O Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi onde seis estudantes de diferentes regiões do país se conheceram, formaram e iniciaram uma relação profissional consolidada num grupo de empresas que faturou, em 2024, mais de seis milhões de euros.
Em comunicado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) refere que os seis jovens ingressaram, em 2016, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e, em 2020, constituíram o ANA.VI Group, nome inspirado na cidade de Viana do Castelo, sendo que o número de elementos do grupo está em numeração romana.
Com “uma equipa composta por 75 trabalhadores, a tempo inteiro”, o grupo atingiu, em 2024, “um volume de faturação conjunta que ultrapassou os seis milhões de euros.
O grupo de Daniel Leal, Carlos Mello, Raul Peixoto, Manuel Antunes, Vítor Afonso e Rui Araújo estima, em 2025, chegar aos 10 milhões de euros de volume de negócios.
Enquanto estudantes, lideraram “a associação de estudantes, fundaram vários núcleos de cursos, organizaram eventos nacionais e movimentos académicos” e, atualmente, como jovens empresários gerem um grupo de 11 empresas “que operam em diversas áreas de negócio, desde a construção civil às piscinas de luxo, soluções contra incêndios, tecnologia de climatização, indústria e distribuição, consultoria, até à criatividade e à comunicação e ‘marketing’”.
Desde 2024, os antigos estudantes do IPVC, naturais da Póvoa de Varzim (Porto), Barcelos e Vila Verde, no distrito de Braga, começaram a promover uma gala solidária, intitulada “O Poder da Conexão”, com o objetivo de “angariarem fundos para atribuírem “bolsas de estudo e mérito” a atuais alunos da instituição e, “quando têm de recrutar recursos humanos privilegiam o politécnico de Viana do Castelo”.
O ANA.VI Group assinou também um acordo com a Câmara de Viana do Castelo para a cedência de um espaço para a instalação da sua sede.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.