A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu, em Bursa, na Turquia, o diploma da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization – WHO) que reconhece o município como cidade-membro da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), no âmbito da VII Fase (2019-2025) deste movimento internacional.
Este reconhecimento, entregue ao Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, distingue o compromisso do município vianense com a saúde e o bem-estar da sua população.
Este momento assinala o culminar de um processo exigente de candidatura e avaliação e representa um importante marco no compromisso da autarquia com políticas públicas promotoras da saúde, da equidade e do desenvolvimento sustentável.
A adesão de Viana do Castelo à Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde, coordenada pela OMS Europa, valida o trabalho que o município tem vindo a desenvolver na promoção de um território mais saudável e inclusivo, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o Consenso de Autarcas de Copenhaga, que serve de base à atuação desta rede internacional na sua sétima fase.
Como membro da Rede, Viana do Castelo integra uma comunidade de cidades europeias que partilham boas práticas e inovam coletivamente no âmbito da promoção da saúde e bem-estar das populações.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.