O Secretário de Estado da Educação, António Leite, esteve esta manhã em Viana do Castelo para participar no encontro da rede dos Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) do Norte, num momento que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do vice-presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino.
No encontro, que aconteceu na Escola Secundária de Monserrate, o Presidente da Câmara garantiu que o Centro de Formação de Associações de Escolas de Viana do Castelo “terá sempre o apoio do Município para que a visão e missão desta rede se concretize”.
“A Educação tem sido sempre, para nós, a nossa segunda prioridade em termos de Orçamento e, em 2024, apensar de ser a nossa terceira Grande Opção do Plano, foi reforçada em mais de 600 mil euros face ao ano anterior”, explicou.
“A Educação é determinante, consideramos que é um pilar fundamental do desenvolvimento do nosso concelho e, por isso, temos feito um esforço para garantir melhores estruturas, projetos educativos de excelência, apoiando os nossos alunos e os profissionais de educação”, realçou Luís Nobre.
O Secretário de Estado da Educação, António Leite, indicou também que os Centros de Formação “são estruturas fundamentais” e que, ao longo do tempo, “demonstram a capacidade de adaptação que sempre tiveram”.
O Diretor do CFAE de Viana do Castelo, Gilmar Marques, afirmou existir uma total disponibilidade do Centro de Formação de Associações de Escolas “para colaborar com a Câmara Municipal e a CIM do Alto Minho na preparação e implementação dos planos de formação dos colaboradores das escolas”.
Já o representante dos CFAE do Norte, João Sousa, assegurou que “precisamos ter bons recursos”. “Não precisamos de muitos, mas sim de bons recursos para desempenharmos funções importantes”, disse, assegurando que “a lógica dos Centros de Formação é assente, por completo, na colaboração”.
Na sessão de abertura do encontro, que reuniu dezenas de profissionais do Norte dos Centros de Formação de Associações de Escolas, marcou ainda presença a Diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Maria das Dores Silva.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.