Oito distritos vão estar na sexta-feira e no sábado sob aviso laranja devido à previsão de trovoadas frequentes, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Braga e Aveiro vão estar com aviso laranja entre as 18:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado, passando depois a amarelo até às 21:00 de sábado.
Também os distritos da Guarda, Vila Real, Santarém, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo por causa da trovoada, entre as 15:00 de sexta-feira e as 21:00 de sábado.
O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas convectivas.
O aviso amarelo de aguaceiros vai manter-se entre as 12:00 e as 21:00 de sábado.
Também as regiões montanhosas, as costas sul e norte da Madeira e o Porto Santo vão estar a partir das 12:00 e até às 21:00 de hoje sob aviso amarelo por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens altas, possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada a partir da tarde nas regiões centro e sul, vento em geral fraco e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro.
Está também prevista uma subida da temperatura máxima e poeiras em suspensão, progredindo de sul para norte ao longo do dia.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Vila Real) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro e no Porto) e os 35 (em Beja).
Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial a partir da tarde, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento fraco a moderado de sudoeste, soprando por vezes forte a partir da tarde, em especial nas terras altas.
No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 20 e os 25 graus e no Porto Santo entre os 18 e os 25.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.