O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou um investimento de 120 mil euros, mais IVA, na substituição de 80 abrigos para passageiros nas paragens dos transportes públicos, fora do perímetro da cidade, alguns com 30 anos.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião de câmara, a propósito de uma interpelação da vereadora da CDU, Cláudia Marinho, o socialista explicou que a medida integra o plano municipal de segurança rodoviária e disse que a partir do final do mês começarão a ser colocados os novos abrigos para passageiros dos transportes públicos, respondendo “a questões técnicas, funcionais e operacionais” na área da mobilidade.
“É um plano que nunca aconteceu. É um plano de grande ambição para melhorar os abrigos”, afirmou Luís Nobre, adiantando que serão substituídos todos os abrigos existentes e serão instalados outros em novos locais.
O autarca explicou que o município avaliou o estado de conservação de todos os abrigos existentes no concelho, “alguns com 15, 20 e 30 anos” para perceber quais “os que estão com aspeto envelhecido e desgastado pelo tempo”.
“É um esforço significativo, mas que faz sentido pela imagem de modernidade que queremos dar na área da mobilidade”, sublinhou.
Luís Nobre adiantou que “nunca houve um plano, deste valor, de substituição e ampliação dos abrigos no concelho”.
“Os mais robustos, construídos pelas Juntas de Freguesia não vão ser demolidos”, assegurou.
Luís Nobre revelou que os novos abrigos terão “uma imagem própria” e que será lançado um plano de comunicação “muito autêntico para despertar a população para a utilização dos transportes públicos”, serviço que vai assumir em setembro de 2025.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.