O círculo eleitoral de Viana do Castelo vai ter 14 listas candidatas às eleições legislativas de 10 de março. Os eleitores poderão escolher entre os seguintes partidos e/ou coligações: PS, Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), PAN, Livre, Alternativa 21 (MPT/Aliança), ADN, RIR, Ergue-te, Nova Direita e Volt Portugal.
De acordo com a ordem das candidaturas nos boletins de voto divulgada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na sequência do sorteio pelos tribunais de círculo, Lisboa tem 18, enquanto Braga, Setúbal, Madeira e o círculo da Europa contam com 17 candidaturas.
Por sua vez, os círculos do Porto e Fora da Europa vão ter 16 forças políticas no boletim e Aveiro, Beja, Coimbra, Faro e Portalegre têm 15.
Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Santarém, Viana do Castelo e Viseu terão 14 forças políticas a concorrer.
Os círculos com menos partidos e coligações no boletim de voto serão Bragança, Vila Real e Açores, cada um com 13.
Todos os partidos com assento parlamentar concorrem a todos os círculos eleitorais.
Em termos gerais são 19 forças políticas a concorrer a pelo menos um círculo eleitoral.
Segundo o Diário de Notícias, está para apreciação pelo Tribunal Constitucional (TC) uma queixa sobre a legitimidade da direção do MAS e um pedido de mudança de nome para ‘Agora’.
Após um prazo para reclamações e recursos, as listas defetivamente admitidas são afixadas até 19 de fevereiro, de acordo com o mapa-calendário da CNE.
De todos os partidos inscritos no TC, apenas o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) não se candidata a qualquer círculo nestas eleições legislativas.
Nas eleições legislativas de 2019 e 2022, foram 21 as forças políticas que constaram nos boletins de voto.
Em 2015, foram 16 as forças políticas a votos nas eleições legislativas, mas apenas 12 – dez partidos e duas coligações – concorreram aos 22 círculos eleitorais, enquanto em 2011 esse número tinha sido de 17 forças políticas, das quais dez em todos os círculos eleitorais.
Esta é a ordem das candidaturas nos boletins de voto, em Viana do Castelo, na sequência do sorteio realizado no tribunal, a 30-01-2024.

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).