Este sábado, 30 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo será palco do RITMO ÍRIS, uma iniciativa inovadora que une arte, tecnologia e saúde visual numa experiência sensorial única.
Organizado pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância dos cuidados visuais, combinando atividades interativas com educação em saúde.
O RITMO ÍRIS é a primeira experiência do género em Portugal, oferecendo ao público a oportunidade de explorar a visão através de diferentes ritmos e estímulos sensoriais que promovem uma compreensão mais profunda dos cuidados oculares e da saúde visual. “Este tema é acutilante nos tempos atuais, uma vez que a prevenção da doença ocular e o seu tratamento, desde os casos mais simples de miopia, por exemplo, permitem uma melhor qualidade de vida e bem-estar em todo o ciclo de vida”, explica a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida.
A iniciativa surge num momento em que as doenças oculares e a perda de visão continuam a impactar milhões de portugueses, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “É um evento que procura ser interativo, dinâmico, experiencial baseado nos princípios da literacia em saúde com modelos que evocam a razão e emoção para estimular o início da mudança de comportamentos”, continua a especialista em literacia em saúde.
Durante o evento, os participantes vão envolver-se em várias estações interativas, onde vão vivenciar de forma prática e imersiva as mudanças na visão que ocorrem ao longo da vida. “Em cada etapa do percurso estarão stands dedicados a uma determinada patologia, com especial relevo nessa fase do ciclo de vida”, diz Sérgio Azevedo, coordenador da unidade de gestão e estratégia da SPO e diretor do serviço de oftalmologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
“Em cada stand vão ocorrer ainda ações de sensibilização, interação com os participantes, visualização de vídeos, realização de alguns meios complementares de diagnóstico e disponibilizados alguns folhetos informativo sobre a patologia, entre outras atividades”, continua o médico. A experiência é desenhada para todas as idades.
“Cientes da importância de promover a saúde visual ao longo do ciclo de vida, acolhemos com elevado interesse a realização deste evento no nosso concelho”, acrescenta o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre. “Esta é uma oportunidade para a população vianense participar numa iniciativa que se apresenta com um formato inovador e que proporciona aos visitantes uma experiência singular de promoção da saúde”.
A primeira edição do evento vai decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo, em colaboração com o Serviço de Oftalmologia da ULSAM, e pretende-se que se possa repetir noutros locais do país. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Para mais informações, consulte o site da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.