Logo
Regional

Viana do Castelo vai investir 4,6 milhões de euros em redes de água e saneamento

11 Fevereiro, 2025 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo aprovou a abertura do concurso público para a ampliação das redes de água e saneamento básico em quatro freguesias do concelho pelo preço base de mais de 4,6 milhões de euros.

A decisão mereceu a abstenção dos vereadores do PSD, do CDS-PP e do independente Eduardo Teixeira, o mesmo sentido de voto na aprovação do projeto de execução das empreitadas, as peças, nomeação do júri e a autorização daquela despesa.

Em causa está um investimento de 1 098 510 euros na freguesia de Alvarães, com um prazo de 420 dias.

Em Carreço, as obras estão estimadas em 1 862 292 euros, têm um prazo de execução de 480 dias, sendo que, concluída a intervenção, a rede servirá “1 003 fogos habitacionais, ou seja, a totalidade da freguesia”.

Para Castelo de Neiva o investimento é de 291 140 euros e tem um prazo de execução de 240 dias.

Em Samonde, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, o investimento é de 1 489 214 euros “para construir 1 237 metros lineares de rede para servir cerca de 207 habitações”. O prazo de execução da obra é de 270 dias.

A empreitadas resultam de uma candidatura ao Norte 2030 — Ciclo Urbano da Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento básico que, atualmente, segundo a autarquia “a taxa de cobertura da rede de saneamento é de 77,2%, tendo o município o objetivo de alcançar os 85%”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Fevereiro, 2026

Juan Carballo celebra 20 anos de carreira em Viana do Castelo

O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Curso Online Explora o Nascimento da Democracia Portuguesa

A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 19 Fevereiro, 2026

Valença lança ciclo de formações gratuitas para empresários e profissionais

O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

“Tratar o cancro por tu” chega a Viana do Castelo com foco na prevenção e rastreios

A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Famílias portuguesas gastam até 93% do rendimento com habitação

Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Ponte de Lima lança oficina criativa para crianças no Museu do Brinquedo Português

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.

Internacional 19 Fevereiro, 2026

Governo aprova criação da “Eurocidade do Minho”

O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.