O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária, a abertura do procedimento concursal, autorização de despesa e a aprovação das peças do procedimento para a aquisição de autocarros elétricos, por lotes, no valor global de 7,157 milhões de euros, para que o município avance com o desenvolvimento da Operação Green Bus Viana do Castelo, de modo a instaurar um serviço público de transporte de passageiros urbano da sua responsabilidade, totalmente constituído por autocarros elétricos.
Nesse sentido, o Município submeteu uma candidatura no âmbito do aviso “Investimento RP-C21-i12 – Descarbonização dos Transportes Públicos da Componente C21 do Plano de Recuperação e Resiliência”. Esta iniciativa decorre da decisão por parte do executivo em ser responsável por este serviço e desenvolvê-lo de um modo mais sustentável e adequado à população do seu território aquando da cessação do contrato de concessão em vigor, em setembro de 2025.
O objetivo é, assim, continuar a prestar o serviço já anteriormente estabelecido com os munícipes, mantendo a rede existente, introduzindo a individualização da linha para Vila Nova de Anha e Cabedelo, com a criação de 2 novas linhas de modo a prestar um melhor serviço aos utilizadores dos transportes públicos e corresponder às suas necessidades e estilos de vida.
Na apresentação da proposta, esta terça-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu que há “uma evidência clara de que esta é uma decisão responsável”, com ou sem financiamento para a aquisição dos autocarros. “Avançamos com esta decisão para termos autonomia e para garantir a qualidade de vida dos vianenses”, assumiu o autarca.
Para a Operação Green Bus Viana do Castelo está, assim, prevista a aquisição de 17 autocarros elétricos ou limpos, nomeadamente 2 minibus, 10 autocarros standard e 5 autocarros midi.
O preço base total é de 7.157.000 euros, correspondendo o Lote 1 (Autocarros Standart 10-12,5m) a 4.700.000 euros; o Lote 2 (Autocarros Midi 7-8,5m) a 1.899.000 euros; e o Lote 3 (Autocarros Mini até 6m) a 558.000 euros, valores aos quais acrescem os impostos sobre o valor acrescentado à taxa legal em vigor. A despesa será suportada pelo orçamento municipal de 2025.
A Vereadora da Mobilidade, Fabíola Oliveira, indicou que a autarquia pretende assumir o serviço de transportes a partir de setembro de 2025, altura em que termina o atual contrato de concessão, e, para tal, vai adquirir autocarros elétricos, “indo ao encontro da descarbonização”.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17:00 horas do 30º dia a contar da data de envio, para publicação, do anúncio para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia.
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.