Viana do Castelo recebe a edição de 2023 da Festa da Saúde que decorre de 30 de junho a 2 de julho no Jardim Público e no Jardim da Marina.
A Festa da Saúde é um evento gratuito que pretende proporcionar aos visitantes um espaço privilegiado de acesso a informação e contacto com profissionais de saúde e um programa diversificado de atividades promotoras de saúde e bem-estar.
Esta é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) em colaboração com o Serviço de Medicina da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Oferece um programa com atividades para toda a família que inclui ações de
sensibilização, rastreios, palestras, formações, atividades físicas e desportivas, concertos, stand up, teatro e showcookings.
Os mais novos terão a oportunidade de visitar o Hospital de Pequeninos, experimentar uma aula de CrossFit Kids e brincar livremente no PlayDay Família. Do programa, destaca-se ainda a presença do Chefe Hélio Loureiro, os Contraponto, a Escola de Música Amadeus, a Escola de Música de Perre, Grupo de Danças e Cantares de Perre e os comediantes Zé Pedro Rodrigues, João Bot Moreira e Pedro Silva, entre outros.
Este programa conta com a participação dos Núcleos de Estudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e de várias entidades locais do setor alimentar, desportivo, empresarial e da saúde.
O evento integra igualmente o programa de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, incluindo ainda várias atividades desportivas, como a Corrida Internacional 10km e o projeto Walk With a Doc Viana do Castelo, entre outras.
A Festa da Saúde 2023 pretende, assim, contribuir para uma melhor literacia
em saúde, prevenção de doença e promoção da saúde e estilos de vida saudável.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.