O Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi onde seis estudantes de diferentes regiões do país se conheceram, formaram e iniciaram uma relação profissional consolidada num grupo de empresas que faturou, em 2024, mais de seis milhões de euros.
Em comunicado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) refere que os seis jovens ingressaram, em 2016, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e, em 2020, constituíram o ANA.VI Group, nome inspirado na cidade de Viana do Castelo, sendo que o número de elementos do grupo está em numeração romana.
Com “uma equipa composta por 75 trabalhadores, a tempo inteiro”, o grupo atingiu, em 2024, “um volume de faturação conjunta que ultrapassou os seis milhões de euros.
O grupo de Daniel Leal, Carlos Mello, Raul Peixoto, Manuel Antunes, Vítor Afonso e Rui Araújo estima, em 2025, chegar aos 10 milhões de euros de volume de negócios.
Enquanto estudantes, lideraram “a associação de estudantes, fundaram vários núcleos de cursos, organizaram eventos nacionais e movimentos académicos” e, atualmente, como jovens empresários gerem um grupo de 11 empresas “que operam em diversas áreas de negócio, desde a construção civil às piscinas de luxo, soluções contra incêndios, tecnologia de climatização, indústria e distribuição, consultoria, até à criatividade e à comunicação e ‘marketing’”.
Desde 2024, os antigos estudantes do IPVC, naturais da Póvoa de Varzim (Porto), Barcelos e Vila Verde, no distrito de Braga, começaram a promover uma gala solidária, intitulada “O Poder da Conexão”, com o objetivo de “angariarem fundos para atribuírem “bolsas de estudo e mérito” a atuais alunos da instituição e, “quando têm de recrutar recursos humanos privilegiam o politécnico de Viana do Castelo”.
O ANA.VI Group assinou também um acordo com a Câmara de Viana do Castelo para a cedência de um espaço para a instalação da sua sede.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.