Este sábado, Dia Internacional da Mulher, "A(s) Rainha(s) Volta(m) à Praça" é o mote para homenagear as mulheres vianenses e uma oportunidade de aprendizagem para todos os apaixonados pela história do concelho vianense.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Café 5&Pico e os produtores de Vinho de Viana do Castelo unem-se numa iniciativa que pretende relembrar a Mulher, Rainha D. Maria II, e a sua importante relação com Viana do Castelo.
Assim, este sábado, às 16h30, “A(s) Rainha(s) Volta(m) à Praça” vai oferecer uma bebida a todas as mulheres, um cocktail com vinho loureiro e vinhão, num evento que acontece no Café 5&Pico (Praça da República).
Foi a 20 de janeiro de 1848 que a Rainha D. Maria II, através de Carta-Régia, elevou a Vila de Viana do Minho à categoria de Cidade de Viana do Castelo. Anos mais tarde, a Rainha quis honrar a população vianense com a sua presença, tendo chegado a Viana do Castelo a 8 de maio de 1852. Recebeu as boas-vindas e as chaves da cidade.
O nome do antigo “Campo do Forno” foi alterado para “Praça da Rainha”, praça que, desde outubro de 1910, passou a ser designada “Praça da República”.
Importa também recordar que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surgiu aquando desta visita que a Rainha D. Maria II fez à região. Concretamente, e através do relato elaborado na ata de Câmara, de 12 de maio do ano de 1852, sabe-se que a Rainha e a sua comitiva se deslocaram de barco até à Passagem (Moreira de Geraz do Lima) no dia 10 de maio. A história local aponta como motivo para o surgimento da cor verde no vestuário das camponesas das Terras de Geraz a visita da Rainha D. Maria II ao lugar da Passagem.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.