O festival de metal de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, abre hoje a sua 25.ª edição e, até sábado, leva ao Alto Minho nomes da música extrema como Repulsion, Unleashed e Aura Noir.
Num cartaz preenchido por bandas com décadas de existência no meio do metal, o Steel Warriors’ Rebellion (SWR) Fest deste ano começa hoje com o habitual “dia 0”, de entrada gratuita, com a final da Metal Battle Portugal, com Namek, Humanart e Music in Low Frequencies, que vai dar ao grupo vencedor a oportunidade de atuar no Wacken Open Air, na Alemanha. A noite termina com Pitch Black e segue com Drunk on Drugs a partir da 01:30.
Na quinta-feira, o primeiro dia em pleno do evento vai contar com nomes internacionais que vão dos suecos Razorvoid aos italianos Golpe, passando por Gehennah e com destaque para a banda norte-americana Repulsed, autora de um clássico do ‘grindcore’ intitulado “Horrified”, de 1989.
Sexta-feira dá-se o palco aos noruegueses Aura Noir e Dodheimsgard, com o programa a incluir os alemães Gut e os portugueses Corpus Christii e Dokuga, entre muitos outros.
A Noruega continua a marcar presença no sábado com destaque para Ved Buens Ende (que partilha membros com Aura Noir e Dodheimsgard), os suecos Unleashed (uma das “quatro grandes” bandas do ‘death metal’ do seu país de origem) e os espanhóis Avulsed.
O Núcleo de Apoio às Artes Musicais (NAAM), que organiza o Metalfest de Barroselas, assinalou 25 anos em dezembro do ano passado, mas as comemorações prolongam-se até dezembro de 2025, com um concerto por mês.
“São 12 concertos por ano, um por mês. Provavelmente o vigésimo quinto de 2025 será realizado em janeiro de 2026 ou, então, na passagem de ano”, explicou, em dezembro, à agência Lusa Ricardo Veiga que, com o irmão e um conterrâneo da vila do concelho de Viana do Castelo, criou o NAAM, em 1999.
“O festival sempre foi o nosso menino e sempre será a nossa referência. Colocámos a terra [vila de Barroselas] no panorama internacional com um evento de referência”, sublinhou, referindo-se a um festival que já levou a Barroselas nomes marcantes de vários subgéneros do punk e do metal como Discharge, Possessed, Immortal, Venom, Kreator, Napalm Death ou Bolt Thrower, entre muitos outros.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.