Nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho, a Cidade Europeia do Desporto de 2023, recebe a estreia em águas nacionais do circuito mundial de Stand Up Paddle, modalidade que junta atletas de diferentes áreas, como surf, remo, windsurf, kitesurf ou vela.
A segunda etapa do circuito mundial de Stand Up Paddle, este ano na vertente race, depois da etapa inaugural, disputada em Abril, em Alicante, Espanha, inicia esta sexta-feira, dia de abertura, com sessões de treinos dos atletas, dando a oportunidade para os amadores poderem conhecer os atletas profissionais. Também neste dia, será possivel inscrições em sessões abertas na água, em conjunto com a APPACDM de Viana do Castelo e a sua iniciativa “Desporto para Todos”, com um evento de abertura formal a partir das 18h00.
A foz do Rio Lima vai acolher alguns dos melhores atletas profissionais da modalidade, como o havaiano Connor Baxter, campeão mundial em título e vencedor da primeira etapa deste ano, os japoneses Shuri Araki e Rai Taguchi, as espanholas Esperanza Barreras e Duna Gordillo, a argentina Juliette Duhaime ou a italiana Cecilia Pampinella, que no sábado disputarão as provas de sprint num percurso em formato de “M”, com base na Praia Fluvial do Barracão dos Touros.
Entre os candidatos à vitória estarão alguns atletas portugueses, como o madeirense Tomás Lacerda, que conquistou o quinto lugar na prova inaugural, em Alicante, ou a caminhense Ângela Fernandes, atleta do Surf Clube de Viana.
A jovem Mia Soares, também se vai juntar aos atletas portugueses, sendo ela uma atleta considerada com um talento emergente do SUP nacional.

O Viana SUP Open terá, ainda, provas abertas e juvenis, com uma mostra de cinema e festa com DJ’s, na noite de Sábado, para descontrair no cenário idílico da foz do Rio Lima.
O Domingo está reservado para as corridas de distância, com provas Open de 3km e 6km, na Praia Fluvial do Barracão dos Touros, entrando de seguida os profissionais na água.
Às 14hoo, para os 16km de uma Downwind Race uma corrida em mar aberto a favor do vento, (a famosa nortada do Verão português, que agora atinge todo o seu potencial), com início na Praia de Afife e chegada ao local do evento.
O dia terminará com a iniciativa Paddle For the Oceans, da Association of Paddlesurf Professionals, na qual todos os participantes irão remar em conjunto, como forma de apoio à preservação e protecção dos oceanos.
O Viana SUP Open, é de entrada gratuita com início diário às 9h00 da manhã
Também pode ser acompanhado em www.appworldtour.com, onde irão ser transmitidas as provas principais e onde se encontram mais informações sobre o evento.

O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.