A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 27 de outubro a 5 de novembro, a Semana da Saúde Mental, evento que inclui atividades diversas, entre palestras, workshops, partilhas de boas práticas, performances, conversas, entre outros, para a comunidade e/ou para profissionais da área.
O programa arranca a 27 de outubro, pelas 21h00, na Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areosense (SIRSA), com “Dar palco à saúde mental”, ação aberta a toda a comunidade que vai contar com a participação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e da Companhia de Artes Performativa “Em Movimento” da delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo.
No dia 29 de outubro, às 15h00, a Fundação AMA acolhe “Estúdio experimental artístico: Liberdade, experimentação e direitos humanos”, com o projeto Manicómio. Nesse mesmo dia, das 9h30 às 13h00, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe um workshop para profissionais, tendo como público-alvo Assistentes Sociais e Educadores/as Sociais, dedicado ao debate sobre Intervenção social e a doença complexa, com a oradora Joana Coelho, assistente social do Serviço de Cuidados Paliativos da ULS São João.
A 30 de outubro, também das 9h30 às 13h00, a Sala Couto Viana recebe novo workshop para profissionais, com a temática “Intervenção familiar e sistémica com pessoas LGBTQIA+”, tendo como público-alvo profissionais que intervenham em contexto clínico com famílias, por Jorge Gato, psicólogo, Terapeuta Familiar e Sistémico e investigador no Centro de Psicologia da U. Porto.
A 4 de novembro, às 10h30, o auditório IPVC (a designar) recebe uma ação aberta aos estudantes do Instituto Politécnico, a sessão “Bula Mental”, com Joana Gama (Antena 3).
Nesse mesmo dia, às 18h00, o Centro de Negócios e Congressos (Antigo Pavilhão da AIMinho) recebe uma mesa redonda dedicada à Rede Municipal de Psicologia: boas práticas e modelos de ação, com a participação de António Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, Eduardo Carqueja, Presidente da Direção da Delegação Regional do Norte – Ordem dos Psicólogos Portugueses, e Ricardo Rego, Vereador da Promoção da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O programa encerra a 5 de novembro, às 21h00, na Escola Superior de Saúde – Auditório Professora Bandeira Correia, com “Dar palco ao humor na saúde mental”, evento aberto ao público, que contará com Eduardo Carqueja, psicólogo da ULS São João, Mercedes Mariño, psiquiatra na ULS Alto Minho (a confirmar), Isabel Rosado, Co-founder & CEO – Palhaços d´Opital, e o Vereador Ricardo Rego.

O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.