É já este sábado, 2 de setembro, às 10h00, que Viana do Castelo vai receber a 2.ª Edição da Beer Runners em Portugal. Os Cervejeiros de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo organizam a 2.ª edição desta corrida que junta lazer, cultura, gastronomia e desporto. As inscrições estão abertas.
A prova será de grau de dificuldade fácil e contempla uma corrida de 10Km e uma caminhada de 5Km, destinando-se a atletas profissionais, amadores, corredores experientes, iniciados e praticantes de caminhada.
Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, declara que, “numa terra com fortes tradições no Atletismo, estamos preparados para acolher mais um grande evento desportivo, integrado na programação da Cidade Europeia do Desporto 2023”.
“Queremos que seja uma grande festa, com muitos participantes a visitarem a nossa cidade no primeiro fim de semana de setembro. Trazemos a Viana do Castelo aquilo que é já uma tendência em vários países: aliar uma atividade desportiva ao convívio e ao lazer”, conclui.
O Presidente dos Cervejeiros de Portugal, Rui Lopes Ferreira, garante que “o propósito desta iniciativa é, acima de tudo, tentar conciliar o bom dos dois mundos: incentivar a prática de exercício físico e a degustação de uma cerveja fresca no final”. “A verdade é que a cerveja, quando consumida com moderação, pode ser uma boa aliada na recuperação após uma corrida ou uma caminhada.
De salientar que esta bebida, além de ter um baixo teor alcoólico, é das poucas que oferece uma versão sem álcool”, refere.
A Beer Runners 2023 vai contar ainda com a atleta olímpica Manuela Machado, natural de Viana do Castelo, como embaixadora do evento.
Quando a prova terminar, será realizada uma cerimónia no pódio e todos os participantes que cruzarem a meta terão a oportunidade de degustar de cerveja com ou sem álcool, no espaço do Festival “Maresia – Marisco e Cerveja”, a decorrer no mesmo local.
A ideia de unir o desporto e a cerveja surgiu em 2007, quando um grupo de corredores de Filadélfia, nos Estados Unidos, inspirado por um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, em Espanha, que atestava a relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja, começou a organizar corridas uma vez por semana, que terminavam sempre com a partilha de cerveja.
A primeira Beer Runners oficial aconteceu em 2012, em Espanha, promovida pelos Cerveceros de España. Em Portugal, a 1.ª Edição, organizada pelos Cervejeiros de Portugal, realizou-se em 2019, em Belém, Lisboa, e contou com perto de 1.000 participantes.
Inscrições e mais informações em: https://beerrunners.pt/
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.