Logo
Regional

Viana do Castelo vai ter no próximo ano menos 1,2 milhões de euros do Fundo de Equilíbrio Financeiro

2 Novembro, 2023 | 15:11
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que o município vai ter, em 2024, menos 1,2 milhões de euros do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) e reclamou a atualização dos critérios de distribuição daquele regime financeiro.

“Tenho menos 1,2 milhões de euros do FEF do que em 2023. Porquê? Tenho mais competências, a mesma população, o mesmo território. Tenho outras exigências como as alterações climáticas. Tenho de fazer o mesmo com menos. Tenho de questionar. É um direito que tenho. Como autarca tenho essa obrigação”, afirmou Luís Nobre.

Nobre, que falava aos jornalistas no final da reunião camarária, adiantou que a “injustiça agravou-se” com a verba do FEF incluída na proposta Orçamento do Estado para 2024 (OE2024)”.

Luís Nobre acrescentou que a verba prevista para o município é de 9,7 milhões de euros.

Já fiz sentir isso ao Governo. Há um desequilíbrio muito grande e, eu tenho de o contestar. Senão, certamente, os vianenses não acharão que estou à altura do desempenho que me confiaram. Há injustiças e tem de ser encontrada uma forma de as corrigir. É este o desafio que eu lanço”, apontou.

Segundo Luís Nobre, “o valor do FEF para o concelho não é suficiente para as obrigações, para a assunção dos encargos que o município tem e que não pode contornar, nomeadamente, com os recursos humanos”.

“É preciso reinterpretar os critérios de transferências do FEF. É preciso atualizar. Hoje o país está diferente, as regiões estão diferentes. Não podemos utilizar os mesmos argumentos como se estivéssemos a falar de um território de há 30 anos. Não podemos estar agarrados a princípios com 30 anos, acreditando que continuam a garantir coesão. Não garantem. Eles estão a provocar a rutura dessa coesão territorial, geográfica”, alertou.

Apontou, como exemplo de “desequilíbrio”, um município com a mesma população que Viana do Castelo e que recebe mais.

“Um município com 21 mil habitantes não pode ter mais três milhões de euros do que o município de Viana do Castelo, com 86 mil habitantes. São pessoas. Não são árvores, nem granito que está no território. Tem de haver um princípio de coesão. O Estado tem de olhar urgentemente para os critérios de distribuição do FEF”, referiu.

Segundo o autarca socialista, “a lei de financiamento das autarquias, se for concretizada mantendo os princípios de distribuição vai agravar mais esta injustiça”.
“Eu não posso, com menos, cuidar de mais. Cada vianense é um vianense. Tem expectativas na educação, na habitação, na saúde e eu, tenho de ter recursos para as concretizar. Não tem explicação. Se me conseguirem encontrar uma razão racional, eu aceitarei, frisou.

De acordo com Luís Nobre há ainda “uma injustiça complementar” que se prende com a distribuição dos fundos comunitários.

A distribuição dos fundos comunitários é feita com base nos princípios do FEF. No fundo, os vianenses são prejudicados em duas dimensões. Na distribuição do OE2024 e, na aplicação dos fundos do quadro comunitário. Se não disser nada sobre isto é porque não estou, efetivamente, à altura do cargo que me confiaram”, insistiu.

O Governo apresentou, este mês a proposta de OE2024, que prevê que os municípios irão receber 2.789,5 milhões de euros através do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF), equivalente a 19,5% da média de impostos cobrados pelo Estado.

Em 2024, os municípios receberão também 710.377.070 euros, relativos à sua participação de 5% no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) dos contribuintes com domicílio fiscal no respetivo território, e 106.268.938 euros relativos a uma participação de 7,5 % na receita do IVA, de acordo com a lei das finanças locais.

Receberão ainda 254.434.289 euros através do Fundo Social Municipal (FSM), verba que se destina especificamente a financiar competências exercidas pelos municípios na educação, assumidas antes deste processo de descentralização.

Através do Fundo de Financiamento da Descentralização vão receber 1.362,2 milhões de euros para desempenharem as competências descentralizadas da administração central.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Presidente da Câmara de Caminha acompanha buscas e manifesta solidariedade às famílias

As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.