Logo
Desporto

Viana do Castelo volta a consagrar Seleção Nacional de Ténis

19 Setembro, 2022 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A seleção nacional masculina de Portugal apurou-se, este sábado, para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, ao vencer o Brasil por 3-1 na eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten que aconteceu no Centro Cultural de Viana do Castelo.

O primeiro encontro do dia deu à equipa visitante o único ponto da eliminatória, com Rafael Matos e Felipe Meligeni a vencerem Nuno Borges e Francisco Cabral por 6-3, 0-6 e 6-3.

Este duelo colocou frente a frente duas duplas jovens e com muitas credenciais ao mais alto nível — Matos é o 36.º do ranking de pares e conta com cinco títulos ATP, dois deles ao lado de Meligeni (que é o 100.º e já foi 75.º, para além de ocupar o 143.º lugar em singulares); e os portugueses são atualmente os dois melhores classificados do país na hierarquia de pares, com Cabral a ocupar a 45.ª posição, num ano em que para além da vitória no Millennium Estoril Open, ao lado de Borges (70.º de pares e 93.º em singulares), também venceu o ATP 250 de Gstaad.

Com a eliminatória em aberto, coube a João Sousa conquistar o ponto que concluiu as contas: tal como na véspera, quando abriu o confronto com um triunfo autoritário, o vimaranense de 33 anos (56.º do ranking mundial) realizou mais uma exibição categórica e venceu Thiago Monteiro (65.º ATP) pelos parciais de 6-3 e 6-1.

A vitória deste fim de semana apurou Portugal para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, marcadas para a semana de 30 de janeiro de 2023. Trata-se da ronda de acesso às Davis Cup by Rakuten Finals, a fase final da competição que reúne as 16 melhores equipas do Mundo.

Comentário de Rui Machado (capitão) à vitória de Portugal sobre o Brasil: “Ganhámos a uma grande equipa, a um país com um histórico muito importante e com excelentes jogadores. Podíamos ter perdido, mas não perdemos porque fomos melhores. E porque jogámos em casa, em Viana do Castelo, onde somos sempre recebidos com um carinho muito especial, num ambiente muito familiar que nos faz sentir em casa. E porque a qualidade e a competência da organização estão num nível cada vez mais elevado e isso também nos ajuda.”

 Elogios à equipa que liderou: “Tive à disposição grandes jogadores e não só grandes jogadores como excelentes profissionais. Souberam portar-se muito bem dentro do campo e foram capazes de construir um ambiente excelente no balneário. E isso conta. Joguei Taça Davis durante muitos anos e este ambiente que se viveu na Maia e aqui faz a diferença, por isso quero também deixar uma palavra de agradecimento aos jogadores pelo profissionalismo e companheirismo que tiveram e, na parte que me toca, por me deixarem guiá-los nestes dias.”

João Sousa sobre a vitória contra Thiago Monteiro e o apuramento: “Não existe um segredo, acho que o querer venceu e hoje o meu era muito para ajudar a equipa. Entrei com tudo, consciente de que estava a jogar a um bom nível e a fazer tudo por tudo para que ele tivesse de jogar ainda melhor do que eu. Entrei com tudo e com a confiança de que tenho uma grande equipa por trás, quero também enaltecer o espírito de grupo com que estamos e que se nota dentro do campo. É um privilégio representar o meu país e em termos de nível esta foi a melhor eliminatória que alguma vez joguei por Portugal na Taça Davis. Fizemos com que parecesse fácil, mas não foi. Preparámo-nos bem e também quero agradecer o trabalho da Federação Portuguesa de Ténis, porque nunca nos falta nada e a verdade é que isso se sente. Esta eliminatória correu na perfeição, estivemos todos à altura do desafio e tenho muito orgulho nos meus companheiros e no capitão.”

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, sobre o que significaria chegar às Davis Cup by Rakuten Finals: “Seria o realizar de um sonho não só dos jogadores, como da Federação Portuguesa de Ténis. Estes jogadores merecem. Temos visto ao longo dos últimos anos que todos têm muito empenho e vontade em representar a seleção nacional, o que como sabemos não acontece em todos os países. Portanto seria um grande prémio para todos.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.