A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai receber, para ficar à custódia da Unidade Orgânica de Arquivo e Memória de forma a ser objeto de tratamento, conservação, acessibilidade e comunicação, um vasto conjunto de documentos, fotografias e outros de várias pessoas e entidades.
Desta forma, foram aprovados em reunião de executivo autos de doação de documentos do espólio da família Teresa Mayer pela Ephemera, que também doou um conjunto documental de 25 peças diferentes, de José Alberto Veiga Meira Torres (bisneto de João Fernandes Dias, personalidade que foi presidente da Junta de Subportela nas primeiras décadas do século XX) com vinte caixas dossier que integram livros, documentos diversos e testamentos.
Joaquim Esteves da Costa Jácome vai doar à Câmara Municipal duas bobines de película super 8 contendo imagens inéditas da Romaria de Nossa Senhora da Agonia entre 1970 e 1972. Já Ilídio Gonçalves do Rego cedeu um conjunto documental em formato digital de fotografias dos autos de S. João, das Marchas de Portela Susã e Subportela e programas de festas.
Já em seu nome, José Alberto Veiga Meira Torres vai ceder um conjunto documental do espólio familiar referente à Mercearia Confiança, que existiu na Rua Mateus Barbosa entre 1923 e 1986, e que serviu de base de dados para a elaboração de um artigo no tomo 54 dos Cadernos Vianenses.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.