O círculo eleitoral de Viana do Castelo vai ter 14 listas candidatas às eleições legislativas de 10 de março. Os eleitores poderão escolher entre os seguintes partidos e/ou coligações: PS, Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), PAN, Livre, Alternativa 21 (MPT/Aliança), ADN, RIR, Ergue-te, Nova Direita e Volt Portugal.
De acordo com a ordem das candidaturas nos boletins de voto divulgada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na sequência do sorteio pelos tribunais de círculo, Lisboa tem 18, enquanto Braga, Setúbal, Madeira e o círculo da Europa contam com 17 candidaturas.
Por sua vez, os círculos do Porto e Fora da Europa vão ter 16 forças políticas no boletim e Aveiro, Beja, Coimbra, Faro e Portalegre têm 15.
Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Santarém, Viana do Castelo e Viseu terão 14 forças políticas a concorrer.
Os círculos com menos partidos e coligações no boletim de voto serão Bragança, Vila Real e Açores, cada um com 13.
Todos os partidos com assento parlamentar concorrem a todos os círculos eleitorais.
Em termos gerais são 19 forças políticas a concorrer a pelo menos um círculo eleitoral.
Segundo o Diário de Notícias, está para apreciação pelo Tribunal Constitucional (TC) uma queixa sobre a legitimidade da direção do MAS e um pedido de mudança de nome para ‘Agora’.
Após um prazo para reclamações e recursos, as listas defetivamente admitidas são afixadas até 19 de fevereiro, de acordo com o mapa-calendário da CNE.
De todos os partidos inscritos no TC, apenas o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) não se candidata a qualquer círculo nestas eleições legislativas.
Nas eleições legislativas de 2019 e 2022, foram 21 as forças políticas que constaram nos boletins de voto.
Em 2015, foram 16 as forças políticas a votos nas eleições legislativas, mas apenas 12 – dez partidos e duas coligações – concorreram aos 22 círculos eleitorais, enquanto em 2011 esse número tinha sido de 17 forças políticas, das quais dez em todos os círculos eleitorais.
Esta é a ordem das candidaturas nos boletins de voto, em Viana do Castelo, na sequência do sorteio realizado no tribunal, a 30-01-2024.

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.