Este fim-de-semana, dias 16 e 17 de março, Viana do Castelo acolhe a Final Four da Taça de Portugal masculina de Basquetebol, prova que vai contar com o SL Benfica, atual detentor do troféu, CD Póvoa, FC Porto e Imortal BC.
O Pavilhão Municipal José Natário é o palco de todas as decisões da Final Four da Taça de Portugal Alfaloc. Assim, no sábado, nas meias-finais, o bicampeão nacional SL Benfica defronta a equipa CD Póvoa ESC Online, pelas 15h00, seguindo-se, às 18h00, o jogo entre Imortal Basket Luzigás e FC Porto. A grande final acontece no domingo, às 17h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu hoje a Taça de Portugal Alfaloc, num momento que contou ainda com a presença do vice-presidente da Federação Portuguesa Basquetebol, João Leitão, da Alfaloc, representada por Bruno Lemos, do presidente da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, Paulo Fernandes, e do vereador do Desporto, Ricardo Rego.
O autarca vianense considerou que esta modalidade “com prática significativa no nosso concelho” e que é “um privilégio para Viana do Castelo receber este grande evento no pós-Cidade Europeia do Desporto 2023”, num momento que considera que será de afirmação da cidade e do basquetebol
Todos os jogos contam com transmissão integral na FPBtv e na RTP. Os bilhetes para a Final Four da Taça de Portugal Alfaloc podem ser adquiridos através do link: https://smartfan.tickets/comptacaptmasculinabasquetebol.
De acordo com a Legislação Nacional, não é permitida a entrada em Recintos Desportivos a menores de 3 anos. Para a entrada de crianças com idade inferior a 12 anos, é obrigatório estarem acompanhadas por adultos.
Este é um evento nacional que dá continuidade à eleição de Viana do Castelo como Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023 já que este é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por mais de 100 de clubes e coletividades que promovem regularmente mais de 50 modalidades, atividade física e/ou desporto federado.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.