A Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a participar na INTUR - 27ª Feira Internacional de Turismo do Interior, que acontece na cidade de Valladolid, nos dias 14 a 17 de novembro, para uma ação de divulgação e promoção das potencialidades turísticas, principais eventos e produtos enogastronómicos do Município, integrada no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa ação de promoção do território da região Norte.
A INTUR pretende estabelecer-se como uma referência para um setor em que a cultura, natureza e gastronomia são as pedras angulares da sua atividade, mantendo o seu duplo estatuto de evento para profissionais e viajantes.
Na quinta-feira, dia 14, acontece a INTUR Negócios, jornada exclusiva para profissionais, aberta para empresas de alojamento, transporte, agências de viagens, serviços, soluções tecnológicas, entre outros.
Depois, de 15 a 17 (de sexta-feira a domingo), é promovida a INTUR Viajantes, onde Portugal tem uma grande representação, através da participação de regiões, municípios e empresas privadas, entre as quais empresas do setor de alojamento de Viana do Castelo. Nestes três dias de abertura ao público, os expositores apresentam as suas opções para os mais de 33.000 viajantes, conforme dados da última edição.
Em 2024, a INTUR celebra uma edição especial, uma vez que nesta mesma data se realiza a AR-PA Turismo Cultural, certames que são complementares e diferenciados e que oferecem programações especificas para profissionais e propostas para o público em geral, o que constituirá, sem dúvida, um forte estímulo para atrair mais público.
Recorde-se que os números do turismo no primeiro semestre de 2024 que foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vieram, mais uma vez, confirmar o forte crescimento do sector turístico em Viana do Castelo. Os primeiros seis meses deste ano foram os melhores de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.
Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.
Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
A Junta de Freguesia da Vila de Darque, em Viana do Castelo, anunciou que o próximo ato eleitoral na freguesia passará a decorrer na Escola 2, 3 Carteado Mena.