Entre os dias 18 e 22 de janeiro, o Município de Viana do Castelo retoma a presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid com um novo stand promocional que vai ao encontro à imagem desenhada para promover a cidade e o concelho.
A feira vai decorrer no espaço IFEMA – Feria de Madrid, sendo os três primeiros dias para profissionais, com portas abertas também para o público em geral no fim-de-semana.
Assim, em 2023, o município vianense volta a participar naquela que é considerada a principal feira do sector turístico em Espanha e uma das mais importantes da Europa, no âmbito da estratégia de promoção do território, apresentando as principais potencialidades turísticas de Viana do Castelo, com destaque para o património natural e paisagístico, a riqueza monumental e cultural, divulgando ainda os seus principais eventos, o Turismo de Natureza, a Gastronomia e Vinhos, o Artesanato, o Turismo Náutico e Desportivo.
No stand vianense marcará presença uma mostra dos Bordados de Viana (certificados), com uma artesã a bordar ao vivo, contando ainda com uma representação do Navio Hospital Gil Eannes e de uma unidade hoteleira da cidade.
A participação de Viana do Castelo tem por objetivo reforçar a promoção junto do mercado espanhol, dada a importância deste mercado de proximidade para os resultados turísticos de Viana do Castelo.
Segundo os últimos dados publicados pelo INE, Espanha manteve-se como principal mercado emissor em 2021, representando 45% do total de hóspedes não residentes. O mercado de Espanha é também o que apresenta o maior número de dormidas (27.977). Ainda segundo dados do INE, de janeiro a setembro de 2022, verificou-se um considerável aumento nas dormidas do mercado de Espanha (+40%, representando um total de 35.501), relativamente ao período homologo de 2019 (com 25.070 dormidas), considerado o ano com os melhores resultados turísticos de sempre.
Durante o primeiro trimestre de 2023, o Município deverá participar na Feira NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, em Pamplona, de 24 a 26 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, de 1 a 5 de março e no B-TRAVEL – Salão do Turismo Internacional de Catalunha, em Barcelona, de 24 a 26 de março.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.