Na semana, de 24 a 29 de outubro, de terça-feira a domingo, a Cidade de Viana do Castelo recebe as Comemorações do Dia do Exército. Uma organização do Ministério da Defesa Nacional, Exército Português, Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), em estreita colaboração e apoio da Câmara Municipal da capital do Alto Minho.
O Dia do Exército vai permitir aos Cidadãos terem acesso a um conjunto de iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa. A comemoração deste dia tem como principal objetivo, entre outros, dar-se a conhecer à população como um “Exército moderno, de elevada prontidão e competência”.
O Dia do Exército Português comemora-se a 24 de outubro.
O Exército Português é a vertente terrestre das Forças Armadas Portuguesas, responsável pela defesa militar de Portugal. Estas forças terrestres fizeram parte da luta pela independência de Portugal desde o seu início, estando intimamente ligadas à História de Portugal.
Origem do Dia do Exército Português:
No dia 24 de outubro comemora-se o dia em que as tropas de D. Afonso Henriques, o Patrono do Exército Português, conquistaram Lisboa aos mouros.
Após quatro meses, o cerco de Lisboa chegava ao fim, com a ajuda dos Cruzados. A tomada de Lisboa aconteceu em 1147.
Atividades do Dia do Exército:
Não só durante o dia, mas é também durante toda a semana desta data que se realizam muitas atividades pelo país, este ano Viana do Castelo vai acolher o programa oficial que será brevemente apresentado.
Estas iniciativas são de cariz militar, desportivo, cultural e recreativo. Realizam-se assim exposições patrimoniais, exibições de capacidade militar, concertos musicais, missas e cerimónias militares, entre outros.
Espírito de equipa, união e patriotismo são alguns valores que se tentam recuperar e incentivar neste dia.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.