Faro, Viana do Castelo e Viseu são as três cidades com melhor qualidade do ar em Portugal, de acordo com o visualizador das cidades europeias mais limpas da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
A lista da agência da União Europeia (UE) inclui 761 cidades, 23 das quais portuguesas, ordenadas em 10 níveis da mais limpa à mais poluída ou com os mais baixos aos mais elevados “valores de risco total de mortalidade”.
O risco é associado à exposição prolongada a partículas finas (PM2,5), dióxido de azoto (NO2) e ozono troposférico (O3) nos últimos dois anos.
As cidades com o ar mais limpo são Oulu e Jyvaskyla, ambas na Finlândia, seguidas de Umea (Suécia), Kuopio (Filândia) e Uppsala (Suécia), em quinto lugar.
Faro aparece na 28.ª posição, Viana do Castelo na 53.º e Viseu na 58.ª, todas com o risco mais baixo (até 10%), enquanto Setúbal (101), Póvoa do Varzim (109), Sintra (128), Coimbra (138), Vila Franca de Xira (140) e Almada (150) são classificadas no segundo nível (de 10% a 20%).
No nível 4 (30% a 40%) estão o Seixal (172), Guimarães (182), Paredes (191), Amadora (193), Aveiro (195), Barreiro (200), Odivelas (241), Braga (257) e Vila Nova de Gaia (266), aparecendo no nível seguinte (40% a 50%) Gondomar (315), Valongo (327), Matosinhos (345), Lisboa (348) e Porto (372).
As últimas cidades da lista são Vicenza (Itália), na 760.ª posição, e Slavonski Brod (Croácia), na 761.ª, com um risco estimado de 90% a 100%.
O visualizador de qualidade do ar das cidades europeias, publicado desde 2019 e que permite aos utilizadores verem o desempenho da sua cidade, foi atualizado em termos de metodologia relativa à forma como as classificações são calculadas.
A AEA atualizou também o Índice Europeu de Qualidade do Ar, lançado em 2017, que “ajuda os utilizadores a compreender melhor a poluição do ar local e o seu impacto na saúde”.
O serviço conta agora com “atualizações horárias de dados sobre as concentrações dos principais poluentes atmosféricos de mais de 3.500 estações de monitorização em toda a Europa”.
O índice é determinado utilizando uma combinação de dados atualizados comunicados pelos países membros da AEA e previsões do nível de qualidade do ar fornecidas pelo Serviço de Monitorização Atmosférica Copernicus (CAMS) da UE.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.