Faro, Viana do Castelo e Viseu são as três cidades com melhor qualidade do ar em Portugal, de acordo com o visualizador das cidades europeias mais limpas da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
A lista da agência da União Europeia (UE) inclui 761 cidades, 23 das quais portuguesas, ordenadas em 10 níveis da mais limpa à mais poluída ou com os mais baixos aos mais elevados “valores de risco total de mortalidade”.
O risco é associado à exposição prolongada a partículas finas (PM2,5), dióxido de azoto (NO2) e ozono troposférico (O3) nos últimos dois anos.
As cidades com o ar mais limpo são Oulu e Jyvaskyla, ambas na Finlândia, seguidas de Umea (Suécia), Kuopio (Filândia) e Uppsala (Suécia), em quinto lugar.
Faro aparece na 28.ª posição, Viana do Castelo na 53.º e Viseu na 58.ª, todas com o risco mais baixo (até 10%), enquanto Setúbal (101), Póvoa do Varzim (109), Sintra (128), Coimbra (138), Vila Franca de Xira (140) e Almada (150) são classificadas no segundo nível (de 10% a 20%).
No nível 4 (30% a 40%) estão o Seixal (172), Guimarães (182), Paredes (191), Amadora (193), Aveiro (195), Barreiro (200), Odivelas (241), Braga (257) e Vila Nova de Gaia (266), aparecendo no nível seguinte (40% a 50%) Gondomar (315), Valongo (327), Matosinhos (345), Lisboa (348) e Porto (372).
As últimas cidades da lista são Vicenza (Itália), na 760.ª posição, e Slavonski Brod (Croácia), na 761.ª, com um risco estimado de 90% a 100%.
O visualizador de qualidade do ar das cidades europeias, publicado desde 2019 e que permite aos utilizadores verem o desempenho da sua cidade, foi atualizado em termos de metodologia relativa à forma como as classificações são calculadas.
A AEA atualizou também o Índice Europeu de Qualidade do Ar, lançado em 2017, que “ajuda os utilizadores a compreender melhor a poluição do ar local e o seu impacto na saúde”.
O serviço conta agora com “atualizações horárias de dados sobre as concentrações dos principais poluentes atmosféricos de mais de 3.500 estações de monitorização em toda a Europa”.
O índice é determinado utilizando uma combinação de dados atualizados comunicados pelos países membros da AEA e previsões do nível de qualidade do ar fornecidas pelo Serviço de Monitorização Atmosférica Copernicus (CAMS) da UE.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.
Faro, Viana do Castelo e Viseu são as três cidades com melhor qualidade do ar em Portugal, de acordo com o visualizador das cidades europeias mais limpas da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 10 de julho, pelas 15h00, no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão do AgroSocial Lab, iniciativa integrada no projeto transfronteiriço AGROSOCIAL, cofinanciado pelo programa Interreg Espanha–Portugal.
Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.