Viana do Castelo recebeu uma menção honrosa dos Prémios ODS Local, atribuída ao município vianense na subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas.
Já em 2021, Viana do Castelo recebeu um Selo ODSlocal, uma certificação que reconhece os municípios “que evidenciem um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local”. Os Prémios ODSlocal são uma distinção que pretende dar visibilidade aos Municípios que executem o melhor conjunto de boas práticas nos serviços da autarquia (ações, programas, etc.).
Durante a Conferência ODSlocal´23, que decorreu no Teatro Municipal Sá de Miranda, foram distinguidas Boas Práticas e entregues ‘Selos ODSlocal’ aos municípios que mais se destacaram neste domínio, e foram também atribuídos Prémios ODSlocal a três projetos de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradores e com um elevado potencial de replicabilidade.
Na sua intervenção na conferência, que serviu para fazer um balanço e perspetivar o futuro, Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal da capital do Alto Minho, vincou o trabalho desenvolvido por Viana do Castelo neste Âmbito, com o cumprimento de 17 objetivos de desenvolvimento local. “O nosso modelo está a ser cumprido com resultados positivos graças a equipas motivadas e comprometidas com estes objetivos”, destacou.
“Esta é uma cidade que planeia e se esforça por cumprir estes 17 grandes objetivos”, reafirmou o autarca de Viana do Castelo, um dos municípios que integra desde início este consórcio universitário e uma empresa, liderados pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento sustentável (CNADS), e que se juntaram para criar a plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visa levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a todos os municípios do país e facilitar a sua concretização.
O objetivo é incentivar a adesão aos 17 ODS propostos pela ONU na Agenda 2030 através da mobilização dos municípios portugueses, dando destaque aos atores locais e às suas iniciativas e promovendo a participação cívica. A Plataforma ODSlocal integra um portal online dinâmico, que permite visualizar e ir acompanhando os progressos e contributos de cada município em relação aos vários ODS, identificando práticas locais, iniciativas e projetos inovadores em cada autarquia.
Esta iniciativa, que beneficia do apoio da Fundação “la Caixa”, é promovida pelo CNADS, associado a dois centros de investigação universitários, um da Universidade de Lisboa e outro da Universidade Nova de Lisboa, e à start-up tecnológica em ambiente e alterações climáticas 2adapt.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.