De 19 as 22 de junho, Viana do Castelo volta a viajar no tempo e a viver o Mercado dos Descobrimentos. A Vianafestas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Entidade Regional do Porto e Norte de Portugal, promove, no Castelo Santiago da Barra e área envolvente, um Mercado dos Descobrimentos que celebra os grandes feitos dos nossos navegadores, no período das Descobertas do Novo Mundo.
As comemorações do Foral Afonsino realizam-se, no dia 18 de junho, às 18h30, na Praça da República, com uma encenação do foral e a apresentação do “Adamastor” produzido nos armazéns municipais.
Nos Antigos Paços do Concelho, estarão disponíveis atividades pedagógicas, pelo Museu do Traje e Museu de Artes Decorativas. As atividades, que acontecem de 19 a 22 de junho, podem ser aproveitadas das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h30.
A programação do Mercado dos Descobrimentos promete quatro dias intensos, com mercadores, muita animação e um cenário único para reviver a época dos Descobrimentos. O mercado funciona, nos quatro dias, a partir das 12h00. Na quinta-feira, feriado, encerra à 00h00, sexta-feira e sábado às 01h00, e no domingo termina pelas 20h00.
O Presidente da Vianafestas e Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, explicou que o continente de África será o tema principal desta edição. “Procurámos, todos os anos, fazer uma viagem por aquilo que foi a vida dos mareantes e navegadores vianenses pelo mundo. Este ano, contempla mais o continente africano como temática de fundo e conta com mais de 120 artesãos inscritos, para tudo o que tem a ver com artes e ofícios, comidas e bebidas”, indicou.
Viana viaja, assim, no tempo, até ao século XV por altura dos descobrimentos, regressando assim ao Burgo de Viana da Foz do Lima numa época histórica em que Bartolomeu Dias e os seus marinheiros logram vencer o Adamastor e renovar a esperança do povo lusitano em encontrar o caminho marítimo para as Índias.
O mercado quinhentista pretende evocar a vocação marítima da póvoa vianesa, aproveitando a localização do Castelo Santiago da Barra. Mais de 120 artesãos e mercadores, vindos um pouco de todo o país, vão proporcionar uma experiência imersiva com música, animação teatral com recriações históricas, workshops, momentos de dança, exposição de aves, demonstrações de voo livre, acampamentos e abarracamento de cavalos, espetáculos de fogo e artes circenses, distribuídos por dois palcos e animações itinerantes, carrossel quinhentista e animação infantil.
Nesta edição, abrirão portas, para uma autêntica descoberta do nosso património, a Torre da Roqueta, Capela, Paiol e alguns recantos do Castelo de Santiago da Barra.
O convite é para que vianenses e visitantes adquiram o copo do evento e passem quatro dias nos diversos locais de repasto, degustando iguarias nos locais para o efeito, com som ambiente e muita animação num cenário único e divertido com participação de associações e participantes locais, num esforço conjunto de valorização da nossa memória e identidade.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.