Logo
Desporto

Viana do Castelo volta a consagrar Seleção Nacional de Ténis

19 Setembro, 2022 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A seleção nacional masculina de Portugal apurou-se, este sábado, para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, ao vencer o Brasil por 3-1 na eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten que aconteceu no Centro Cultural de Viana do Castelo.

O primeiro encontro do dia deu à equipa visitante o único ponto da eliminatória, com Rafael Matos e Felipe Meligeni a vencerem Nuno Borges e Francisco Cabral por 6-3, 0-6 e 6-3.

Este duelo colocou frente a frente duas duplas jovens e com muitas credenciais ao mais alto nível — Matos é o 36.º do ranking de pares e conta com cinco títulos ATP, dois deles ao lado de Meligeni (que é o 100.º e já foi 75.º, para além de ocupar o 143.º lugar em singulares); e os portugueses são atualmente os dois melhores classificados do país na hierarquia de pares, com Cabral a ocupar a 45.ª posição, num ano em que para além da vitória no Millennium Estoril Open, ao lado de Borges (70.º de pares e 93.º em singulares), também venceu o ATP 250 de Gstaad.

Com a eliminatória em aberto, coube a João Sousa conquistar o ponto que concluiu as contas: tal como na véspera, quando abriu o confronto com um triunfo autoritário, o vimaranense de 33 anos (56.º do ranking mundial) realizou mais uma exibição categórica e venceu Thiago Monteiro (65.º ATP) pelos parciais de 6-3 e 6-1.

A vitória deste fim de semana apurou Portugal para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, marcadas para a semana de 30 de janeiro de 2023. Trata-se da ronda de acesso às Davis Cup by Rakuten Finals, a fase final da competição que reúne as 16 melhores equipas do Mundo.

Comentário de Rui Machado (capitão) à vitória de Portugal sobre o Brasil: “Ganhámos a uma grande equipa, a um país com um histórico muito importante e com excelentes jogadores. Podíamos ter perdido, mas não perdemos porque fomos melhores. E porque jogámos em casa, em Viana do Castelo, onde somos sempre recebidos com um carinho muito especial, num ambiente muito familiar que nos faz sentir em casa. E porque a qualidade e a competência da organização estão num nível cada vez mais elevado e isso também nos ajuda.”

 Elogios à equipa que liderou: “Tive à disposição grandes jogadores e não só grandes jogadores como excelentes profissionais. Souberam portar-se muito bem dentro do campo e foram capazes de construir um ambiente excelente no balneário. E isso conta. Joguei Taça Davis durante muitos anos e este ambiente que se viveu na Maia e aqui faz a diferença, por isso quero também deixar uma palavra de agradecimento aos jogadores pelo profissionalismo e companheirismo que tiveram e, na parte que me toca, por me deixarem guiá-los nestes dias.”

João Sousa sobre a vitória contra Thiago Monteiro e o apuramento: “Não existe um segredo, acho que o querer venceu e hoje o meu era muito para ajudar a equipa. Entrei com tudo, consciente de que estava a jogar a um bom nível e a fazer tudo por tudo para que ele tivesse de jogar ainda melhor do que eu. Entrei com tudo e com a confiança de que tenho uma grande equipa por trás, quero também enaltecer o espírito de grupo com que estamos e que se nota dentro do campo. É um privilégio representar o meu país e em termos de nível esta foi a melhor eliminatória que alguma vez joguei por Portugal na Taça Davis. Fizemos com que parecesse fácil, mas não foi. Preparámo-nos bem e também quero agradecer o trabalho da Federação Portuguesa de Ténis, porque nunca nos falta nada e a verdade é que isso se sente. Esta eliminatória correu na perfeição, estivemos todos à altura do desafio e tenho muito orgulho nos meus companheiros e no capitão.”

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, sobre o que significaria chegar às Davis Cup by Rakuten Finals: “Seria o realizar de um sonho não só dos jogadores, como da Federação Portuguesa de Ténis. Estes jogadores merecem. Temos visto ao longo dos últimos anos que todos têm muito empenho e vontade em representar a seleção nacional, o que como sabemos não acontece em todos os países. Portanto seria um grande prémio para todos.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 29 Agosto, 2025

Fernando Pimenta soma novas medalhas em 2025 e reforça estatuto de lenda do desporto português

O canoísta limiano Fernando Pimenta voltou a destacar-se no panorama internacional da canoagem ao conquistar, em 2025, três novas medalhas em competições de elite. O atleta português somou dois ouros no Campeonato da Europa, realizado em Racice, na República Checa, e um bronze no Campeonato do Mundo, que decorreu este mês em Milão, Itália.

Cultura 29 Agosto, 2025

Documentário premiado “Play it Again, Yuki” com exibição única no Sá de Miranda

Viana do Castelo recebe na próxima quinta-feira, 11 de setembro, às 21h30, uma exibição única do documentário português "Play it Again, Yuki", no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Regional 29 Agosto, 2025

Viana do Castelo promove workshop sobre poda de árvores de fruto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar, no próximo dia 6 de setembro, o workshop “Podar é uma Arte”, dedicado à importância da poda na fruticultura. A sessão decorre entre as 15h00 e as 16h30, em formato presencial, e dirige-se ao público em geral com idade igual ou superior a 16 anos.

Nacional 29 Agosto, 2025

Dia Mundial do Gamer assinalado com apelo ao uso equilibrado dos videojogos

Assinala-se esta sexta-feira, 29 de agosto, o Dia Mundial do Gamer, numa altura em que milhares de crianças e jovens se encontram em férias escolares. A data serve de mote para um apelo da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) à adoção de práticas mais equilibradas no uso dos videojogos, promovendo uma experiência positiva e segura.

Cultura 29 Agosto, 2025

Mostra Gastronómica na Ribeira de Viana começa esta sexta com sons de Sérgio Carvalhosa

O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a ser palco da Mostra Gastronómica, nos dias 29 e 30 de agosto, numa celebração que promete aliar os sabores tradicionais à música e à cultura popular. O evento, integrado na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.

Cultura 29 Agosto, 2025

Monção: Cine Teatro João Verde reforça qualidade com novos equipamentos

O Cine Teatro João Verde, em Monção, foi recentemente equipado com novos sistemas de som, iluminação e projeção digital, num investimento total de 146.806,59 euros. A operação foi cofinanciada em 65% pelo programa “Equipamento/Reequipamento de Infraestruturas Culturais” do NORTE 2023.

Desporto 29 Agosto, 2025

Viana do Castelo acolhe arranque do 34.º Grande Prémio de Ciclismo JN

A 34.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias arranca no próximo dia 6 de setembro, em Viana do Castelo. A partida está marcada para as 12h00, na Praia Norte, local que receberá também a chegada da etapa.