Nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho, a Cidade Europeia do Desporto de 2023, recebe a estreia em águas nacionais do circuito mundial de Stand Up Paddle, modalidade que junta atletas de diferentes áreas, como surf, remo, windsurf, kitesurf ou vela.
A segunda etapa do circuito mundial de Stand Up Paddle, este ano na vertente race, depois da etapa inaugural, disputada em Abril, em Alicante, Espanha, inicia esta sexta-feira, dia de abertura, com sessões de treinos dos atletas, dando a oportunidade para os amadores poderem conhecer os atletas profissionais. Também neste dia, será possivel inscrições em sessões abertas na água, em conjunto com a APPACDM de Viana do Castelo e a sua iniciativa “Desporto para Todos”, com um evento de abertura formal a partir das 18h00.
A foz do Rio Lima vai acolher alguns dos melhores atletas profissionais da modalidade, como o havaiano Connor Baxter, campeão mundial em título e vencedor da primeira etapa deste ano, os japoneses Shuri Araki e Rai Taguchi, as espanholas Esperanza Barreras e Duna Gordillo, a argentina Juliette Duhaime ou a italiana Cecilia Pampinella, que no sábado disputarão as provas de sprint num percurso em formato de “M”, com base na Praia Fluvial do Barracão dos Touros.
Entre os candidatos à vitória estarão alguns atletas portugueses, como o madeirense Tomás Lacerda, que conquistou o quinto lugar na prova inaugural, em Alicante, ou a caminhense Ângela Fernandes, atleta do Surf Clube de Viana.
A jovem Mia Soares, também se vai juntar aos atletas portugueses, sendo ela uma atleta considerada com um talento emergente do SUP nacional.

O Viana SUP Open terá, ainda, provas abertas e juvenis, com uma mostra de cinema e festa com DJ’s, na noite de Sábado, para descontrair no cenário idílico da foz do Rio Lima.
O Domingo está reservado para as corridas de distância, com provas Open de 3km e 6km, na Praia Fluvial do Barracão dos Touros, entrando de seguida os profissionais na água.
Às 14hoo, para os 16km de uma Downwind Race uma corrida em mar aberto a favor do vento, (a famosa nortada do Verão português, que agora atinge todo o seu potencial), com início na Praia de Afife e chegada ao local do evento.
O dia terminará com a iniciativa Paddle For the Oceans, da Association of Paddlesurf Professionals, na qual todos os participantes irão remar em conjunto, como forma de apoio à preservação e protecção dos oceanos.
O Viana SUP Open, é de entrada gratuita com início diário às 9h00 da manhã
Também pode ser acompanhado em www.appworldtour.com, onde irão ser transmitidas as provas principais e onde se encontram mais informações sobre o evento.

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.