Este sábado, Dia Internacional da Mulher, "A(s) Rainha(s) Volta(m) à Praça" é o mote para homenagear as mulheres vianenses e uma oportunidade de aprendizagem para todos os apaixonados pela história do concelho vianense.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Café 5&Pico e os produtores de Vinho de Viana do Castelo unem-se numa iniciativa que pretende relembrar a Mulher, Rainha D. Maria II, e a sua importante relação com Viana do Castelo.
Assim, este sábado, às 16h30, “A(s) Rainha(s) Volta(m) à Praça” vai oferecer uma bebida a todas as mulheres, um cocktail com vinho loureiro e vinhão, num evento que acontece no Café 5&Pico (Praça da República).
Foi a 20 de janeiro de 1848 que a Rainha D. Maria II, através de Carta-Régia, elevou a Vila de Viana do Minho à categoria de Cidade de Viana do Castelo. Anos mais tarde, a Rainha quis honrar a população vianense com a sua presença, tendo chegado a Viana do Castelo a 8 de maio de 1852. Recebeu as boas-vindas e as chaves da cidade.
O nome do antigo “Campo do Forno” foi alterado para “Praça da Rainha”, praça que, desde outubro de 1910, passou a ser designada “Praça da República”.
Importa também recordar que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surgiu aquando desta visita que a Rainha D. Maria II fez à região. Concretamente, e através do relato elaborado na ata de Câmara, de 12 de maio do ano de 1852, sabe-se que a Rainha e a sua comitiva se deslocaram de barco até à Passagem (Moreira de Geraz do Lima) no dia 10 de maio. A história local aponta como motivo para o surgimento da cor verde no vestuário das camponesas das Terras de Geraz a visita da Rainha D. Maria II ao lugar da Passagem.

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.