Logo
Regional

Viana do Castelo vai apoiar Juntas e Uniões de Freguesia com mais 346 mil euros

29 Maio, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O executivo municipal aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, duas propostas no valor global de 346.300 euros para apoios às Juntas e Uniões de Freguesia. 

A maior proposta aprovada, no valor global de 267.400 euros para dez freguesias, é para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante. 

Para Afife, foram aprovados 20.000 euros para a primeira fase de aquisição de trator; para Amonde, 30.000 euros para a segunda fase de arranjo urbanístico do Centro Cívico; e para Chafé, 6.300 euros para arranjo urbanístico e de estacionamento na zona escolar da Amorosa.

Para Mujães, 41.000 euros para requalificação da Rua das Fontainhas e Rua da Mata; para Perre, 2.200 euros para reparação de trator e substituição de pneus; e para São Romão de Neiva, 7.000 euros para aquisição de trator corta relva com rampa.

Para Santa Marta de Portuzelo, 60.000 euros para a quarta fase da ampliação do cemitério; 6.000 euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia, Moreira) e Deão, para aquisição de terreno em Fonte Fria para alargamento do caminho Cancela dos Lagartos e criação de faixa de proteção ao Cruzeiro de São Sebastião.

Foram ainda aprovados 34.900 euros para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, para a quarta fase da requalificação do parque de estacionamento das Boas Novas – Mazarefes e ainda 60.000 euros para a União de Freguesias de Torre e Vila Mou, para a requalificação da Rua da Pica, Largo da Azenha, Rua Campo do Rio, Rua do Calvário e Rua das Pedreiras/Coixinho. 

“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existente, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2025, para o efeito, mais de 9,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura a proposta. 

Foram também aprovados 78.900 euros para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos. 

Para S. Romão de Neiva, 19.900 euros para conclusão de construção de parque de lazer; para Perre, 20.000 euros para construção de duas instalações sanitárias no Lugar do Pisco – Moinho Novo; 25.000 euros para a União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, para a primeira fase da requalificação da envolvente do Cemitério/Igreja.

Foram igualmente aprovados 4.000 euros para a instalação de caixa ATM na sede da Junta de Freguesia de Subportela, na União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã; e 10.000 euros para construção do Ecoparque das Boucinhas em Vila de Punhe. 

Estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.