O Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi onde seis estudantes de diferentes regiões do país se conheceram, formaram e iniciaram uma relação profissional consolidada num grupo de empresas que faturou, em 2024, mais de seis milhões de euros.
Em comunicado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) refere que os seis jovens ingressaram, em 2016, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e, em 2020, constituíram o ANA.VI Group, nome inspirado na cidade de Viana do Castelo, sendo que o número de elementos do grupo está em numeração romana.
Com “uma equipa composta por 75 trabalhadores, a tempo inteiro”, o grupo atingiu, em 2024, “um volume de faturação conjunta que ultrapassou os seis milhões de euros.
O grupo de Daniel Leal, Carlos Mello, Raul Peixoto, Manuel Antunes, Vítor Afonso e Rui Araújo estima, em 2025, chegar aos 10 milhões de euros de volume de negócios.
Enquanto estudantes, lideraram “a associação de estudantes, fundaram vários núcleos de cursos, organizaram eventos nacionais e movimentos académicos” e, atualmente, como jovens empresários gerem um grupo de 11 empresas “que operam em diversas áreas de negócio, desde a construção civil às piscinas de luxo, soluções contra incêndios, tecnologia de climatização, indústria e distribuição, consultoria, até à criatividade e à comunicação e ‘marketing’”.
Desde 2024, os antigos estudantes do IPVC, naturais da Póvoa de Varzim (Porto), Barcelos e Vila Verde, no distrito de Braga, começaram a promover uma gala solidária, intitulada “O Poder da Conexão”, com o objetivo de “angariarem fundos para atribuírem “bolsas de estudo e mérito” a atuais alunos da instituição e, “quando têm de recrutar recursos humanos privilegiam o politécnico de Viana do Castelo”.
O ANA.VI Group assinou também um acordo com a Câmara de Viana do Castelo para a cedência de um espaço para a instalação da sua sede.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.