Logo
Regional

Viana do Castelo vai construir unidade de pernoita para pessoas em situação de sem-abrigo

9 Abril, 2025 | 16:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por maioria, a abertura do concurso público para a construção de uma unidade de pernoita para pessoas em situação de sem-abrigo, pelo preço base de 1,998.028,45 euros, mais IVA.

A decisão foi tomada, com a abstenção do CDS-PP, em reunião extraordinária do executivo municipal, presidida pelo vice-presidente da autarquia Manuel Vitorino, devido à ausência do autarca Luís Nobre.

Além do concurso público foi ainda aprovado o projeto, a autorização da despesa e do júri do concurso.

De acordo com o projeto, o Centro de Alojamento Temporário — Unidade de Pernoita de Viana do Castelo vai ser criado na rua dos estaleiros navais, na freguesia de Monserrate, terá 10 quartos com capacidade máxima de 20 utentes.

O novo espaço vai funcionar no edifício que funcionou como picadeiro do Batalhão de Cavalaria 9 do Exército.

Em resposta às questões levantadas pelo vereador do PSD, Paulo Vale, a vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, que participou na sessão, tal como o independente Eduardo Teixeira, por videoconferência disse que a obra vai, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser executada em 12 meses.

Este ano, o projeto será executado em quatro meses e os restantes em 2026.

Carlota Borges adiantou que quando o edifício estiver concluído a intenção da autarquia é protocolar a gestão daquela resposta a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

O projeto prevê a requalificação de um edifício que acolherá “a área de receção na qual se efetuada o acolhimento, triagem e sala de espera para utentes”.

No mesmo imóvel ficarão ainda instalados uma “área de recursos humanos composto por sala de atendimento e gabinete dos técnicos e uma zona de atividades polivalentes como exposições, ‘ateliers’ recreativos ou formações, instalações sanitárias e sala de funcionários”

O projeto hoje aprovado inclui, para o mesmo local, a construção de um novo edifício que ficará ligado ao anterior, que vai disponibilizar “refeitório em regime de ‘self-service’, através de contratualização externa para fornecimento de refeições em regime de ‘catering’, instalações sanitárias e vestiários, cozinha e copa”.

Na nova construção, além do alojamento para utentes, serão criadas instalações sanitárias e vestiários, lavandaria ‘self-service’, zona de roupeiros e economato.

Desde 2021 esta resposta funciona em contentores com sete vagas para pessoas em situação de sem-abrigo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 19 Fevereiro, 2026

SinFAP exige proteção e reconhecimento para trabalhadores em ações de socorro

O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.

Nacional 18 Fevereiro, 2026

Concurso da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia decorre entre 20 de fevereiro e 2 de março

A cidade de Viana do Castelo volta a preparar-se para um dos momentos mais simbólicos da sua maior festa popular. O concurso para eleição da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, reforçando a projeção internacional daquela que é uma das celebrações culturais e religiosas mais emblemáticas de Portugal.

Cultura 18 Fevereiro, 2026

DJ internacional Cirillo JR junta-se a DJ Pette no Club Lote 5

O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acelera licenciamento de obras com Inteligência Artificial

Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Papagaios-do-mar aparecem mortos em praias de Viana do Castelo

Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Cadáver de Orca encontrado na Praia Norte

Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Vale do Lima encerra ciclo como Região Europeia da Gastronomia e Vinho com gala em março

O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.