Entre os dias 18 e 22 de janeiro, o Município de Viana do Castelo retoma a presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid com um novo stand promocional que vai ao encontro à imagem desenhada para promover a cidade e o concelho.
A feira vai decorrer no espaço IFEMA – Feria de Madrid, sendo os três primeiros dias para profissionais, com portas abertas também para o público em geral no fim-de-semana.
Assim, em 2023, o município vianense volta a participar naquela que é considerada a principal feira do sector turístico em Espanha e uma das mais importantes da Europa, no âmbito da estratégia de promoção do território, apresentando as principais potencialidades turísticas de Viana do Castelo, com destaque para o património natural e paisagístico, a riqueza monumental e cultural, divulgando ainda os seus principais eventos, o Turismo de Natureza, a Gastronomia e Vinhos, o Artesanato, o Turismo Náutico e Desportivo.
No stand vianense marcará presença uma mostra dos Bordados de Viana (certificados), com uma artesã a bordar ao vivo, contando ainda com uma representação do Navio Hospital Gil Eannes e de uma unidade hoteleira da cidade.
A participação de Viana do Castelo tem por objetivo reforçar a promoção junto do mercado espanhol, dada a importância deste mercado de proximidade para os resultados turísticos de Viana do Castelo.
Segundo os últimos dados publicados pelo INE, Espanha manteve-se como principal mercado emissor em 2021, representando 45% do total de hóspedes não residentes. O mercado de Espanha é também o que apresenta o maior número de dormidas (27.977). Ainda segundo dados do INE, de janeiro a setembro de 2022, verificou-se um considerável aumento nas dormidas do mercado de Espanha (+40%, representando um total de 35.501), relativamente ao período homologo de 2019 (com 25.070 dormidas), considerado o ano com os melhores resultados turísticos de sempre.
Durante o primeiro trimestre de 2023, o Município deverá participar na Feira NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, em Pamplona, de 24 a 26 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, de 1 a 5 de março e no B-TRAVEL – Salão do Turismo Internacional de Catalunha, em Barcelona, de 24 a 26 de março.
Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental esta terça-feira, dia 24 de dezembro, num voo de treino que servirá para desejar um feliz Natal à população. A rota divulgada, prevê que os caças sobrevoem os céus de Viana do Castelo às 12h25.
O ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar em 2027 a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 14ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-2) do Desportivo de Monção no terreno do Cardielelnse.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.