O Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi onde seis estudantes de diferentes regiões do país se conheceram, formaram e iniciaram uma relação profissional consolidada num grupo de empresas que faturou, em 2024, mais de seis milhões de euros.
Em comunicado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) refere que os seis jovens ingressaram, em 2016, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e, em 2020, constituíram o ANA.VI Group, nome inspirado na cidade de Viana do Castelo, sendo que o número de elementos do grupo está em numeração romana.
Com “uma equipa composta por 75 trabalhadores, a tempo inteiro”, o grupo atingiu, em 2024, “um volume de faturação conjunta que ultrapassou os seis milhões de euros.
O grupo de Daniel Leal, Carlos Mello, Raul Peixoto, Manuel Antunes, Vítor Afonso e Rui Araújo estima, em 2025, chegar aos 10 milhões de euros de volume de negócios.
Enquanto estudantes, lideraram “a associação de estudantes, fundaram vários núcleos de cursos, organizaram eventos nacionais e movimentos académicos” e, atualmente, como jovens empresários gerem um grupo de 11 empresas “que operam em diversas áreas de negócio, desde a construção civil às piscinas de luxo, soluções contra incêndios, tecnologia de climatização, indústria e distribuição, consultoria, até à criatividade e à comunicação e ‘marketing’”.
Desde 2024, os antigos estudantes do IPVC, naturais da Póvoa de Varzim (Porto), Barcelos e Vila Verde, no distrito de Braga, começaram a promover uma gala solidária, intitulada “O Poder da Conexão”, com o objetivo de “angariarem fundos para atribuírem “bolsas de estudo e mérito” a atuais alunos da instituição e, “quando têm de recrutar recursos humanos privilegiam o politécnico de Viana do Castelo”.
O ANA.VI Group assinou também um acordo com a Câmara de Viana do Castelo para a cedência de um espaço para a instalação da sua sede.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.