O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na reunião de encerramento e balanço do ano letivo de 2023/2024, momento que contou com a participação de representantes das direções dos sete agrupamentos escolares do concelho e com a Academia de Música de Viana do Castelo, enquanto parceiros do município.
No encontro, que aconteceu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, participaram também o vereador da Educação, Manuel Vitorino, e o vereador do Desporto, Ricardo Rego.
Na sessão de abertura, o autarca, Luís Nobre, agradeceu às direções dos agrupamentos, assumindo que as mesmas são “determinantes” para o trabalho que é feito no setor da Educação. ”A exigência da Educação só é concretizada graças ao esforço e dedicação de todos os envolvidos”, afirmou.
Recordou que, pela primeira vez, em 2023, a Câmara Municipal apresentou a Educação como primeira prioridade de investimento num ano económico, com a rubrica a ascender a 6,12 milhões de euros (17,2%), como foi indicado no Relatório de Atividades e Prestação de Contas do ano passado. Este ano, a autarquia vai avançar com as obras de Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira e Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, que deverão ascender a uma verba global de 17,6 milhões de euros, financiadas em 16 milhões pelo PRR.
O vereador da Educação, Manuel Vitorino, referiu que esta reunião pretendeu “ouvir dificuldades, constrangimentos e oportunidades de melhorias”, tendo servido para um balanço das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º ciclo do ensino básico (AEC), dos projetos musicais que o município promove em parceria com a Academia de Música, dos projetos desportivos Náutica nas Escolas e “Correr, saltar e lançar”, projetos de âmbito ambiental, entre outros.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.