Com mais de uma centena de momentos de animação e a participação de 175 mercadores, artífices, artesãos e regatões, característicos da época dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval pretende promover a história de “Vianna da Foz do Lima”, de 15 a 18 de junho no Forte Santiago da Barra.
A primeira edição do “Mercado dos Descobrimentos” de Viana do Castelo vai contar com espaços de animação e convívio com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitantes os costumes característicos daquele período da história de Portugal e do concelho.
“Temos uma história de séculos que temos de dar a conhecer e nada melhor do que o fazer associando com eventos agregadores. Neste novo formato aliamos a história, a animação, a cultura e a gastronomia. Temos de conhecer para valorizar”, destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade.
Entre momentos de música, teatro, danças e oficinas, destaca-se o cortejo diário desde a Praça da República até ao Castelo de Santiago da Barra, palco principal do evento, sendo que no domingo o percurso será o inverso terminado com a leitura do Foral e a apresentação de todos os grupos participantes.
Outro dos momentos de destaque será a “Queimada e Esconjuro”, promovida pelo Grupo Folclórico de Viana do Castelo, com oferta de bebida aos visitantes que adquiram o copo oficial do evento.
“Vamos recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta vila assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, mas continuando a fazer uma ligação com o centro histórico da cidade”, explicou Manuel Vitorino.
No Castelo Santiago da Barra haverá animação permanente como passeio a cavalo, torneios, acampamento Militar e do Povo e jogos infantis.
No primeiro dia as portas do Castelo abrem das 20h00 até às 24h00. Na sexta-feira e sábado o recinto funcionará entre as 11h00 e as 24h00 e no último dia, domingo, o horário será das 11h00 às 21h00, mas já na Praça da República.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.