Viana do Castelo recebeu uma menção honrosa dos Prémios ODS Local, atribuída ao município vianense na subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas.
Já em 2021, Viana do Castelo recebeu um Selo ODSlocal, uma certificação que reconhece os municípios “que evidenciem um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local”. Os Prémios ODSlocal são uma distinção que pretende dar visibilidade aos Municípios que executem o melhor conjunto de boas práticas nos serviços da autarquia (ações, programas, etc.).
Durante a Conferência ODSlocal´23, que decorreu no Teatro Municipal Sá de Miranda, foram distinguidas Boas Práticas e entregues ‘Selos ODSlocal’ aos municípios que mais se destacaram neste domínio, e foram também atribuídos Prémios ODSlocal a três projetos de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradores e com um elevado potencial de replicabilidade.
Na sua intervenção na conferência, que serviu para fazer um balanço e perspetivar o futuro, Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal da capital do Alto Minho, vincou o trabalho desenvolvido por Viana do Castelo neste Âmbito, com o cumprimento de 17 objetivos de desenvolvimento local. “O nosso modelo está a ser cumprido com resultados positivos graças a equipas motivadas e comprometidas com estes objetivos”, destacou.
“Esta é uma cidade que planeia e se esforça por cumprir estes 17 grandes objetivos”, reafirmou o autarca de Viana do Castelo, um dos municípios que integra desde início este consórcio universitário e uma empresa, liderados pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento sustentável (CNADS), e que se juntaram para criar a plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visa levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a todos os municípios do país e facilitar a sua concretização.
O objetivo é incentivar a adesão aos 17 ODS propostos pela ONU na Agenda 2030 através da mobilização dos municípios portugueses, dando destaque aos atores locais e às suas iniciativas e promovendo a participação cívica. A Plataforma ODSlocal integra um portal online dinâmico, que permite visualizar e ir acompanhando os progressos e contributos de cada município em relação aos vários ODS, identificando práticas locais, iniciativas e projetos inovadores em cada autarquia.
Esta iniciativa, que beneficia do apoio da Fundação “la Caixa”, é promovida pelo CNADS, associado a dois centros de investigação universitários, um da Universidade de Lisboa e outro da Universidade Nova de Lisboa, e à start-up tecnológica em ambiente e alterações climáticas 2adapt.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.