A Câmara de Viana do Castelo aprovou a abertura do concurso público para a ampliação das redes de água e saneamento básico em quatro freguesias do concelho pelo preço base de mais de 4,6 milhões de euros.
A decisão mereceu a abstenção dos vereadores do PSD, do CDS-PP e do independente Eduardo Teixeira, o mesmo sentido de voto na aprovação do projeto de execução das empreitadas, as peças, nomeação do júri e a autorização daquela despesa.
Em causa está um investimento de 1 098 510 euros na freguesia de Alvarães, com um prazo de 420 dias.
Em Carreço, as obras estão estimadas em 1 862 292 euros, têm um prazo de execução de 480 dias, sendo que, concluída a intervenção, a rede servirá “1 003 fogos habitacionais, ou seja, a totalidade da freguesia”.
Para Castelo de Neiva o investimento é de 291 140 euros e tem um prazo de execução de 240 dias.
Em Samonde, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, o investimento é de 1 489 214 euros “para construir 1 237 metros lineares de rede para servir cerca de 207 habitações”. O prazo de execução da obra é de 270 dias.
A empreitadas resultam de uma candidatura ao Norte 2030 — Ciclo Urbano da Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento básico que, atualmente, segundo a autarquia “a taxa de cobertura da rede de saneamento é de 77,2%, tendo o município o objetivo de alcançar os 85%”.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.