Logo
Regional

Viana do Castelo reconhece interesse municipal de produção de hidrogénio verde

9 Outubro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por maioria, a declaração de reconhecimento de interesse municipal de um projeto de produção de hidrogénio verde que, a concretizar-se, será “único no país”.

“É uma oportunidade única para Viana do Castelo que devemos acarinhar, e daí propor o reconhecimento do interesse municipal. Devemos abraçar este projeto que pode ser o primeiro e único em Portugal”, afirmou o presidente da Câmara de Viana do Castelo.

O presidente da autarquia, Luís Nobre, explicou que este reconhecimento de interesse público vai permitir ao investidor iniciar o projeto e submetê-lo à apreciação da Reserva Agrícola Nacional (RAN) pelo facto de o terreno ser abrangido por aquele instrumento de gestão do espaço agrícola.

Por aquele motivo, a vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo, votou contra o reconhecimento do interesse municipal do projeto, considerando que a “localização é inaceitável”.

Em causa está o pedido de reconhecimento de interesse municipal, requerido pelo grupo JAF H2 VERDE, de Guimarães, para a instalação de uma unidade de produção de hidrogénio verde no lugar de Entre-Valos, na União de freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, nas proximidades da empresa britânica de produção de papel e embalagens DS Smith.

Luís Nobre, que falava aos jornalistas no final da reunião extraordinária do executivo municipal, explicou que a unidade de produção de hidrogénio será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo da Agenda Mobilizadora, que, “no limite, tem de ser executado até ao final do segundo semestre de 2026”.

O local, “com pouco mais de dois mil metros quadrados”, foi identificado pela autarquia, face à proximidade do terminal construído pela empresa para a distribuição de gás natural, em alta, e desse terminal distribuir em baixa.

Para Luís Nobre, “era impossível encontrar no concelho um local com mais condições”, que permite “otimizar e agregar outras infraestruturas que já existem, quer de receção, de produção, quer para a sua distribuição para consumo”.

“Tecnicamente é apontada a possibilidade de haver incorporação gradual de hidrogénio na infraestrutura de gás natural. Faz sentido estar junto a uma infraestrutura dessas (…) A DS Smith é produtora de energia através das instalações de cogeração. Há um processo de otimização, num princípio absolutamente vantajoso ao nível ambiente”, explicou.

Luís Nobre destacou o caráter inovador do projeto pela sua “perspetiva alargada de poder ser utilizado por uma valência industrial, mas também poder otimizar e melhorar os indicadores ambientais, pela proximidade a essa unidade industrial”.

“É exemplar pela possibilidade de criação de sinergias entre o agente industrial e o investidor. Tem também o fator de poder alavancar outros projetos e dar um impulso para que a disponibilidade de hidrogénio no concelho seja uma realidade para todos.

Seja para uso doméstico, para veículos ou unidades industriais”, frisou.

O autarca acrescentou que, a concretizar-se, este projeto transformará Viana do Castelo “num território mais competitivo” e terá um “efeito de arrastamento muito significativo com ganhos ambientais para o concelho que pretende atingir a neutralidade carbónica em 2050.

A decisão vai ser submetida à apreciação da Assembleia Municipal, na sexta-feira, às 21h00.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.

Nacional 19 Dezembro, 2025

PJ detém três jovens por roubo agravado e sequestro em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.