O historiador Manuel Loff irá proferir uma conferência intitulada “50 anos depois do 25 de Abril, o modelo português de democracia em perigo”, no próximo dia 22 de abril, pelas 18h30, no polo de Monserrate da União de Freguesia de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, na Alameda João Alves Cerqueira.
A conferência é organizada pelo CER – Centro de Estudos Regionais e integra o programa das Comemorações do 25 de Abril, em Viana do Castelo.
Manuel Loff é professor de História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador no Instituto de História Contemporânea e no Centre d’Estudis sobre Dictadures i Democràcies (Barcelona).
Tem investigado sobre fascismo e neofascismo, revoluções e processos de transição autoritária e democrática e estudos da memória coletiva do antifascismo, do colonialismo, da ditadura e da Revolução do 25 de Abril. É autor de vários livros e colunista do jornal diário Público.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.