O festival de metal de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, abre hoje a sua 25.ª edição e, até sábado, leva ao Alto Minho nomes da música extrema como Repulsion, Unleashed e Aura Noir.
Num cartaz preenchido por bandas com décadas de existência no meio do metal, o Steel Warriors’ Rebellion (SWR) Fest deste ano começa hoje com o habitual “dia 0”, de entrada gratuita, com a final da Metal Battle Portugal, com Namek, Humanart e Music in Low Frequencies, que vai dar ao grupo vencedor a oportunidade de atuar no Wacken Open Air, na Alemanha. A noite termina com Pitch Black e segue com Drunk on Drugs a partir da 01:30.
Na quinta-feira, o primeiro dia em pleno do evento vai contar com nomes internacionais que vão dos suecos Razorvoid aos italianos Golpe, passando por Gehennah e com destaque para a banda norte-americana Repulsed, autora de um clássico do ‘grindcore’ intitulado “Horrified”, de 1989.
Sexta-feira dá-se o palco aos noruegueses Aura Noir e Dodheimsgard, com o programa a incluir os alemães Gut e os portugueses Corpus Christii e Dokuga, entre muitos outros.
A Noruega continua a marcar presença no sábado com destaque para Ved Buens Ende (que partilha membros com Aura Noir e Dodheimsgard), os suecos Unleashed (uma das “quatro grandes” bandas do ‘death metal’ do seu país de origem) e os espanhóis Avulsed.
O Núcleo de Apoio às Artes Musicais (NAAM), que organiza o Metalfest de Barroselas, assinalou 25 anos em dezembro do ano passado, mas as comemorações prolongam-se até dezembro de 2025, com um concerto por mês.
“São 12 concertos por ano, um por mês. Provavelmente o vigésimo quinto de 2025 será realizado em janeiro de 2026 ou, então, na passagem de ano”, explicou, em dezembro, à agência Lusa Ricardo Veiga que, com o irmão e um conterrâneo da vila do concelho de Viana do Castelo, criou o NAAM, em 1999.
“O festival sempre foi o nosso menino e sempre será a nossa referência. Colocámos a terra [vila de Barroselas] no panorama internacional com um evento de referência”, sublinhou, referindo-se a um festival que já levou a Barroselas nomes marcantes de vários subgéneros do punk e do metal como Discharge, Possessed, Immortal, Venom, Kreator, Napalm Death ou Bolt Thrower, entre muitos outros.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.