É já este sábado, 2 de setembro, às 10h00, que Viana do Castelo vai receber a 2.ª Edição da Beer Runners em Portugal. Os Cervejeiros de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo organizam a 2.ª edição desta corrida que junta lazer, cultura, gastronomia e desporto. As inscrições estão abertas.
A prova será de grau de dificuldade fácil e contempla uma corrida de 10Km e uma caminhada de 5Km, destinando-se a atletas profissionais, amadores, corredores experientes, iniciados e praticantes de caminhada.
Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, declara que, “numa terra com fortes tradições no Atletismo, estamos preparados para acolher mais um grande evento desportivo, integrado na programação da Cidade Europeia do Desporto 2023”.
“Queremos que seja uma grande festa, com muitos participantes a visitarem a nossa cidade no primeiro fim de semana de setembro. Trazemos a Viana do Castelo aquilo que é já uma tendência em vários países: aliar uma atividade desportiva ao convívio e ao lazer”, conclui.
O Presidente dos Cervejeiros de Portugal, Rui Lopes Ferreira, garante que “o propósito desta iniciativa é, acima de tudo, tentar conciliar o bom dos dois mundos: incentivar a prática de exercício físico e a degustação de uma cerveja fresca no final”. “A verdade é que a cerveja, quando consumida com moderação, pode ser uma boa aliada na recuperação após uma corrida ou uma caminhada.
De salientar que esta bebida, além de ter um baixo teor alcoólico, é das poucas que oferece uma versão sem álcool”, refere.
A Beer Runners 2023 vai contar ainda com a atleta olímpica Manuela Machado, natural de Viana do Castelo, como embaixadora do evento.
Quando a prova terminar, será realizada uma cerimónia no pódio e todos os participantes que cruzarem a meta terão a oportunidade de degustar de cerveja com ou sem álcool, no espaço do Festival “Maresia – Marisco e Cerveja”, a decorrer no mesmo local.
A ideia de unir o desporto e a cerveja surgiu em 2007, quando um grupo de corredores de Filadélfia, nos Estados Unidos, inspirado por um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, em Espanha, que atestava a relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja, começou a organizar corridas uma vez por semana, que terminavam sempre com a partilha de cerveja.
A primeira Beer Runners oficial aconteceu em 2012, em Espanha, promovida pelos Cerveceros de España. Em Portugal, a 1.ª Edição, organizada pelos Cervejeiros de Portugal, realizou-se em 2019, em Belém, Lisboa, e contou com perto de 1.000 participantes.
Inscrições e mais informações em: https://beerrunners.pt/
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.