O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária, a abertura do procedimento concursal, autorização de despesa e a aprovação das peças do procedimento para a aquisição de autocarros elétricos, por lotes, no valor global de 7,157 milhões de euros, para que o município avance com o desenvolvimento da Operação Green Bus Viana do Castelo, de modo a instaurar um serviço público de transporte de passageiros urbano da sua responsabilidade, totalmente constituído por autocarros elétricos.
Nesse sentido, o Município submeteu uma candidatura no âmbito do aviso “Investimento RP-C21-i12 – Descarbonização dos Transportes Públicos da Componente C21 do Plano de Recuperação e Resiliência”. Esta iniciativa decorre da decisão por parte do executivo em ser responsável por este serviço e desenvolvê-lo de um modo mais sustentável e adequado à população do seu território aquando da cessação do contrato de concessão em vigor, em setembro de 2025.
O objetivo é, assim, continuar a prestar o serviço já anteriormente estabelecido com os munícipes, mantendo a rede existente, introduzindo a individualização da linha para Vila Nova de Anha e Cabedelo, com a criação de 2 novas linhas de modo a prestar um melhor serviço aos utilizadores dos transportes públicos e corresponder às suas necessidades e estilos de vida.
Na apresentação da proposta, esta terça-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu que há “uma evidência clara de que esta é uma decisão responsável”, com ou sem financiamento para a aquisição dos autocarros. “Avançamos com esta decisão para termos autonomia e para garantir a qualidade de vida dos vianenses”, assumiu o autarca.
Para a Operação Green Bus Viana do Castelo está, assim, prevista a aquisição de 17 autocarros elétricos ou limpos, nomeadamente 2 minibus, 10 autocarros standard e 5 autocarros midi.
O preço base total é de 7.157.000 euros, correspondendo o Lote 1 (Autocarros Standart 10-12,5m) a 4.700.000 euros; o Lote 2 (Autocarros Midi 7-8,5m) a 1.899.000 euros; e o Lote 3 (Autocarros Mini até 6m) a 558.000 euros, valores aos quais acrescem os impostos sobre o valor acrescentado à taxa legal em vigor. A despesa será suportada pelo orçamento municipal de 2025.
A Vereadora da Mobilidade, Fabíola Oliveira, indicou que a autarquia pretende assumir o serviço de transportes a partir de setembro de 2025, altura em que termina o atual contrato de concessão, e, para tal, vai adquirir autocarros elétricos, “indo ao encontro da descarbonização”.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17:00 horas do 30º dia a contar da data de envio, para publicação, do anúncio para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.