Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga estão sob aviso laranja até às 18h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 18h00 de quinta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Beja com 42 graus, seguida de Évora e Castelo Branco com 41 graus e Portalegre e Santarém com 40.
O distrito de Vila Real terá uma temperatura máxima de 39 graus, Lisboa, Viseu, Braga e Bragança 38 e Faro 36 graus.
Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje por causa do tempo quente.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa do tempo quente, mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Bragança enfrentam hoje um perigo máximo de incêndio rural.
O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até domingo.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, sendo fraco a moderado do quadrante oeste e pequena descida da temperatura máxima no litoral das regiões norte e centro e pequena subida no Algarve.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 graus Celsius (em Setúbal) e os 25 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 graus (em Aveiro) e os 42 (em Beja).
Para o arquipélago da Madeira, o IPMA aguarda períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do início da manhã, vento fraco a moderado de norte/nordeste e pequena subida da temperatura máxima nas terras altas.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 28 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.