O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou um investimento de 120 mil euros, mais IVA, na substituição de 80 abrigos para passageiros nas paragens dos transportes públicos, fora do perímetro da cidade, alguns com 30 anos.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião de câmara, a propósito de uma interpelação da vereadora da CDU, Cláudia Marinho, o socialista explicou que a medida integra o plano municipal de segurança rodoviária e disse que a partir do final do mês começarão a ser colocados os novos abrigos para passageiros dos transportes públicos, respondendo “a questões técnicas, funcionais e operacionais” na área da mobilidade.
“É um plano que nunca aconteceu. É um plano de grande ambição para melhorar os abrigos”, afirmou Luís Nobre, adiantando que serão substituídos todos os abrigos existentes e serão instalados outros em novos locais.
O autarca explicou que o município avaliou o estado de conservação de todos os abrigos existentes no concelho, “alguns com 15, 20 e 30 anos” para perceber quais “os que estão com aspeto envelhecido e desgastado pelo tempo”.
“É um esforço significativo, mas que faz sentido pela imagem de modernidade que queremos dar na área da mobilidade”, sublinhou.
Luís Nobre adiantou que “nunca houve um plano, deste valor, de substituição e ampliação dos abrigos no concelho”.
“Os mais robustos, construídos pelas Juntas de Freguesia não vão ser demolidos”, assegurou.
Luís Nobre revelou que os novos abrigos terão “uma imagem própria” e que será lançado um plano de comunicação “muito autêntico para despertar a população para a utilização dos transportes públicos”, serviço que vai assumir em setembro de 2025.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.