Com mais de uma centena de momentos de animação e a participação de 175 mercadores, artífices, artesãos e regatões, característicos da época dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval pretende promover a história de “Vianna da Foz do Lima”, de 15 a 18 de junho no Forte Santiago da Barra.
A primeira edição do “Mercado dos Descobrimentos” de Viana do Castelo vai contar com espaços de animação e convívio com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitantes os costumes característicos daquele período da história de Portugal e do concelho.
“Temos uma história de séculos que temos de dar a conhecer e nada melhor do que o fazer associando com eventos agregadores. Neste novo formato aliamos a história, a animação, a cultura e a gastronomia. Temos de conhecer para valorizar”, destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade.
Entre momentos de música, teatro, danças e oficinas, destaca-se o cortejo diário desde a Praça da República até ao Castelo de Santiago da Barra, palco principal do evento, sendo que no domingo o percurso será o inverso terminado com a leitura do Foral e a apresentação de todos os grupos participantes.
Outro dos momentos de destaque será a “Queimada e Esconjuro”, promovida pelo Grupo Folclórico de Viana do Castelo, com oferta de bebida aos visitantes que adquiram o copo oficial do evento.
“Vamos recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta vila assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, mas continuando a fazer uma ligação com o centro histórico da cidade”, explicou Manuel Vitorino.
No Castelo Santiago da Barra haverá animação permanente como passeio a cavalo, torneios, acampamento Militar e do Povo e jogos infantis.
No primeiro dia as portas do Castelo abrem das 20h00 até às 24h00. Na sexta-feira e sábado o recinto funcionará entre as 11h00 e as 24h00 e no último dia, domingo, o horário será das 11h00 às 21h00, mas já na Praça da República.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.