A Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a participar na INTUR - 27ª Feira Internacional de Turismo do Interior, que acontece na cidade de Valladolid, nos dias 14 a 17 de novembro, para uma ação de divulgação e promoção das potencialidades turísticas, principais eventos e produtos enogastronómicos do Município, integrada no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa ação de promoção do território da região Norte.
A INTUR pretende estabelecer-se como uma referência para um setor em que a cultura, natureza e gastronomia são as pedras angulares da sua atividade, mantendo o seu duplo estatuto de evento para profissionais e viajantes.
Na quinta-feira, dia 14, acontece a INTUR Negócios, jornada exclusiva para profissionais, aberta para empresas de alojamento, transporte, agências de viagens, serviços, soluções tecnológicas, entre outros.
Depois, de 15 a 17 (de sexta-feira a domingo), é promovida a INTUR Viajantes, onde Portugal tem uma grande representação, através da participação de regiões, municípios e empresas privadas, entre as quais empresas do setor de alojamento de Viana do Castelo. Nestes três dias de abertura ao público, os expositores apresentam as suas opções para os mais de 33.000 viajantes, conforme dados da última edição.
Em 2024, a INTUR celebra uma edição especial, uma vez que nesta mesma data se realiza a AR-PA Turismo Cultural, certames que são complementares e diferenciados e que oferecem programações especificas para profissionais e propostas para o público em geral, o que constituirá, sem dúvida, um forte estímulo para atrair mais público.
Recorde-se que os números do turismo no primeiro semestre de 2024 que foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vieram, mais uma vez, confirmar o forte crescimento do sector turístico em Viana do Castelo. Os primeiros seis meses deste ano foram os melhores de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.