Com mais de uma centena de momentos de animação e a participação de 175 mercadores, artífices, artesãos e regatões, característicos da época dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval pretende promover a história de “Vianna da Foz do Lima”, de 15 a 18 de junho no Forte Santiago da Barra.
A primeira edição do “Mercado dos Descobrimentos” de Viana do Castelo vai contar com espaços de animação e convívio com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitantes os costumes característicos daquele período da história de Portugal e do concelho.
“Temos uma história de séculos que temos de dar a conhecer e nada melhor do que o fazer associando com eventos agregadores. Neste novo formato aliamos a história, a animação, a cultura e a gastronomia. Temos de conhecer para valorizar”, destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade.
Entre momentos de música, teatro, danças e oficinas, destaca-se o cortejo diário desde a Praça da República até ao Castelo de Santiago da Barra, palco principal do evento, sendo que no domingo o percurso será o inverso terminado com a leitura do Foral e a apresentação de todos os grupos participantes.
Outro dos momentos de destaque será a “Queimada e Esconjuro”, promovida pelo Grupo Folclórico de Viana do Castelo, com oferta de bebida aos visitantes que adquiram o copo oficial do evento.
“Vamos recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta vila assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, mas continuando a fazer uma ligação com o centro histórico da cidade”, explicou Manuel Vitorino.
No Castelo Santiago da Barra haverá animação permanente como passeio a cavalo, torneios, acampamento Militar e do Povo e jogos infantis.
No primeiro dia as portas do Castelo abrem das 20h00 até às 24h00. Na sexta-feira e sábado o recinto funcionará entre as 11h00 e as 24h00 e no último dia, domingo, o horário será das 11h00 às 21h00, mas já na Praça da República.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.