Barcelos acolheu a XXVII Edição da Cerimónia de Entrega dos Troféus Desportivos "O Minhoto".
Na Gala, que decorreu no Auditório S. Bento de Menni, estiveram presentes inúmeras personalidades e entidades oficiais, entre as quais, inúmeras Câmaras Municipais da região Minho, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, Fundação Inatel, Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana, Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga, bem como federações e associações de clubes e diversos clubes desportivos, entre outros.
No decorrer da cerimónia, abrilhantada com a atuação da Banda Plástica de Barcelos e com momento de dança da ARCA, foram entregues 28 troféus atribuídos por votação do júri, composto por 115 elementos (43 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, incluindo a VIANA TV, 10 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 62 entidades e personalidades ligadas ao desporto).
A bilharista Vânia Franco, o ciclista João Cruz, o remador João Pedro Passos e a associação Darque Kayak Clube foram os únicos vianenses distinguidos na edição deste ano.
Na gala, foi ainda realizada homenagem ao Campeão Olímpico Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); aos Campeões do Mundo: Ana Rita Rego (Health Qijong); Fernando Pimenta (Canoagem); Gonçalo Gomes Ferreira (Kickboxing); João Machado (Atletismo –Síndrome de Down); João Sousa (Canoagem); José Ramalho (Canoagem); Maria Luísa Gomes (Canoagem); Marta Paço (Surf Adaptado); Paulo Lemos (Judo – Síndrome de Down); Teresa Portela (Canoagem) e aos Campões da Europa: Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); João Sousa (Canoagem); Maria Luísa Gomes (Canoagem); Ricardo Castro (Andebol de praia); Ricardo Martins (Basquetebol DI); Rodrigo Alheira (Wushu); Samuel Araújo (Hóquei em Patins) e SC Braga (Futebol de Praia).
Houve ainda oportunidade de homenagear as participações dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024: Fernando Pimenta (Canoagem); Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); João Ribeiro (Canoagem); Mariana Machado (Atletismo); Teresa Portela (Canoagem); João Costa (Natação) e José Gonçalves (Boccia).

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.