mais uma edição do projeto municipal “Viana é Tua”, que aconteceu na Escola Básica e Secundária de Barroselas e que contou com a presença de cerca de 30 estudantes.
“Estou aqui para vos ouvir. Este projeto proporciona um diálogo, quebra eventuais barreiras que existam entre os políticos e a juventude do concelho. Estamos a promover estes encontros porque entendemos que nos deveríamos aproximar e estabelecer com a juventude um diálogo mais profícuo”, indicou Luís Nobre, desafiando os estudantes a exercer uma cidadania ativa.
Também a vereadora da Juventude, Carlota Borges, explicou que o executivo tem andado a percorrer as escolas do concelho “para dar oportunidade aos jovens de terem uma conversa informal com o presidente da Câmara Municipal, indicando preocupações com a freguesia, a escola, a comunidade, abordando ainda os problemas e as ambições existentes entre os mais novos”.
A responsável considerou que o Gabinete da Juventude da autarquia “é um canal aberto para que os jovens possam partilhar os seus anseios, angústias e projetos”.
Recorde-se que, há um ano, o presidente da Câmara apresentou este projeto municipal que visa criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para tal, Luís Nobre pretende percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.
O projeto “Viana é Tua” tem por objetivos promover os projetos para a juventude da autarquia (Cartão Jovem Municipal, Concurso “Viana Jovens com Talento”, Concurso “Viana Jovens Empreendedores”, Bolsas de Estudo, Revista Viana Jovem e Gabinete da Juventude); auscultar a juventude vianense sobre as suas prioridades e necessidades; envolver e comprometer os jovens com a sua comunidade; encetar uma efetiva política de proximidade junto das jovens gerações.
Neste âmbito, o autarca promove ações nas escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, criando momentos de contacto e conversa entre os jovens vianenses e os decisores políticos, num ciclo do diálogo jovem.
O “Viana é Tua”, que tem como slogan “O futuro constrói-se hoje”, pretende reforçar o compromisso do presidente da Câmara Municipal com toda a comunidade vianense, nomeadamente com a juventude. Os contributos partilhados pelos jovens vianenses ao longo das diversas sessões serão compilados num documento, com vista a influenciar e a contribuir para o Plano de Ação do Município e para a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude de Viana do Castelo, em linha com Planos e Estratégias nacionais, europeias e mundiais.
A concelhia do PS de Arcos de Valdevez acusou o Governo de "um total atropelo ao direito a médico de família no Alto Minho" por ter aberto, no último concurso nacional, apenas uma vaga para a região.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que a taxa turística, em vigor desde agosto, gerou uma receita “surpreendentemente positiva”, mas escusou-se a avançar o valor por não estar cumprido um ano da aplicação da medida.
Ana Moura, Capitão Fausto, Mão Morta e The Last Internationale estão entre as bandas e artistas que compõem o cartaz do 23.º Sons de Vez, festival que acontece em fevereiro e março, em Arcos de Valdevez.
A 16ª edição do Fins-de-Semana Gastronómicos 2025, promovida pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, vai ser apresentada em Ponte de Lima, no dia 15 de janeiro, pelas 11h00, no Espaço Panorâmico da Expolima.
O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana inaugura a programação de 2025 com “O Príncipe Feliz”, uma criação da Companhia Cegada, que encantará crianças e famílias.
A Taça de Portugal está a chegar aos momentos de todas as decisões. O sorteio até à final realizou-se, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, cabendo a Ricardo Pereira, antiga glória da Seleção Nacional, a responsabilidade de retirar as bolas que ditaram o destino dos clubes ainda em prova.
A Câmara Municipal de Valença está a arborizar uma área de 120 hectares, com 100 mil árvores, em 12 aglomerados, no âmbito do projeto Condomínios de Aldeia, num investimento superior a 200 mil euros.