Este fim-de-semana, dias 16 e 17 de março, Viana do Castelo acolhe a Final Four da Taça de Portugal masculina de Basquetebol, prova que vai contar com o SL Benfica, atual detentor do troféu, CD Póvoa, FC Porto e Imortal BC.
O Pavilhão Municipal José Natário é o palco de todas as decisões da Final Four da Taça de Portugal Alfaloc. Assim, no sábado, nas meias-finais, o bicampeão nacional SL Benfica defronta a equipa CD Póvoa ESC Online, pelas 15h00, seguindo-se, às 18h00, o jogo entre Imortal Basket Luzigás e FC Porto. A grande final acontece no domingo, às 17h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu hoje a Taça de Portugal Alfaloc, num momento que contou ainda com a presença do vice-presidente da Federação Portuguesa Basquetebol, João Leitão, da Alfaloc, representada por Bruno Lemos, do presidente da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, Paulo Fernandes, e do vereador do Desporto, Ricardo Rego.
O autarca vianense considerou que esta modalidade “com prática significativa no nosso concelho” e que é “um privilégio para Viana do Castelo receber este grande evento no pós-Cidade Europeia do Desporto 2023”, num momento que considera que será de afirmação da cidade e do basquetebol
Todos os jogos contam com transmissão integral na FPBtv e na RTP. Os bilhetes para a Final Four da Taça de Portugal Alfaloc podem ser adquiridos através do link: https://smartfan.tickets/comptacaptmasculinabasquetebol.
De acordo com a Legislação Nacional, não é permitida a entrada em Recintos Desportivos a menores de 3 anos. Para a entrada de crianças com idade inferior a 12 anos, é obrigatório estarem acompanhadas por adultos.
Este é um evento nacional que dá continuidade à eleição de Viana do Castelo como Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023 já que este é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por mais de 100 de clubes e coletividades que promovem regularmente mais de 50 modalidades, atividade física e/ou desporto federado.
O Santa Luzia FC, de Viana do Castelo, é um dos grandes destaques da 28.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, ao ser nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo. O clube feminino de futsal viveu recentemente a sua época mais histórica, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional, depois de disputar, pela primeira vez na sua história, a final da Liga Placard.
Viana do Castelo recebe no domingo, 25 de janeiro, mais uma edição da Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, iniciativa que já se afirmou como um dos eventos desportivos de referência da região. A prova tem partida marcada para as 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural.
Desde agosto de 2021, o Balcão Único do Prédio (BUPi) da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já georreferenciou 8.832 matrizes rústicas, correspondendo a 2.270 hectares do concelho. O número representa 31% do total de 28.764 matrizes identificadas, segundo dados atualizados a 4 de janeiro de 2026.
O Centro Social e Paroquial da Meadela vai acolher, no próximo dia 24 de janeiro, um Encontro de Jogos de Tabuleiro, numa iniciativa aberta à comunidade e pensada para todas as idades.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo passou a dispor de um canal oficial no WhatsApp, reforçando os meios de comunicação direta com os munícipes e apostando numa informação mais próxima, imediata e acessível.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) assinala, na próxima sexta-feira, 40 anos de existência, com uma sessão solene que terá lugar no Auditório Francisco Sampaio, a partir das 14h30, reunindo a comunidade académica, entidades institucionais e parceiros da região.
O Vitória de Guimarães e o Sporting Clube de Braga garantiram, ontem e hoje, respetivamente, a presença na final da Taça da Liga, depois de vencerem Sporting (2-1) e Benfica (3-1) nas meias-finais disputadas no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, marcando um dérbi minhoto na decisão da prova.