A Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a participar na INTUR - 27ª Feira Internacional de Turismo do Interior, que acontece na cidade de Valladolid, nos dias 14 a 17 de novembro, para uma ação de divulgação e promoção das potencialidades turísticas, principais eventos e produtos enogastronómicos do Município, integrada no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa ação de promoção do território da região Norte.
A INTUR pretende estabelecer-se como uma referência para um setor em que a cultura, natureza e gastronomia são as pedras angulares da sua atividade, mantendo o seu duplo estatuto de evento para profissionais e viajantes.
Na quinta-feira, dia 14, acontece a INTUR Negócios, jornada exclusiva para profissionais, aberta para empresas de alojamento, transporte, agências de viagens, serviços, soluções tecnológicas, entre outros.
Depois, de 15 a 17 (de sexta-feira a domingo), é promovida a INTUR Viajantes, onde Portugal tem uma grande representação, através da participação de regiões, municípios e empresas privadas, entre as quais empresas do setor de alojamento de Viana do Castelo. Nestes três dias de abertura ao público, os expositores apresentam as suas opções para os mais de 33.000 viajantes, conforme dados da última edição.
Em 2024, a INTUR celebra uma edição especial, uma vez que nesta mesma data se realiza a AR-PA Turismo Cultural, certames que são complementares e diferenciados e que oferecem programações especificas para profissionais e propostas para o público em geral, o que constituirá, sem dúvida, um forte estímulo para atrair mais público.
Recorde-se que os números do turismo no primeiro semestre de 2024 que foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vieram, mais uma vez, confirmar o forte crescimento do sector turístico em Viana do Castelo. Os primeiros seis meses deste ano foram os melhores de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.