Logo
Regional

Viana do Castelo reforça frota municipal com veículo elétrico multifunções

1 Outubro, 2023 | 12:50
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de reforçar a sua frota municipal com um veículo elétrico multifunções para apoio aos espaços verdes. A viatura vai trabalhar no centro histórico da cidade e nos meios rurais.

O veículo elétrico irá efetuar a recolha dos resíduos verdes produzidos na cidade, transportando-os para o centro de compostagem. Permitirá ainda a rega dos cerca de 400 vasos e taças existentes no centro histórico da cidade e o transporte de materiais e plantas para os espaços verdes do centro da cidade por ser um veículo pequeno e não poluente.

A aquisição deste veículo elétrico, que conta com parte de design e tecnologia portuguesas, teve por base uma candidatura ao Fundo Ambiental para a criação do “Centro Municipal de Compostagem”. Esta nova valência municipal servirá para recolher todos os biorresíduos na fileira dos resíduos verdes (sobrantes das áreas florestais e de espaços verdes) da cidade de Viana do Castelo como solução de mitigação dos impactos adversos decorrentes da atual produção, queima e depositação em aterro.

A substituição da frota automóvel por veículos mais amigos do ambiente é uma das 30 medidas que integram a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Este é um processo que foi iniciado em 2015, com a adesão do município a um projeto-piloto a nível nacional para a definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas.

O Município conta, assim, com diversas viaturas elétricas e dois autocarros elétricos que fazem o circuito no centro histórico. Este é contributo do município para a sustentabilidade ambiental e para uma efetiva redução de emissão de gases de carbono, sendo objetivo desta autarquia proceder à renovação de toda a frota automóvel municipal, substituindo-a por veículos elétricos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Autoridades reforçam alerta à população devido a condições meteorológicas adversas

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Trovoada provoca encerramento temporário do Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Carnaval na Praça 2026 anima o centro de Monção

O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Caminha lança concurso de 295 mil euros para valorizar património museológico

A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Proteção Civil ativa Plano Distrital de Emergência em Viana do Castelo

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Concessão das três marinas de Viana do Castelo entra na fase final

O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Projeto europeu investe 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez

O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.