A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai receber, para ficar à custódia da Unidade Orgânica de Arquivo e Memória de forma a ser objeto de tratamento, conservação, acessibilidade e comunicação, um vasto conjunto de documentos, fotografias e outros de várias pessoas e entidades.
Desta forma, foram aprovados em reunião de executivo autos de doação de documentos do espólio da família Teresa Mayer pela Ephemera, que também doou um conjunto documental de 25 peças diferentes, de José Alberto Veiga Meira Torres (bisneto de João Fernandes Dias, personalidade que foi presidente da Junta de Subportela nas primeiras décadas do século XX) com vinte caixas dossier que integram livros, documentos diversos e testamentos.
Joaquim Esteves da Costa Jácome vai doar à Câmara Municipal duas bobines de película super 8 contendo imagens inéditas da Romaria de Nossa Senhora da Agonia entre 1970 e 1972. Já Ilídio Gonçalves do Rego cedeu um conjunto documental em formato digital de fotografias dos autos de S. João, das Marchas de Portela Susã e Subportela e programas de festas.
Já em seu nome, José Alberto Veiga Meira Torres vai ceder um conjunto documental do espólio familiar referente à Mercearia Confiança, que existiu na Rua Mateus Barbosa entre 1923 e 1986, e que serviu de base de dados para a elaboração de um artigo no tomo 54 dos Cadernos Vianenses.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.