Logo
Nacional

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoada

20 Setembro, 2024 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo vão estar esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à chuva por vezes forte e à trovoada, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo emitido pelo IPMA é para o mesmo horário nos quatro distritos: entre as 00h00 e as 15h00 de sexta-feira, devido a “aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada”.

O IPMA alerta que “a ocorrência de precipitação forte, nos próximos dias, em regiões que ficaram vulneráveis após os incêndios recentes, com a consequente perda de coberto vegetal, aumentam o risco associado a potenciais escorrências”.

Para esta sexta-feira, está prevista “a ocorrência de aguaceiros que poderão ser fortes nas regiões do Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral e nas zonas montanhosas, podendo ainda ocorrer trovoada, embora com baixa probabilidade”, detalha o IPMA.

O instituto diz estar em causa uma “depressão centrada a oeste do território do Continente e de um vale depressionário em altitude com deslocamento para sul/sudoeste”, que leva a prever, para a tarde de hoje, “a ocorrência de aguaceiros dispersos, por vezes acompanhadas de trovoada e rajadas convectivas, sendo mais prováveis no interior”.

“A instabilidade atmosférica prevista para esta tarde cria condições ao nível local para que os incêndios em curso possam originar nuvens do tipo pirocúmulo [nuvem densa, também designada por nuvem de fogo], que têm potencial para alterar o regime de ventos no local”, acrescenta.

Na sequência “dos violentos incêndios foi gerada uma pluma de cinzas de enormes dimensões que, para além da expansão sobre o Atântico, atingiu a zona norte da Península Ibérica, com impacto na qualidade do ar”, refere ainda o IPMA.

“Com a rotação prevista do vento para o quadrante oeste durante o fim de semana, uma parte desta pluma a oeste do território continental irá ser advectada [deslocação de uma massa de ar no sentido horizontal] novamente para as regiões Norte e Centro”.

Tal pode “atingir o interior destas regiões e influenciar a qualidade do ar”.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo é emitido quando se prevê uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.