Este sábado, 30 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo será palco do RITMO ÍRIS, uma iniciativa inovadora que une arte, tecnologia e saúde visual numa experiência sensorial única.
Organizado pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância dos cuidados visuais, combinando atividades interativas com educação em saúde.
O RITMO ÍRIS é a primeira experiência do género em Portugal, oferecendo ao público a oportunidade de explorar a visão através de diferentes ritmos e estímulos sensoriais que promovem uma compreensão mais profunda dos cuidados oculares e da saúde visual. “Este tema é acutilante nos tempos atuais, uma vez que a prevenção da doença ocular e o seu tratamento, desde os casos mais simples de miopia, por exemplo, permitem uma melhor qualidade de vida e bem-estar em todo o ciclo de vida”, explica a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida.
A iniciativa surge num momento em que as doenças oculares e a perda de visão continuam a impactar milhões de portugueses, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “É um evento que procura ser interativo, dinâmico, experiencial baseado nos princípios da literacia em saúde com modelos que evocam a razão e emoção para estimular o início da mudança de comportamentos”, continua a especialista em literacia em saúde.
Durante o evento, os participantes vão envolver-se em várias estações interativas, onde vão vivenciar de forma prática e imersiva as mudanças na visão que ocorrem ao longo da vida. “Em cada etapa do percurso estarão stands dedicados a uma determinada patologia, com especial relevo nessa fase do ciclo de vida”, diz Sérgio Azevedo, coordenador da unidade de gestão e estratégia da SPO e diretor do serviço de oftalmologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
“Em cada stand vão ocorrer ainda ações de sensibilização, interação com os participantes, visualização de vídeos, realização de alguns meios complementares de diagnóstico e disponibilizados alguns folhetos informativo sobre a patologia, entre outras atividades”, continua o médico. A experiência é desenhada para todas as idades.
“Cientes da importância de promover a saúde visual ao longo do ciclo de vida, acolhemos com elevado interesse a realização deste evento no nosso concelho”, acrescenta o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre. “Esta é uma oportunidade para a população vianense participar numa iniciativa que se apresenta com um formato inovador e que proporciona aos visitantes uma experiência singular de promoção da saúde”.
A primeira edição do evento vai decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo, em colaboração com o Serviço de Oftalmologia da ULSAM, e pretende-se que se possa repetir noutros locais do país. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Para mais informações, consulte o site da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.
O Município de Monção marcou presença na INTUR, uma das maiores feiras de turismo de interior da Península Ibérica, integrada no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Durante o evento, que reuniu operadores turísticos e público em geral, o concelho destacou o seu património natural, cultural e gastronómico, reforçando a sua estratégia de promoção internacional.
Esta sexta-feira, 21 de novembro, às 21h00, chega ao Festival de Teatro de Viana do Castelo, “Lá”, uma coprodução entre o Teatro Meridional e o Teatro Regional da Serra do Montemuro.
A concept store Adorn, em Viana do Castelo, está a dinamizar uma iniciativa inédita que promete trazer mais movimento e curiosidade à Rua Manuel Espregueira durante o mês de dezembro. Até ao dia 24, a loja está a deixar diariamente um presente à porta, numa ação que reinventa o tradicional calendário de advento e pretende envolver a comunidade no espírito natalício.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.