O Secretário de Estado da Educação, António Leite, esteve esta manhã em Viana do Castelo para participar no encontro da rede dos Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) do Norte, num momento que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do vice-presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino.
No encontro, que aconteceu na Escola Secundária de Monserrate, o Presidente da Câmara garantiu que o Centro de Formação de Associações de Escolas de Viana do Castelo “terá sempre o apoio do Município para que a visão e missão desta rede se concretize”.
“A Educação tem sido sempre, para nós, a nossa segunda prioridade em termos de Orçamento e, em 2024, apensar de ser a nossa terceira Grande Opção do Plano, foi reforçada em mais de 600 mil euros face ao ano anterior”, explicou.
“A Educação é determinante, consideramos que é um pilar fundamental do desenvolvimento do nosso concelho e, por isso, temos feito um esforço para garantir melhores estruturas, projetos educativos de excelência, apoiando os nossos alunos e os profissionais de educação”, realçou Luís Nobre.
O Secretário de Estado da Educação, António Leite, indicou também que os Centros de Formação “são estruturas fundamentais” e que, ao longo do tempo, “demonstram a capacidade de adaptação que sempre tiveram”.
O Diretor do CFAE de Viana do Castelo, Gilmar Marques, afirmou existir uma total disponibilidade do Centro de Formação de Associações de Escolas “para colaborar com a Câmara Municipal e a CIM do Alto Minho na preparação e implementação dos planos de formação dos colaboradores das escolas”.
Já o representante dos CFAE do Norte, João Sousa, assegurou que “precisamos ter bons recursos”. “Não precisamos de muitos, mas sim de bons recursos para desempenharmos funções importantes”, disse, assegurando que “a lógica dos Centros de Formação é assente, por completo, na colaboração”.
Na sessão de abertura do encontro, que reuniu dezenas de profissionais do Norte dos Centros de Formação de Associações de Escolas, marcou ainda presença a Diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Maria das Dores Silva.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.