O distrito de Viana do Castelo está sob aviso amarelo até às 18h00 de quinta-feira, 14 de agosto, devido à persistência de temperaturas elevadas, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A região junta-se a outros distritos do norte do país, como Porto e Braga, na mesma situação de vigilância.
Apesar de não estar sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala do IPMA, o calor em Viana do Castelo continua a justificar medidas de precaução, sobretudo tendo em conta o risco de incêndio florestal que se mantém elevado em todo o território continental.
O Governo decidiu renovar a situação de alerta até quarta-feira, dia 13 de agosto, para todo o país, como forma de reforçar a prevenção de ignições e garantir a segurança das populações e dos recursos naturais.
Entre as medidas em vigor está a proibição de acesso, circulação e permanência em espaços florestais, bem como a realização de queimas e queimadas. Também estão suspensos trabalhos com maquinaria em zonas rurais e a utilização de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos, mesmo que já tivessem autorização previamente emitida.
No total, doze distritos estão sob aviso laranja por causa do calor, incluindo Bragança, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre, com temperaturas máximas muito elevadas até quinta-feira.
Já em Lisboa, Santarém, Setúbal e Faro, o aviso laranja termina esta terça-feira, passando a aviso amarelo até quinta-feira. Em Coimbra, Aveiro e Leiria, o aviso é intermitente, com pausas entre terça e quinta-feira.
O IPMA recomenda à população a adoção de comportamentos preventivos, como a hidratação frequente, evitar a exposição solar nas horas de maior calor e redobrar os cuidados com atividades ao ar livre.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.