A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 27 de outubro a 5 de novembro, a Semana da Saúde Mental, evento que inclui atividades diversas, entre palestras, workshops, partilhas de boas práticas, performances, conversas, entre outros, para a comunidade e/ou para profissionais da área.
O programa arranca a 27 de outubro, pelas 21h00, na Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areosense (SIRSA), com “Dar palco à saúde mental”, ação aberta a toda a comunidade que vai contar com a participação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e da Companhia de Artes Performativa “Em Movimento” da delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo.
No dia 29 de outubro, às 15h00, a Fundação AMA acolhe “Estúdio experimental artístico: Liberdade, experimentação e direitos humanos”, com o projeto Manicómio. Nesse mesmo dia, das 9h30 às 13h00, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe um workshop para profissionais, tendo como público-alvo Assistentes Sociais e Educadores/as Sociais, dedicado ao debate sobre Intervenção social e a doença complexa, com a oradora Joana Coelho, assistente social do Serviço de Cuidados Paliativos da ULS São João.
A 30 de outubro, também das 9h30 às 13h00, a Sala Couto Viana recebe novo workshop para profissionais, com a temática “Intervenção familiar e sistémica com pessoas LGBTQIA+”, tendo como público-alvo profissionais que intervenham em contexto clínico com famílias, por Jorge Gato, psicólogo, Terapeuta Familiar e Sistémico e investigador no Centro de Psicologia da U. Porto.
A 4 de novembro, às 10h30, o auditório IPVC (a designar) recebe uma ação aberta aos estudantes do Instituto Politécnico, a sessão “Bula Mental”, com Joana Gama (Antena 3).
Nesse mesmo dia, às 18h00, o Centro de Negócios e Congressos (Antigo Pavilhão da AIMinho) recebe uma mesa redonda dedicada à Rede Municipal de Psicologia: boas práticas e modelos de ação, com a participação de António Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, Eduardo Carqueja, Presidente da Direção da Delegação Regional do Norte – Ordem dos Psicólogos Portugueses, e Ricardo Rego, Vereador da Promoção da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O programa encerra a 5 de novembro, às 21h00, na Escola Superior de Saúde – Auditório Professora Bandeira Correia, com “Dar palco ao humor na saúde mental”, evento aberto ao público, que contará com Eduardo Carqueja, psicólogo da ULS São João, Mercedes Mariño, psiquiatra na ULS Alto Minho (a confirmar), Isabel Rosado, Co-founder & CEO – Palhaços d´Opital, e o Vereador Ricardo Rego.

António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.