O círculo eleitoral de Viana do Castelo vai ter 14 listas candidatas às eleições legislativas de 10 de março. Os eleitores poderão escolher entre os seguintes partidos e/ou coligações: PS, Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), PAN, Livre, Alternativa 21 (MPT/Aliança), ADN, RIR, Ergue-te, Nova Direita e Volt Portugal.
De acordo com a ordem das candidaturas nos boletins de voto divulgada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na sequência do sorteio pelos tribunais de círculo, Lisboa tem 18, enquanto Braga, Setúbal, Madeira e o círculo da Europa contam com 17 candidaturas.
Por sua vez, os círculos do Porto e Fora da Europa vão ter 16 forças políticas no boletim e Aveiro, Beja, Coimbra, Faro e Portalegre têm 15.
Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Santarém, Viana do Castelo e Viseu terão 14 forças políticas a concorrer.
Os círculos com menos partidos e coligações no boletim de voto serão Bragança, Vila Real e Açores, cada um com 13.
Todos os partidos com assento parlamentar concorrem a todos os círculos eleitorais.
Em termos gerais são 19 forças políticas a concorrer a pelo menos um círculo eleitoral.
Segundo o Diário de Notícias, está para apreciação pelo Tribunal Constitucional (TC) uma queixa sobre a legitimidade da direção do MAS e um pedido de mudança de nome para ‘Agora’.
Após um prazo para reclamações e recursos, as listas defetivamente admitidas são afixadas até 19 de fevereiro, de acordo com o mapa-calendário da CNE.
De todos os partidos inscritos no TC, apenas o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) não se candidata a qualquer círculo nestas eleições legislativas.
Nas eleições legislativas de 2019 e 2022, foram 21 as forças políticas que constaram nos boletins de voto.
Em 2015, foram 16 as forças políticas a votos nas eleições legislativas, mas apenas 12 – dez partidos e duas coligações – concorreram aos 22 círculos eleitorais, enquanto em 2011 esse número tinha sido de 17 forças políticas, das quais dez em todos os círculos eleitorais.
Esta é a ordem das candidaturas nos boletins de voto, em Viana do Castelo, na sequência do sorteio realizado no tribunal, a 30-01-2024.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.