Viana do Castelo, enquanto município associado da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), participa, a 20 de outubro, no 43 º Festival Nacional de Gastronomia, que decorre na Casa do Campino, em Santarém.
Neste grande certame nacional, a AMPV vai dinamizar o Salão de Vinhos & Gastronomia, em conjunto com os seus municípios associados e parceiros, até dia 27 de outubro, das 12h00 das 20h00, com provas de vinhos e de produtos gastronómicos de todo o país.
Pretende-se que este espaço seja a montra dos vinhos das 14 regiões vitivinícolas do país, espaço de promoção de produtos gastronómicos de referência, com destaque para os azeites, e ponto de encontro entre confrarias, enólogos, gastrónomos e visitantes.
Viana do Castelo marcará presença no dia 20 de outubro, domingo, em representação da região dos vinhos verdes, dando assim a conhecer o que de melhor se produz no nosso território, em termos enogastronómicos, bem como permitir que os escalabitanos e todos os que visitarem este certame conheçam ainda melhor o nosso território. Deste modo, o loureiro, o vinhão, o fumeiro e a nossa doçaria serão os nossos principais embaixadores neste evento.
Os representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a par com os representantes do Município de Ponte de Lima, serão ainda os promotores e os responsáveis por procederem à apresentação pública da candidatura à Região da Gastronomia e Vinhos 2025 – Vinhos Verdes – Arcos de Valdevez / Ponte da Barca / Ponte de Lima / Viana do Castelo.
Viana do Castelo ganhou fama por uma gastronomia que tem por base o peixe e os produtos frescos e típicos, onde é rei o Bacalhau à Viana e a rainha é a Torta de Viana, em refeições sempre acompanhadas pelos vinhos verdes da região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.