Logo
Desporto

Viana do Castelo volta a consagrar Seleção Nacional de Ténis

19 Setembro, 2022 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A seleção nacional masculina de Portugal apurou-se, este sábado, para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, ao vencer o Brasil por 3-1 na eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten que aconteceu no Centro Cultural de Viana do Castelo.

O primeiro encontro do dia deu à equipa visitante o único ponto da eliminatória, com Rafael Matos e Felipe Meligeni a vencerem Nuno Borges e Francisco Cabral por 6-3, 0-6 e 6-3.

Este duelo colocou frente a frente duas duplas jovens e com muitas credenciais ao mais alto nível — Matos é o 36.º do ranking de pares e conta com cinco títulos ATP, dois deles ao lado de Meligeni (que é o 100.º e já foi 75.º, para além de ocupar o 143.º lugar em singulares); e os portugueses são atualmente os dois melhores classificados do país na hierarquia de pares, com Cabral a ocupar a 45.ª posição, num ano em que para além da vitória no Millennium Estoril Open, ao lado de Borges (70.º de pares e 93.º em singulares), também venceu o ATP 250 de Gstaad.

Com a eliminatória em aberto, coube a João Sousa conquistar o ponto que concluiu as contas: tal como na véspera, quando abriu o confronto com um triunfo autoritário, o vimaranense de 33 anos (56.º do ranking mundial) realizou mais uma exibição categórica e venceu Thiago Monteiro (65.º ATP) pelos parciais de 6-3 e 6-1.

A vitória deste fim de semana apurou Portugal para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, marcadas para a semana de 30 de janeiro de 2023. Trata-se da ronda de acesso às Davis Cup by Rakuten Finals, a fase final da competição que reúne as 16 melhores equipas do Mundo.

Comentário de Rui Machado (capitão) à vitória de Portugal sobre o Brasil: “Ganhámos a uma grande equipa, a um país com um histórico muito importante e com excelentes jogadores. Podíamos ter perdido, mas não perdemos porque fomos melhores. E porque jogámos em casa, em Viana do Castelo, onde somos sempre recebidos com um carinho muito especial, num ambiente muito familiar que nos faz sentir em casa. E porque a qualidade e a competência da organização estão num nível cada vez mais elevado e isso também nos ajuda.”

 Elogios à equipa que liderou: “Tive à disposição grandes jogadores e não só grandes jogadores como excelentes profissionais. Souberam portar-se muito bem dentro do campo e foram capazes de construir um ambiente excelente no balneário. E isso conta. Joguei Taça Davis durante muitos anos e este ambiente que se viveu na Maia e aqui faz a diferença, por isso quero também deixar uma palavra de agradecimento aos jogadores pelo profissionalismo e companheirismo que tiveram e, na parte que me toca, por me deixarem guiá-los nestes dias.”

João Sousa sobre a vitória contra Thiago Monteiro e o apuramento: “Não existe um segredo, acho que o querer venceu e hoje o meu era muito para ajudar a equipa. Entrei com tudo, consciente de que estava a jogar a um bom nível e a fazer tudo por tudo para que ele tivesse de jogar ainda melhor do que eu. Entrei com tudo e com a confiança de que tenho uma grande equipa por trás, quero também enaltecer o espírito de grupo com que estamos e que se nota dentro do campo. É um privilégio representar o meu país e em termos de nível esta foi a melhor eliminatória que alguma vez joguei por Portugal na Taça Davis. Fizemos com que parecesse fácil, mas não foi. Preparámo-nos bem e também quero agradecer o trabalho da Federação Portuguesa de Ténis, porque nunca nos falta nada e a verdade é que isso se sente. Esta eliminatória correu na perfeição, estivemos todos à altura do desafio e tenho muito orgulho nos meus companheiros e no capitão.”

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, sobre o que significaria chegar às Davis Cup by Rakuten Finals: “Seria o realizar de um sonho não só dos jogadores, como da Federação Portuguesa de Ténis. Estes jogadores merecem. Temos visto ao longo dos últimos anos que todos têm muito empenho e vontade em representar a seleção nacional, o que como sabemos não acontece em todos os países. Portanto seria um grande prémio para todos.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Setembro, 2025

Isaac Nader conquista ouro histórico nos Mundiais de Atletismo em Tóquio

O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.

Regional 17 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova Carta Educativa para os próximos 10 anos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.

Desporto 17 Setembro, 2025

Valença inaugura Skatepark e Pumptrack e atrai centenas de jovens

Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.

Desporto 17 Setembro, 2025

Jovem Navegador de Santa Marta de Portuzelo Conquista 2.º Lugar em Sever do Vouga

O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.

Regional 17 Setembro, 2025

Viana do Castelo acolhe maior conferência europeia de Ruby nos dias 18 e 19 de setembro

Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.

Regional 17 Setembro, 2025

Retoma do comboio Celta sem transbordo em Viana do Castelo em dezembro

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.

Regional 17 Setembro, 2025

Krisálida promove programação cultural em Caminha com teatro, oficinas e nova produção

A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.