O festival de metal de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, abre hoje a sua 25.ª edição e, até sábado, leva ao Alto Minho nomes da música extrema como Repulsion, Unleashed e Aura Noir.
Num cartaz preenchido por bandas com décadas de existência no meio do metal, o Steel Warriors’ Rebellion (SWR) Fest deste ano começa hoje com o habitual “dia 0”, de entrada gratuita, com a final da Metal Battle Portugal, com Namek, Humanart e Music in Low Frequencies, que vai dar ao grupo vencedor a oportunidade de atuar no Wacken Open Air, na Alemanha. A noite termina com Pitch Black e segue com Drunk on Drugs a partir da 01:30.
Na quinta-feira, o primeiro dia em pleno do evento vai contar com nomes internacionais que vão dos suecos Razorvoid aos italianos Golpe, passando por Gehennah e com destaque para a banda norte-americana Repulsed, autora de um clássico do ‘grindcore’ intitulado “Horrified”, de 1989.
Sexta-feira dá-se o palco aos noruegueses Aura Noir e Dodheimsgard, com o programa a incluir os alemães Gut e os portugueses Corpus Christii e Dokuga, entre muitos outros.
A Noruega continua a marcar presença no sábado com destaque para Ved Buens Ende (que partilha membros com Aura Noir e Dodheimsgard), os suecos Unleashed (uma das “quatro grandes” bandas do ‘death metal’ do seu país de origem) e os espanhóis Avulsed.
O Núcleo de Apoio às Artes Musicais (NAAM), que organiza o Metalfest de Barroselas, assinalou 25 anos em dezembro do ano passado, mas as comemorações prolongam-se até dezembro de 2025, com um concerto por mês.
“São 12 concertos por ano, um por mês. Provavelmente o vigésimo quinto de 2025 será realizado em janeiro de 2026 ou, então, na passagem de ano”, explicou, em dezembro, à agência Lusa Ricardo Veiga que, com o irmão e um conterrâneo da vila do concelho de Viana do Castelo, criou o NAAM, em 1999.
“O festival sempre foi o nosso menino e sempre será a nossa referência. Colocámos a terra [vila de Barroselas] no panorama internacional com um evento de referência”, sublinhou, referindo-se a um festival que já levou a Barroselas nomes marcantes de vários subgéneros do punk e do metal como Discharge, Possessed, Immortal, Venom, Kreator, Napalm Death ou Bolt Thrower, entre muitos outros.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.