Logo
Desporto

Viana do Castelo volta a consagrar Seleção Nacional de Ténis

19 Setembro, 2022 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A seleção nacional masculina de Portugal apurou-se, este sábado, para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, ao vencer o Brasil por 3-1 na eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten que aconteceu no Centro Cultural de Viana do Castelo.

O primeiro encontro do dia deu à equipa visitante o único ponto da eliminatória, com Rafael Matos e Felipe Meligeni a vencerem Nuno Borges e Francisco Cabral por 6-3, 0-6 e 6-3.

Este duelo colocou frente a frente duas duplas jovens e com muitas credenciais ao mais alto nível — Matos é o 36.º do ranking de pares e conta com cinco títulos ATP, dois deles ao lado de Meligeni (que é o 100.º e já foi 75.º, para além de ocupar o 143.º lugar em singulares); e os portugueses são atualmente os dois melhores classificados do país na hierarquia de pares, com Cabral a ocupar a 45.ª posição, num ano em que para além da vitória no Millennium Estoril Open, ao lado de Borges (70.º de pares e 93.º em singulares), também venceu o ATP 250 de Gstaad.

Com a eliminatória em aberto, coube a João Sousa conquistar o ponto que concluiu as contas: tal como na véspera, quando abriu o confronto com um triunfo autoritário, o vimaranense de 33 anos (56.º do ranking mundial) realizou mais uma exibição categórica e venceu Thiago Monteiro (65.º ATP) pelos parciais de 6-3 e 6-1.

A vitória deste fim de semana apurou Portugal para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, marcadas para a semana de 30 de janeiro de 2023. Trata-se da ronda de acesso às Davis Cup by Rakuten Finals, a fase final da competição que reúne as 16 melhores equipas do Mundo.

Comentário de Rui Machado (capitão) à vitória de Portugal sobre o Brasil: “Ganhámos a uma grande equipa, a um país com um histórico muito importante e com excelentes jogadores. Podíamos ter perdido, mas não perdemos porque fomos melhores. E porque jogámos em casa, em Viana do Castelo, onde somos sempre recebidos com um carinho muito especial, num ambiente muito familiar que nos faz sentir em casa. E porque a qualidade e a competência da organização estão num nível cada vez mais elevado e isso também nos ajuda.”

 Elogios à equipa que liderou: “Tive à disposição grandes jogadores e não só grandes jogadores como excelentes profissionais. Souberam portar-se muito bem dentro do campo e foram capazes de construir um ambiente excelente no balneário. E isso conta. Joguei Taça Davis durante muitos anos e este ambiente que se viveu na Maia e aqui faz a diferença, por isso quero também deixar uma palavra de agradecimento aos jogadores pelo profissionalismo e companheirismo que tiveram e, na parte que me toca, por me deixarem guiá-los nestes dias.”

João Sousa sobre a vitória contra Thiago Monteiro e o apuramento: “Não existe um segredo, acho que o querer venceu e hoje o meu era muito para ajudar a equipa. Entrei com tudo, consciente de que estava a jogar a um bom nível e a fazer tudo por tudo para que ele tivesse de jogar ainda melhor do que eu. Entrei com tudo e com a confiança de que tenho uma grande equipa por trás, quero também enaltecer o espírito de grupo com que estamos e que se nota dentro do campo. É um privilégio representar o meu país e em termos de nível esta foi a melhor eliminatória que alguma vez joguei por Portugal na Taça Davis. Fizemos com que parecesse fácil, mas não foi. Preparámo-nos bem e também quero agradecer o trabalho da Federação Portuguesa de Ténis, porque nunca nos falta nada e a verdade é que isso se sente. Esta eliminatória correu na perfeição, estivemos todos à altura do desafio e tenho muito orgulho nos meus companheiros e no capitão.”

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, sobre o que significaria chegar às Davis Cup by Rakuten Finals: “Seria o realizar de um sonho não só dos jogadores, como da Federação Portuguesa de Ténis. Estes jogadores merecem. Temos visto ao longo dos últimos anos que todos têm muito empenho e vontade em representar a seleção nacional, o que como sabemos não acontece em todos os países. Portanto seria um grande prémio para todos.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.