Logo
Regional

Viana do do Castelo acolhe comemorações do Dia do Exército durante uma semana

2 Outubro, 2023 | 11:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Na semana, de 24 a 29 de outubro, de terça-feira a domingo, a Cidade de Viana do Castelo recebe as Comemorações do Dia do Exército. Uma organização do Ministério da Defesa Nacional, Exército Português, Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), em estreita colaboração e apoio da Câmara Municipal da capital do Alto Minho.

O Dia do Exército vai permitir aos Cidadãos terem acesso a um conjunto de iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa. A comemoração deste dia tem como principal objetivo, entre outros, dar-se a conhecer à população como um “Exército moderno, de elevada prontidão e competência”.

O Dia do Exército Português comemora-se a 24 de outubro.

O Exército Português é a vertente terrestre das Forças Armadas Portuguesas, responsável pela defesa militar de Portugal. Estas forças terrestres fizeram parte da luta pela independência de Portugal desde o seu início, estando intimamente ligadas à História de Portugal.

Origem do Dia do Exército Português:

No dia 24 de outubro comemora-se o dia em que as tropas de D. Afonso Henriques, o Patrono do Exército Português, conquistaram Lisboa aos mouros.

Após quatro meses, o cerco de Lisboa chegava ao fim, com a ajuda dos Cruzados. A tomada de Lisboa aconteceu em 1147.

Atividades do Dia do Exército:

Não só durante o dia, mas é também durante toda a semana desta data que se realizam muitas atividades pelo país, este ano Viana do Castelo vai acolher o programa oficial que será brevemente apresentado.

Estas iniciativas são de cariz militar, desportivo, cultural e recreativo. Realizam-se assim exposições patrimoniais, exibições de capacidade militar, concertos musicais, missas e cerimónias militares, entre outros.

Espírito de equipa, união e patriotismo são alguns valores que se tentam recuperar e incentivar neste dia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.