A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou , em reunião ordinária de executivo, a proposta de Apoio à atividade desportiva em espécie para a época 2023/2024 que totaliza uma verba que ascende a mais de 222 mil euros.
A proposta, apresentada pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego, indica que Viana do Castelo possui atualmente cerca de 105 associações/clubes com atividade regular no território, através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais.
“Estas coletividades são apoiadas na sua atividade diária pelo Município com o objetivo de contribuir para melhorar as condições do treino e competição, aumentando o número de participantes, estimulando a prática de uma vida saudável e fomentando os princípios do associativismo”, é indicado, referindo ainda que este apoio “surge do reconhecimento da importância que os clubes e associações desportivas possuem, na educação e formação dos seus atletas e da comunidade em geral, existindo a necessidade de se garantirem as condições que lhes permitam o desenvolvimento da sua atividade desportiva em pleno e com todas as condições necessárias, contribuindo para o desenvolvimento do desporto no concelho de Viana do Castelo com especial incidência nas suas vertentes de aprendizagem, formação, competição e recreação”.
Para além de todo o apoio financeiro disponibilizado aos clubes e associações desportivas, devidamente apresentado e aprovado em Reunião de Câmara, para a prática da sua atividade regular, obras de espaços desportivos, aquisição de viaturas para transporte de atletas, realização de eventos desportivos, participação em competições, entre outros, o Município presta também apoio em espécie a estas entidades, como é o caso da cedência de transporte para provas e competições desportivas, bem como da ausência de cobrança de taxas de utilização dos equipamentos desportivos municipais para a prática desportiva regular e pontual.
Assim, na época desportiva passada, entre setembro de 2023 e agosto de 2024, o Município de Viana do Castelo concedeu apoios em espécie a 35 clubes, totalizando uma verba global de 222.093 euros, em ausência de cobrança de taxas e cedência de transportes.
Foram abrangidos por estes apoios em espécies os seguintes clubes e associações: Academia Artes Orientais – Hung Sing Gwoon Minho, Aikido, Alexandra Carvalho Associação Desportiva, AP Karaté Shotokai Viana do Castelo, Associação Cultural Desportiva e Recreativa Juntos de Mãos Dadas, Associação Cultural e Desportiva Santa Marta de Portuzelo, Associação Desportiva Afifense, Associação Desportiva de Barroselas, Associação Desportiva de Chafé, Associação Desportiva e Cultural de Anha, Associação Desportiva e Cultural de Perre, Centro Desportivo de Mazarefes, Clube de Atletismo Olímpico Vianense, Clube Basquete de Viana, Clube de Combate Alta Tensão, Clube Desportivo Monserrate, Clube Warrior Krav Maga, Darque Kayak Clube, Escola Desportiva Viana, Flash Li Dance, Grupo Desportivo Meadela, Judo Clube de Viana, Juventude de Viana, Karaté Clube Viana, Karaté Shotokai, Pezitos d’Ouro, Santa Luzia Futebol Clube, Seishin Kyokushin Karate Organ. De Portugal, Sport Clube Vianense, Torre Sport Clube, Viana Academia Futfénix, Viana Natação Clube, Viana Remadores do Lima, Vila Fria 1980 e Voleibol Clube de Viana.
Estes valores juntam-se a um Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1 que implica um compromisso financeiro de cerca de 515 mil euros para 60 associações e coletividades desportivas. Em setembro passado, o Presidente da Câmara Municipal firmou os protocolos/contratos de programa de desenvolvimento desportivo para apoios mensais, a vigorar de janeiro a dezembro de 2024, com 26 clubes do concelho, e o apoio à atividade desportiva regular das equipas seniores em campeonatos nacionais, num total de seis clubes.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.