O festival de metal de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, abre hoje a sua 25.ª edição e, até sábado, leva ao Alto Minho nomes da música extrema como Repulsion, Unleashed e Aura Noir.
Num cartaz preenchido por bandas com décadas de existência no meio do metal, o Steel Warriors’ Rebellion (SWR) Fest deste ano começa hoje com o habitual “dia 0”, de entrada gratuita, com a final da Metal Battle Portugal, com Namek, Humanart e Music in Low Frequencies, que vai dar ao grupo vencedor a oportunidade de atuar no Wacken Open Air, na Alemanha. A noite termina com Pitch Black e segue com Drunk on Drugs a partir da 01:30.
Na quinta-feira, o primeiro dia em pleno do evento vai contar com nomes internacionais que vão dos suecos Razorvoid aos italianos Golpe, passando por Gehennah e com destaque para a banda norte-americana Repulsed, autora de um clássico do ‘grindcore’ intitulado “Horrified”, de 1989.
Sexta-feira dá-se o palco aos noruegueses Aura Noir e Dodheimsgard, com o programa a incluir os alemães Gut e os portugueses Corpus Christii e Dokuga, entre muitos outros.
A Noruega continua a marcar presença no sábado com destaque para Ved Buens Ende (que partilha membros com Aura Noir e Dodheimsgard), os suecos Unleashed (uma das “quatro grandes” bandas do ‘death metal’ do seu país de origem) e os espanhóis Avulsed.
O Núcleo de Apoio às Artes Musicais (NAAM), que organiza o Metalfest de Barroselas, assinalou 25 anos em dezembro do ano passado, mas as comemorações prolongam-se até dezembro de 2025, com um concerto por mês.
“São 12 concertos por ano, um por mês. Provavelmente o vigésimo quinto de 2025 será realizado em janeiro de 2026 ou, então, na passagem de ano”, explicou, em dezembro, à agência Lusa Ricardo Veiga que, com o irmão e um conterrâneo da vila do concelho de Viana do Castelo, criou o NAAM, em 1999.
“O festival sempre foi o nosso menino e sempre será a nossa referência. Colocámos a terra [vila de Barroselas] no panorama internacional com um evento de referência”, sublinhou, referindo-se a um festival que já levou a Barroselas nomes marcantes de vários subgéneros do punk e do metal como Discharge, Possessed, Immortal, Venom, Kreator, Napalm Death ou Bolt Thrower, entre muitos outros.
A transportadora rodoviária de longa distância FlixBus anunciou que disponibiliza 150 mil viagens a preços reduzidos, válidas entre 23 de fevereiro e 29 de março, numa iniciativa para apoiar a mobilidade e a recuperação das regiões afetadas pela depressão Kristin.
Monção prepara-se para receber este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a emblemática edição XLVII do Rali à Lampreia, um dos eventos de maior prestígio do calendário automóvel nacional. A prova, realizada na histórica Praça Deu-la-Deu, atrai milhares de visitantes de Portugal e Espanha, combinando adrenalina, tradição e gastronomia local.
Viana do Castelo será palco este sábado, dia 21 de fevereiro, de um duelo de elevada importância na Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em partida da 17.ª jornada da fase regular.
O novo comandante da PSP de Viana do Castelo, Superintendente Raúl Curva, foi recebido pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, num encontro que assinalou o início de um novo ciclo de cooperação entre a polícia e a autarquia.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.
O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.