Barcelos acolheu a XXVII Edição da Cerimónia de Entrega dos Troféus Desportivos "O Minhoto".
Na Gala, que decorreu no Auditório S. Bento de Menni, estiveram presentes inúmeras personalidades e entidades oficiais, entre as quais, inúmeras Câmaras Municipais da região Minho, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, Fundação Inatel, Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana, Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga, bem como federações e associações de clubes e diversos clubes desportivos, entre outros.
No decorrer da cerimónia, abrilhantada com a atuação da Banda Plástica de Barcelos e com momento de dança da ARCA, foram entregues 28 troféus atribuídos por votação do júri, composto por 115 elementos (43 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, incluindo a VIANA TV, 10 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 62 entidades e personalidades ligadas ao desporto).
A bilharista Vânia Franco, o ciclista João Cruz, o remador João Pedro Passos e a associação Darque Kayak Clube foram os únicos vianenses distinguidos na edição deste ano.
Na gala, foi ainda realizada homenagem ao Campeão Olímpico Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); aos Campeões do Mundo: Ana Rita Rego (Health Qijong); Fernando Pimenta (Canoagem); Gonçalo Gomes Ferreira (Kickboxing); João Machado (Atletismo –Síndrome de Down); João Sousa (Canoagem); José Ramalho (Canoagem); Maria Luísa Gomes (Canoagem); Marta Paço (Surf Adaptado); Paulo Lemos (Judo – Síndrome de Down); Teresa Portela (Canoagem) e aos Campões da Europa: Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); João Sousa (Canoagem); Maria Luísa Gomes (Canoagem); Ricardo Castro (Andebol de praia); Ricardo Martins (Basquetebol DI); Rodrigo Alheira (Wushu); Samuel Araújo (Hóquei em Patins) e SC Braga (Futebol de Praia).
Houve ainda oportunidade de homenagear as participações dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024: Fernando Pimenta (Canoagem); Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); João Ribeiro (Canoagem); Mariana Machado (Atletismo); Teresa Portela (Canoagem); João Costa (Natação) e José Gonçalves (Boccia).

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.