Entre os dias 18 e 22 de janeiro, o Município de Viana do Castelo retoma a presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid com um novo stand promocional que vai ao encontro à imagem desenhada para promover a cidade e o concelho.
A feira vai decorrer no espaço IFEMA – Feria de Madrid, sendo os três primeiros dias para profissionais, com portas abertas também para o público em geral no fim-de-semana.
Assim, em 2023, o município vianense volta a participar naquela que é considerada a principal feira do sector turístico em Espanha e uma das mais importantes da Europa, no âmbito da estratégia de promoção do território, apresentando as principais potencialidades turísticas de Viana do Castelo, com destaque para o património natural e paisagístico, a riqueza monumental e cultural, divulgando ainda os seus principais eventos, o Turismo de Natureza, a Gastronomia e Vinhos, o Artesanato, o Turismo Náutico e Desportivo.
No stand vianense marcará presença uma mostra dos Bordados de Viana (certificados), com uma artesã a bordar ao vivo, contando ainda com uma representação do Navio Hospital Gil Eannes e de uma unidade hoteleira da cidade.
A participação de Viana do Castelo tem por objetivo reforçar a promoção junto do mercado espanhol, dada a importância deste mercado de proximidade para os resultados turísticos de Viana do Castelo.
Segundo os últimos dados publicados pelo INE, Espanha manteve-se como principal mercado emissor em 2021, representando 45% do total de hóspedes não residentes. O mercado de Espanha é também o que apresenta o maior número de dormidas (27.977). Ainda segundo dados do INE, de janeiro a setembro de 2022, verificou-se um considerável aumento nas dormidas do mercado de Espanha (+40%, representando um total de 35.501), relativamente ao período homologo de 2019 (com 25.070 dormidas), considerado o ano com os melhores resultados turísticos de sempre.
Durante o primeiro trimestre de 2023, o Município deverá participar na Feira NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, em Pamplona, de 24 a 26 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, de 1 a 5 de março e no B-TRAVEL – Salão do Turismo Internacional de Catalunha, em Barcelona, de 24 a 26 de março.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.