Barcelos acolheu a XXVII Edição da Cerimónia de Entrega dos Troféus Desportivos "O Minhoto".
Na Gala, que decorreu no Auditório S. Bento de Menni, estiveram presentes inúmeras personalidades e entidades oficiais, entre as quais, inúmeras Câmaras Municipais da região Minho, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, Fundação Inatel, Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana, Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga, bem como federações e associações de clubes e diversos clubes desportivos, entre outros.
No decorrer da cerimónia, abrilhantada com a atuação da Banda Plástica de Barcelos e com momento de dança da ARCA, foram entregues 28 troféus atribuídos por votação do júri, composto por 115 elementos (43 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, incluindo a VIANA TV, 10 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 62 entidades e personalidades ligadas ao desporto).
A bilharista Vânia Franco, o ciclista João Cruz, o remador João Pedro Passos e a associação Darque Kayak Clube foram os únicos vianenses distinguidos na edição deste ano.
Na gala, foi ainda realizada homenagem ao Campeão Olímpico Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); aos Campeões do Mundo: Ana Rita Rego (Health Qijong); Fernando Pimenta (Canoagem); Gonçalo Gomes Ferreira (Kickboxing); João Machado (Atletismo –Síndrome de Down); João Sousa (Canoagem); José Ramalho (Canoagem); Maria Luísa Gomes (Canoagem); Marta Paço (Surf Adaptado); Paulo Lemos (Judo – Síndrome de Down); Teresa Portela (Canoagem) e aos Campões da Europa: Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); João Sousa (Canoagem); Maria Luísa Gomes (Canoagem); Ricardo Castro (Andebol de praia); Ricardo Martins (Basquetebol DI); Rodrigo Alheira (Wushu); Samuel Araújo (Hóquei em Patins) e SC Braga (Futebol de Praia).
Houve ainda oportunidade de homenagear as participações dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024: Fernando Pimenta (Canoagem); Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); João Ribeiro (Canoagem); Mariana Machado (Atletismo); Teresa Portela (Canoagem); João Costa (Natação) e José Gonçalves (Boccia).

O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.
O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, foi recentemente cooptado para integrar a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve mais quatro indivíduos suspeitos de integrarem uma rede criminosa internacional ligada a furtos qualificados, associação criminosa e falsificação de documentos, no âmbito da investigação ao furto ocorrido numa ourivesaria de Ponte de Lima.