O círculo eleitoral de Viana do Castelo vai ter 14 listas candidatas às eleições legislativas de 10 de março. Os eleitores poderão escolher entre os seguintes partidos e/ou coligações: PS, Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), PAN, Livre, Alternativa 21 (MPT/Aliança), ADN, RIR, Ergue-te, Nova Direita e Volt Portugal.
De acordo com a ordem das candidaturas nos boletins de voto divulgada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na sequência do sorteio pelos tribunais de círculo, Lisboa tem 18, enquanto Braga, Setúbal, Madeira e o círculo da Europa contam com 17 candidaturas.
Por sua vez, os círculos do Porto e Fora da Europa vão ter 16 forças políticas no boletim e Aveiro, Beja, Coimbra, Faro e Portalegre têm 15.
Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Santarém, Viana do Castelo e Viseu terão 14 forças políticas a concorrer.
Os círculos com menos partidos e coligações no boletim de voto serão Bragança, Vila Real e Açores, cada um com 13.
Todos os partidos com assento parlamentar concorrem a todos os círculos eleitorais.
Em termos gerais são 19 forças políticas a concorrer a pelo menos um círculo eleitoral.
Segundo o Diário de Notícias, está para apreciação pelo Tribunal Constitucional (TC) uma queixa sobre a legitimidade da direção do MAS e um pedido de mudança de nome para ‘Agora’.
Após um prazo para reclamações e recursos, as listas defetivamente admitidas são afixadas até 19 de fevereiro, de acordo com o mapa-calendário da CNE.
De todos os partidos inscritos no TC, apenas o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) não se candidata a qualquer círculo nestas eleições legislativas.
Nas eleições legislativas de 2019 e 2022, foram 21 as forças políticas que constaram nos boletins de voto.
Em 2015, foram 16 as forças políticas a votos nas eleições legislativas, mas apenas 12 – dez partidos e duas coligações – concorreram aos 22 círculos eleitorais, enquanto em 2011 esse número tinha sido de 17 forças políticas, das quais dez em todos os círculos eleitorais.
Esta é a ordem das candidaturas nos boletins de voto, em Viana do Castelo, na sequência do sorteio realizado no tribunal, a 30-01-2024.

O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.