O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo vereador da Educação, Manuel Vitorino, e pela vereadora da Juventude, Carlota Borges, participou hoje em mais uma edição do projeto municipal “Viana é Tua”, que aconteceu na Escola Básica e Secundária de Barroselas e que contou com a presença de cerca de 30 estudantes.
“Estou aqui para vos ouvir. Este projeto proporciona um diálogo, quebra eventuais barreiras que existam entre os políticos e a juventude do concelho. Estamos a promover estes encontros porque entendemos que nos deveríamos aproximar e estabelecer com a juventude um diálogo mais profícuo”, indicou Luís Nobre, desafiando os estudantes a exercer uma cidadania ativa.
Também a vereadora da Juventude, Carlota Borges, explicou que o executivo tem andado a percorrer as escolas do concelho “para dar oportunidade aos jovens de terem uma conversa informal com o presidente da Câmara Municipal, indicando preocupações com a freguesia, a escola, a comunidade, abordando ainda os problemas e as ambições existentes entre os mais novos”.
A responsável considerou que o Gabinete da Juventude da autarquia “é um canal aberto para que os jovens possam partilhar os seus anseios, angústias e projetos”.
Recorde-se que, há um ano, o presidente da Câmara apresentou este projeto municipal que visa criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para tal, Luís Nobre pretende percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.
O projeto “Viana é Tua” tem por objetivos promover os projetos para a juventude da autarquia (Cartão Jovem Municipal, Concurso “Viana Jovens com Talento”, Concurso “Viana Jovens Empreendedores”, Bolsas de Estudo, Revista Viana Jovem e Gabinete da Juventude); auscultar a juventude vianense sobre as suas prioridades e necessidades; envolver e comprometer os jovens com a sua comunidade; encetar uma efetiva política de proximidade junto das jovens gerações.
Neste âmbito, o autarca promove ações nas escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, criando momentos de contacto e conversa entre os jovens vianenses e os decisores políticos, num ciclo do diálogo jovem.
O “Viana é Tua”, que tem como slogan “O futuro constrói-se hoje”, pretende reforçar o compromisso do presidente da Câmara Municipal com toda a comunidade vianense, nomeadamente com a juventude. Os contributos partilhados pelos jovens vianenses ao longo das diversas sessões serão compilados num documento, com vista a influenciar e a contribuir para o Plano de Ação do Município e para a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude de Viana do Castelo, em linha com Planos e Estratégias nacionais, europeias e mundiais.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.