Viana do Castelo recebeu uma menção honrosa dos Prémios ODS Local, atribuída ao município vianense na subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas.
Já em 2021, Viana do Castelo recebeu um Selo ODSlocal, uma certificação que reconhece os municípios “que evidenciem um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local”. Os Prémios ODSlocal são uma distinção que pretende dar visibilidade aos Municípios que executem o melhor conjunto de boas práticas nos serviços da autarquia (ações, programas, etc.).
Durante a Conferência ODSlocal´23, que decorreu no Teatro Municipal Sá de Miranda, foram distinguidas Boas Práticas e entregues ‘Selos ODSlocal’ aos municípios que mais se destacaram neste domínio, e foram também atribuídos Prémios ODSlocal a três projetos de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradores e com um elevado potencial de replicabilidade.
Na sua intervenção na conferência, que serviu para fazer um balanço e perspetivar o futuro, Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal da capital do Alto Minho, vincou o trabalho desenvolvido por Viana do Castelo neste Âmbito, com o cumprimento de 17 objetivos de desenvolvimento local. “O nosso modelo está a ser cumprido com resultados positivos graças a equipas motivadas e comprometidas com estes objetivos”, destacou.
“Esta é uma cidade que planeia e se esforça por cumprir estes 17 grandes objetivos”, reafirmou o autarca de Viana do Castelo, um dos municípios que integra desde início este consórcio universitário e uma empresa, liderados pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento sustentável (CNADS), e que se juntaram para criar a plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visa levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a todos os municípios do país e facilitar a sua concretização.
O objetivo é incentivar a adesão aos 17 ODS propostos pela ONU na Agenda 2030 através da mobilização dos municípios portugueses, dando destaque aos atores locais e às suas iniciativas e promovendo a participação cívica. A Plataforma ODSlocal integra um portal online dinâmico, que permite visualizar e ir acompanhando os progressos e contributos de cada município em relação aos vários ODS, identificando práticas locais, iniciativas e projetos inovadores em cada autarquia.
Esta iniciativa, que beneficia do apoio da Fundação “la Caixa”, é promovida pelo CNADS, associado a dois centros de investigação universitários, um da Universidade de Lisboa e outro da Universidade Nova de Lisboa, e à start-up tecnológica em ambiente e alterações climáticas 2adapt.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.