O Secretário de Estado da Educação, António Leite, esteve esta manhã em Viana do Castelo para participar no encontro da rede dos Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) do Norte, num momento que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do vice-presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino.
No encontro, que aconteceu na Escola Secundária de Monserrate, o Presidente da Câmara garantiu que o Centro de Formação de Associações de Escolas de Viana do Castelo “terá sempre o apoio do Município para que a visão e missão desta rede se concretize”.
“A Educação tem sido sempre, para nós, a nossa segunda prioridade em termos de Orçamento e, em 2024, apensar de ser a nossa terceira Grande Opção do Plano, foi reforçada em mais de 600 mil euros face ao ano anterior”, explicou.
“A Educação é determinante, consideramos que é um pilar fundamental do desenvolvimento do nosso concelho e, por isso, temos feito um esforço para garantir melhores estruturas, projetos educativos de excelência, apoiando os nossos alunos e os profissionais de educação”, realçou Luís Nobre.
O Secretário de Estado da Educação, António Leite, indicou também que os Centros de Formação “são estruturas fundamentais” e que, ao longo do tempo, “demonstram a capacidade de adaptação que sempre tiveram”.
O Diretor do CFAE de Viana do Castelo, Gilmar Marques, afirmou existir uma total disponibilidade do Centro de Formação de Associações de Escolas “para colaborar com a Câmara Municipal e a CIM do Alto Minho na preparação e implementação dos planos de formação dos colaboradores das escolas”.
Já o representante dos CFAE do Norte, João Sousa, assegurou que “precisamos ter bons recursos”. “Não precisamos de muitos, mas sim de bons recursos para desempenharmos funções importantes”, disse, assegurando que “a lógica dos Centros de Formação é assente, por completo, na colaboração”.
Na sessão de abertura do encontro, que reuniu dezenas de profissionais do Norte dos Centros de Formação de Associações de Escolas, marcou ainda presença a Diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Maria das Dores Silva.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.