Este fim-de-semana, dias 16 e 17 de março, Viana do Castelo acolhe a Final Four da Taça de Portugal masculina de Basquetebol, prova que vai contar com o SL Benfica, atual detentor do troféu, CD Póvoa, FC Porto e Imortal BC.
O Pavilhão Municipal José Natário é o palco de todas as decisões da Final Four da Taça de Portugal Alfaloc. Assim, no sábado, nas meias-finais, o bicampeão nacional SL Benfica defronta a equipa CD Póvoa ESC Online, pelas 15h00, seguindo-se, às 18h00, o jogo entre Imortal Basket Luzigás e FC Porto. A grande final acontece no domingo, às 17h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu hoje a Taça de Portugal Alfaloc, num momento que contou ainda com a presença do vice-presidente da Federação Portuguesa Basquetebol, João Leitão, da Alfaloc, representada por Bruno Lemos, do presidente da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, Paulo Fernandes, e do vereador do Desporto, Ricardo Rego.
O autarca vianense considerou que esta modalidade “com prática significativa no nosso concelho” e que é “um privilégio para Viana do Castelo receber este grande evento no pós-Cidade Europeia do Desporto 2023”, num momento que considera que será de afirmação da cidade e do basquetebol
Todos os jogos contam com transmissão integral na FPBtv e na RTP. Os bilhetes para a Final Four da Taça de Portugal Alfaloc podem ser adquiridos através do link: https://smartfan.tickets/comptacaptmasculinabasquetebol.
De acordo com a Legislação Nacional, não é permitida a entrada em Recintos Desportivos a menores de 3 anos. Para a entrada de crianças com idade inferior a 12 anos, é obrigatório estarem acompanhadas por adultos.
Este é um evento nacional que dá continuidade à eleição de Viana do Castelo como Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023 já que este é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por mais de 100 de clubes e coletividades que promovem regularmente mais de 50 modalidades, atividade física e/ou desporto federado.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.