O Secretário de Estado da Educação, António Leite, esteve esta manhã em Viana do Castelo para participar no encontro da rede dos Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) do Norte, num momento que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do vice-presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino.
No encontro, que aconteceu na Escola Secundária de Monserrate, o Presidente da Câmara garantiu que o Centro de Formação de Associações de Escolas de Viana do Castelo “terá sempre o apoio do Município para que a visão e missão desta rede se concretize”.
“A Educação tem sido sempre, para nós, a nossa segunda prioridade em termos de Orçamento e, em 2024, apensar de ser a nossa terceira Grande Opção do Plano, foi reforçada em mais de 600 mil euros face ao ano anterior”, explicou.
“A Educação é determinante, consideramos que é um pilar fundamental do desenvolvimento do nosso concelho e, por isso, temos feito um esforço para garantir melhores estruturas, projetos educativos de excelência, apoiando os nossos alunos e os profissionais de educação”, realçou Luís Nobre.
O Secretário de Estado da Educação, António Leite, indicou também que os Centros de Formação “são estruturas fundamentais” e que, ao longo do tempo, “demonstram a capacidade de adaptação que sempre tiveram”.
O Diretor do CFAE de Viana do Castelo, Gilmar Marques, afirmou existir uma total disponibilidade do Centro de Formação de Associações de Escolas “para colaborar com a Câmara Municipal e a CIM do Alto Minho na preparação e implementação dos planos de formação dos colaboradores das escolas”.
Já o representante dos CFAE do Norte, João Sousa, assegurou que “precisamos ter bons recursos”. “Não precisamos de muitos, mas sim de bons recursos para desempenharmos funções importantes”, disse, assegurando que “a lógica dos Centros de Formação é assente, por completo, na colaboração”.
Na sessão de abertura do encontro, que reuniu dezenas de profissionais do Norte dos Centros de Formação de Associações de Escolas, marcou ainda presença a Diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Maria das Dores Silva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.
A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.
O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.