Logo
Regional

Viana do Castelo: Trabalhadores da Transcunha vão decidir se avançam para greve

30 Junho, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.

O anúncio da paralisação, durante três dias, foi feito durante uma manifestação daqueles profissionais em frente ao edifício da Câmara de Viana do Castelo, antes do presidente Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), José Manuel Silva, e representantes dos trabalhadores terem sido recebidos pelo presidente Luís Nobre.

No final, aos jornalistas, José Manuel Silva disse estar “nas mãos dos trabalhadores” a decisão de avançar com a greve de três dias.

Os trabalhadores reclamam a sua transferência da Transcunha, que termina a concessão do serviço público no dia 22 de setembro, para a autarquia, que vai assumir a exploração do serviço no dia seguinte, com todas as regalias e anos de serviço na empresa.

No início do mês, o Tribunal de Trabalho declarou improcedente a ação interposta pela Transcunha para transferência dos seus motoristas, face à decisão da autarquia em assumir os transportes públicos, e a empresa recorreu da decisão.

No final da reunião com o autarca socialista, que durou mais de duas horas, José Manuel Silva lamentou “as guerras entre a empresa e a Câmara que originam a situação em que se encontram os trabalhadores”, quase todos com dezenas de anos de serviço na Tanscunha.

“Se não fosse essas guerras, com tempo teria sido criada uma empresa municipalizada que integrasse os trabalhadores com toda a dignidade. Agora passando a ser funcionários públicos, perdem com os direitos que tinham”, frisou.

O sindicalista referiu que para que o desfecho desta situação seja “positivo é preciso que o tribunal dê razão à Transcunha”.

“Se o tribunal der razão à Transcunha, estes trabalhadores serão admitidos com todos os direitos. Não dando, a possibilidade é ficarem na Transcunha até ao final da concessão. Se a Transcunha tiver serviço continuarão na empresa, se não tiver serviço terá de indemnizá-los e os trabalhadores vão para o fundo de desemprego”, especificou.

José Manuel Silva explicou aos trabalhadores que o município pediu pareceres à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Autoridade de Mobilidade e Transportes (AMT) e à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) sobre a transmissão dos motoristas da Transcunha para a autarquia e que todas as entidades descartaram a internalização desses recursos humanos.

“A Câmara não é obrigada a aceitar os trabalhadores da Transcunha porque é a Câmara que vai assumir o serviço e não uma empresa municipalizada”, explicou.

O presidente do STRUN adiantou que a autarquia “já tem cerca de 30 motoristas, mas que vai precisar de mais porque tenciona alargar a cobertura do serviço de transportes a todas as freguesias do concelho, criando uma empresa municipal para a gerir a área da mobilidade no concelho”.

Adiantou que “o salário do Agente Único de Transporte [motorista] será de 1.078 euros, mais 80 euros de abono para falhas e mais 15% de subsídio de turnos, o valor do subsídio de refeição previsto na lei e ADSE”.

Em declarações aos jornalistas, Luís Nobre disse que o encontro foi “positivo por ter permitido, pela primeira vez, o diálogo entre a autarquia, os trabalhadores e os representantes dos motoristas”.

“A Câmara está a cumprir a legalidade desde que tomou a decisão de se assumir como Entidade de Transportes. Não há nenhuma ação persecutória, nenhuma decisão contra ninguém. No processo de crescimento do serviço em que estamos a trabalhar vamos necessitar de contratar mais motoristas. Teremos de abrir novo procedimento e aconselhei os motoristas a concorrerem. Tal como podiam ter feito nos dois primeiros que lançámos”, referiu o autarca socialista.

Luís Nobre disse ter ficado “aberto um canal para diálogo de proximidade, franco e leal com os representantes dos trabalhadores”, destacando que os profissionais em causa têm “‘know-how’ e competência”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 28 Dezembro, 2025

Galiza cria nova categoria para rotas culturais ligadas ao Caminho de Santiago

O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.

Regional 28 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra entrada em 2026 com festa inspirada nos Anos 20

Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe evento pioneiro de voleibol adaptado

Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.

Regional 28 Dezembro, 2025

Unidade Local de Saúde do Alto Minho celebra parto 1500 de 2025

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.

Regional 28 Dezembro, 2025

Crianças da freguesia de Miranda espalham “Uma Receita de Amor” pelos idosos do concelho

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.

Nacional 28 Dezembro, 2025

PSP e GNR contabilizam 15 mortos em acidentes rodoviários no Natal

A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.

Regional 28 Dezembro, 2025

Centro Social de Santa Marta viveu semana marcada pelo espírito natalício, solidariedade e emoção

O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.