Três novos veículos entraram esta segunda-feira ao serviço da Companhia de Bombeiros Sapadores e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo, num investimento total de 731.798 euros, cofinanciado em mais de 496 mil euros pelo Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030).
A aquisição dos equipamentos insere-se na operação “Prevenção de Riscos – Viana do Castelo” e visa reforçar a capacidade de resposta no combate a incêndios rurais e na gestão do território.
Entre os meios agora operacionais destaca-se um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), adquirido por 260 mil euros, com um custo adicional não elegível de 15.600 euros.
Para a Proteção Civil Municipal foi também adquirida uma Máquina de Rasto, no valor de 315 mil euros, com 72.450 euros não comparticipados, que permitirá reforçar a criação e manutenção de acessos e infraestruturas florestais.
A terceira aquisição trata-se de um Veículo Classe L, Categoria 2, inexistente até agora na frota municipal, que representou um custo total elegível de 8.677 euros, um custo elegível não comparticipado de 47.215 euros e um custo não elegível de 12.855 euros, referente ao IVA.
Segundo a autarquia, os novos meios representam um importante reforço da capacidade de intervenção da Companhia de Bombeiros Sapadores e do Serviço Municipal de Proteção Civil, contribuindo para a proteção das populações e do território, especialmente em contexto de incêndios florestais.
Além de melhorar a resposta operacional, a autarquia destaca que os novos equipamentos vão permitir intervenções preventivas mais eficazes, nomeadamente ao nível da abertura e manutenção da rede viária florestal, considerada essencial para a resiliência do território.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a celebração de um protocolo com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, que prevê um investimento total superior a 200 mil euros na ornamentação e iluminação de Natal da cidade.
Três novos veículos entraram esta segunda-feira ao serviço da Companhia de Bombeiros Sapadores e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo, num investimento total de 731.798 euros, cofinanciado em mais de 496 mil euros pelo Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030).
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo foi palco, esta segunda-feira, da sessão final do Trade Navigation Tour (TNT), uma iniciativa integrada no projeto FISATUR, que ao longo das últimas duas semanas percorreu a costa atlântica desde Concarneau (França), passando por diversos portos em Espanha, até ao seu destino final em território português.
Depois de ter marcado presença no prestigiado Festival Vodafone Paredes de Coura, Cátia Oliveira, conhecida pelo seu projeto musical ‘A Garota Não’, regressa esta sexta-feira, 3 de outubro, ao Centro Cultural para um concerto muito aguardado, marcado para as 21h30.
Na segunda-feira dia 29 de setembro, vários monumentos em todo o país foram iluminados a vermelho, numa ação simbólica promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) em parceria com diversos municípios portugueses. A iniciativa teve como objetivo assinalar o Dia Mundial do Coração e sensibilizar a população para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares.
Para assinalar o Dia Mundial da Música, que se celebra esta quarta-feira, 1 de outubro, Ponte da Barca vai encher-se de sons e melodias, numa homenagem à música e à tradição.
Viana do Castelo vai receber, nos meses de outubro, novembro, janeiro e fevereiro, o Festival Sonoriis, uma nova iniciativa cultural que visa dinamizar a cidade e as freguesias do distrito durante a época baixa.