Entre os dias 18 e 22 de janeiro, o Município de Viana do Castelo retoma a presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid com um novo stand promocional que vai ao encontro à imagem desenhada para promover a cidade e o concelho.
A feira vai decorrer no espaço IFEMA – Feria de Madrid, sendo os três primeiros dias para profissionais, com portas abertas também para o público em geral no fim-de-semana.
Assim, em 2023, o município vianense volta a participar naquela que é considerada a principal feira do sector turístico em Espanha e uma das mais importantes da Europa, no âmbito da estratégia de promoção do território, apresentando as principais potencialidades turísticas de Viana do Castelo, com destaque para o património natural e paisagístico, a riqueza monumental e cultural, divulgando ainda os seus principais eventos, o Turismo de Natureza, a Gastronomia e Vinhos, o Artesanato, o Turismo Náutico e Desportivo.
No stand vianense marcará presença uma mostra dos Bordados de Viana (certificados), com uma artesã a bordar ao vivo, contando ainda com uma representação do Navio Hospital Gil Eannes e de uma unidade hoteleira da cidade.
A participação de Viana do Castelo tem por objetivo reforçar a promoção junto do mercado espanhol, dada a importância deste mercado de proximidade para os resultados turísticos de Viana do Castelo.
Segundo os últimos dados publicados pelo INE, Espanha manteve-se como principal mercado emissor em 2021, representando 45% do total de hóspedes não residentes. O mercado de Espanha é também o que apresenta o maior número de dormidas (27.977). Ainda segundo dados do INE, de janeiro a setembro de 2022, verificou-se um considerável aumento nas dormidas do mercado de Espanha (+40%, representando um total de 35.501), relativamente ao período homologo de 2019 (com 25.070 dormidas), considerado o ano com os melhores resultados turísticos de sempre.
Durante o primeiro trimestre de 2023, o Município deverá participar na Feira NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, em Pamplona, de 24 a 26 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, de 1 a 5 de março e no B-TRAVEL – Salão do Turismo Internacional de Catalunha, em Barcelona, de 24 a 26 de março.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.