O executivo municipal aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, duas propostas no valor global de 346.300 euros para apoios às Juntas e Uniões de Freguesia.
A maior proposta aprovada, no valor global de 267.400 euros para dez freguesias, é para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante.
Para Afife, foram aprovados 20.000 euros para a primeira fase de aquisição de trator; para Amonde, 30.000 euros para a segunda fase de arranjo urbanístico do Centro Cívico; e para Chafé, 6.300 euros para arranjo urbanístico e de estacionamento na zona escolar da Amorosa.
Para Mujães, 41.000 euros para requalificação da Rua das Fontainhas e Rua da Mata; para Perre, 2.200 euros para reparação de trator e substituição de pneus; e para São Romão de Neiva, 7.000 euros para aquisição de trator corta relva com rampa.
Para Santa Marta de Portuzelo, 60.000 euros para a quarta fase da ampliação do cemitério; 6.000 euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia, Moreira) e Deão, para aquisição de terreno em Fonte Fria para alargamento do caminho Cancela dos Lagartos e criação de faixa de proteção ao Cruzeiro de São Sebastião.
Foram ainda aprovados 34.900 euros para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, para a quarta fase da requalificação do parque de estacionamento das Boas Novas – Mazarefes e ainda 60.000 euros para a União de Freguesias de Torre e Vila Mou, para a requalificação da Rua da Pica, Largo da Azenha, Rua Campo do Rio, Rua do Calvário e Rua das Pedreiras/Coixinho.
“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existente, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de Atividades e Orçamento de 2025, para o efeito, mais de 9,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura a proposta.
Foram também aprovados 78.900 euros para Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos.
Para S. Romão de Neiva, 19.900 euros para conclusão de construção de parque de lazer; para Perre, 20.000 euros para construção de duas instalações sanitárias no Lugar do Pisco – Moinho Novo; 25.000 euros para a União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, para a primeira fase da requalificação da envolvente do Cemitério/Igreja.
Foram igualmente aprovados 4.000 euros para a instalação de caixa ATM na sede da Junta de Freguesia de Subportela, na União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã; e 10.000 euros para construção do Ecoparque das Boucinhas em Vila de Punhe.
Estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.