A Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a participar na INTUR - 27ª Feira Internacional de Turismo do Interior, que acontece na cidade de Valladolid, nos dias 14 a 17 de novembro, para uma ação de divulgação e promoção das potencialidades turísticas, principais eventos e produtos enogastronómicos do Município, integrada no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa ação de promoção do território da região Norte.
A INTUR pretende estabelecer-se como uma referência para um setor em que a cultura, natureza e gastronomia são as pedras angulares da sua atividade, mantendo o seu duplo estatuto de evento para profissionais e viajantes.
Na quinta-feira, dia 14, acontece a INTUR Negócios, jornada exclusiva para profissionais, aberta para empresas de alojamento, transporte, agências de viagens, serviços, soluções tecnológicas, entre outros.
Depois, de 15 a 17 (de sexta-feira a domingo), é promovida a INTUR Viajantes, onde Portugal tem uma grande representação, através da participação de regiões, municípios e empresas privadas, entre as quais empresas do setor de alojamento de Viana do Castelo. Nestes três dias de abertura ao público, os expositores apresentam as suas opções para os mais de 33.000 viajantes, conforme dados da última edição.
Em 2024, a INTUR celebra uma edição especial, uma vez que nesta mesma data se realiza a AR-PA Turismo Cultural, certames que são complementares e diferenciados e que oferecem programações especificas para profissionais e propostas para o público em geral, o que constituirá, sem dúvida, um forte estímulo para atrair mais público.
Recorde-se que os números do turismo no primeiro semestre de 2024 que foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vieram, mais uma vez, confirmar o forte crescimento do sector turístico em Viana do Castelo. Os primeiros seis meses deste ano foram os melhores de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.