Logo
Regional

Viana do Castelo vai ter centro de apoio para sem-abrigo

25 Setembro, 2025 | 15:04
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a adjudicação da construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo, num investimento de 2,1 milhões de euros, financiado integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A empreitada foi atribuída à empresa Onworks Construções, a única concorrente ao segundo concurso público lançado pela autarquia, depois de o primeiro ter ficado deserto. A minuta do contrato foi igualmente aprovada.

A nova resposta social será instalada na Rua dos Estaleiros Navais, na freguesia de Monserrate, e ocupará o antigo picadeiro do Batalhão de Cavalaria 9 do Exército. O projeto inclui a reabilitação do edifício existente e a construção de uma nova estrutura anexa, com ligação entre ambas.

O centro terá capacidade para acolher até 20 pessoas, distribuídas por 10 quartos, e contará com áreas de receção e triagem, gabinete técnico, sala de espera, zona polivalente para atividades, instalações sanitárias, refeitório em regime de self-service, lavandaria, cozinha, copa, economato, vestiários e áreas de apoio aos funcionários.

A conclusão da obra está prevista para junho de 2026, data-limite imposta pelo financiamento do PRR.

Desde 2021, a resposta social para pessoas em situação de sem-abrigo em Viana do Castelo funciona de forma provisória, em contentores, com capacidade para apenas sete utentes.

Protesto do vereador Eduardo Teixeira

A reunião extraordinária ficou ainda marcada pelo protesto do vereador independente Eduardo Teixeira, que contestou a realização da sessão, alegando tratar-se de “publicidade institucional e eleitoralismo” a menos de um mês das eleições autárquicas.

Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo nas eleições de 12 de outubro, anunciou que vai remeter o caso à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A maioria socialista rejeitou as acusações, considerando infundadas as críticas do vereador, e deu seguimento à reunião.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.