Logo
Nacional

Viana do Castelo recebeu 71,9 milhões de euros do PRR

18 Dezembro, 2024 | 12:28
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Lisboa é o distrito que mais verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) recebeu, sobretudo para a área do investimento e inovação, somando, até agora, 1.177 milhões de euros, foi anunciado.

A seguir ao distrito de Lisboa, as regiões que apresentam os maiores valores pagos pelo PRR são o Porto (887,7 milhões de euros), Braga (351,4 milhões de euros), Aveiro (317,7 milhões de euros), Açores (279,9 milhões de euros) e Setúbal (242,3 milhões de euros).

Abaixo disto estão Coimbra (189 milhões de euros), Leiria (186 milhões de euros), Madeira (184,8 milhões de euros), Santarém (140,3 milhões de euros), Faro (124,6 milhões de euros) e Viseu (123,6 milhões de euros).

Com valores recebidos abaixo de 100 milhões de euros estão Viana do Castelo (71,9 milhões de euros), Castelo Branco (70,6 milhões de euros), Beja (69,5 milhões de euros), Vila Real (68,3 milhões de euros), Portalegre (56,5 milhões de euros), Évora (55,7 milhões de euros), Bragança (46,8 milhões de euros) e Guarda (34,6 milhões de euros).

De acordo com os últimos dados divulgados, o distrito de Lisboa tem perto de 4.439 milhões de euros aprovados, 4.338 milhões de euros contratados e 1.177 milhões de euros pagos.

Entre os vários projetos, destacam-se os que se inserem na componente de investimento e inovação, com 132 aprovados e quase 318 milhões de euros pagos.

Depois aparecem as componentes da habitação (251 milhões de euros) e qualificações e competências (quase 130 milhões de euros).

No sentido oposto está a componente qualidade e sustentabilidade das finanças públicas, que não tem qualquer valor pago.

Ainda dentro deste distrito, surge a liderar o concelho de Lisboa, com 721 milhões de euros pagos.

Seguem-se Oeiras (103 milhões de euros), Amadora (perto de 83 milhões de euros), Loures (59 milhões de euros), Sintra (48 milhões de euros) e Cascais (47 milhões de euros).

No fundo da tabela estão Sobral de Monte Agraço (556.851 euros), Cadaval (1,3 milhões de euros) e Lourinhã (dois milhões de euros).

O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.