O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo vereador da Educação, Manuel Vitorino, e pela vereadora da Juventude, Carlota Borges, participou hoje em mais uma edição do projeto municipal “Viana é Tua”, que aconteceu na Escola Básica e Secundária de Barroselas e que contou com a presença de cerca de 30 estudantes.
“Estou aqui para vos ouvir. Este projeto proporciona um diálogo, quebra eventuais barreiras que existam entre os políticos e a juventude do concelho. Estamos a promover estes encontros porque entendemos que nos deveríamos aproximar e estabelecer com a juventude um diálogo mais profícuo”, indicou Luís Nobre, desafiando os estudantes a exercer uma cidadania ativa.
Também a vereadora da Juventude, Carlota Borges, explicou que o executivo tem andado a percorrer as escolas do concelho “para dar oportunidade aos jovens de terem uma conversa informal com o presidente da Câmara Municipal, indicando preocupações com a freguesia, a escola, a comunidade, abordando ainda os problemas e as ambições existentes entre os mais novos”.
A responsável considerou que o Gabinete da Juventude da autarquia “é um canal aberto para que os jovens possam partilhar os seus anseios, angústias e projetos”.
Recorde-se que, há um ano, o presidente da Câmara apresentou este projeto municipal que visa criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para tal, Luís Nobre pretende percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.
O projeto “Viana é Tua” tem por objetivos promover os projetos para a juventude da autarquia (Cartão Jovem Municipal, Concurso “Viana Jovens com Talento”, Concurso “Viana Jovens Empreendedores”, Bolsas de Estudo, Revista Viana Jovem e Gabinete da Juventude); auscultar a juventude vianense sobre as suas prioridades e necessidades; envolver e comprometer os jovens com a sua comunidade; encetar uma efetiva política de proximidade junto das jovens gerações.
Neste âmbito, o autarca promove ações nas escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, criando momentos de contacto e conversa entre os jovens vianenses e os decisores políticos, num ciclo do diálogo jovem.
O “Viana é Tua”, que tem como slogan “O futuro constrói-se hoje”, pretende reforçar o compromisso do presidente da Câmara Municipal com toda a comunidade vianense, nomeadamente com a juventude. Os contributos partilhados pelos jovens vianenses ao longo das diversas sessões serão compilados num documento, com vista a influenciar e a contribuir para o Plano de Ação do Município e para a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude de Viana do Castelo, em linha com Planos e Estratégias nacionais, europeias e mundiais.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.