Viana do Castelo será palco, esta quarta-feira, 22 de outubro, do evento “Incentivar Viana do Castelo – Financiamento para empresas da região”, que terá lugar na Associação Data CoLab, entre as 09h45 e as 12h00.
A iniciativa contará com a presença de especialistas da J. Pereira da Cruz, FI Group e Associação CoLab, e inclui momentos de networking entre consultores, empreendedores e líderes empresariais da região.
O debate central abordará o papel da Inteligência Artificial (IA) no contexto empresarial, explorando barreiras, oportunidades e transformações organizacionais. Entre os intervenientes estão Amália Gonçalvez, IP Account Manager da J. Pereira da Cruz, Patrícia Gomes e Carla Pinto, da FI Group, e Ana Gonçalves, Product Development Unit Manager da Data CoLab.
Para João Pereira da Cruz, Sócio Administrador da J. Pereira da Cruz, iniciativas como esta são essenciais para reforçar a ligação entre a proteção da Propriedade Intelectual e o desenvolvimento económico: “As empresas portuguesas podem encarar a propriedade industrial não como um gasto, mas como um investimento estratégico. As patentes promovem partilha, evolução tecnológica e soluções para os desafios da sociedade, sendo fundamentais para posicionar Portugal no panorama internacional e potenciar a atividade económica e industrial do país.”
A J. Pereira da Cruz, com mais de 75 anos de experiência, é uma sociedade de consultoria especializada em Propriedade Intelectual, incluindo Propriedade Industrial e Direitos de Autor. Fundada em 1949 como empresa familiar, a consultora conquistou uma projeção nacional e internacional baseada em proximidade, rigor e serviço jurídico especializado.
O evento promete ser uma oportunidade única para empresas da região explorarem financiamento, inovação tecnológica e networking, contribuindo para o crescimento económico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo é uma das sete cidades portuguesas a receber o projeto “Outdoor’25”, promovido pela P28 – Associação para o Desenvolvimento Criativo e Artístico, que transforma painéis publicitários em suportes de arte contemporânea.
Os pavilhões desportivos municipais de Caminha e de Vila Praia de Âncora vão ser alvo de obras de requalificação, num investimento global superior a 250 mil euros, financiado em 70% por fundos comunitários, através do programa Norte2030.
A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou a abertura de um concurso para a elaboração de um projeto que visa proteger os famosos socalcos da aldeia de Sistelo e gerir 750 hectares de floresta.
A Caminhada Nacional “Pare o AVC, Junte-se a Nós!” regressa no próximo domingo, 26 de outubro, pelas 10h00, com ponto de encontro no Pavilhão Mestre Luís Braga, em Viana do Castelo.
O dialeto de Riba de Mouro, no concelho de Monção, vai dar um salto tecnológico inédito. O ribamourês está a ser introduzido em sistemas de Inteligência Artificial, num projeto desenvolvido pelo investigador Philippe Locquet, que será apresentado esta sexta-feira, 24 de outubro, no Congresso Anual da Associação de Tradutores da América (ATA), em Boston (EUA).
Viana do Castelo será palco, esta quarta-feira, 22 de outubro, do evento “Incentivar Viana do Castelo – Financiamento para empresas da região”, que terá lugar na Associação Data CoLab, entre as 09h45 e as 12h00.
Entre 14 e 20 de outubro, a campanha “Viajar Sem Pressa”, promovida pela ANSR, GNR e PSP, alertou condutores em todo o país, incluindo Viana do Castelo, para os riscos do excesso de velocidade, principal causa de acidentes graves nas estradas.