O historiador Manuel Loff irá proferir uma conferência intitulada “50 anos depois do 25 de Abril, o modelo português de democracia em perigo”, no próximo dia 22 de abril, pelas 18h30, no polo de Monserrate da União de Freguesia de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, na Alameda João Alves Cerqueira.
A conferência é organizada pelo CER – Centro de Estudos Regionais e integra o programa das Comemorações do 25 de Abril, em Viana do Castelo.
Manuel Loff é professor de História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador no Instituto de História Contemporânea e no Centre d’Estudis sobre Dictadures i Democràcies (Barcelona).
Tem investigado sobre fascismo e neofascismo, revoluções e processos de transição autoritária e democrática e estudos da memória coletiva do antifascismo, do colonialismo, da ditadura e da Revolução do 25 de Abril. É autor de vários livros e colunista do jornal diário Público.
A 10.ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo, com o SC Courense a reforçar a liderança após vencer fora de portas, enquanto Valenciano e AC Caminha seguem a dois pontos.
A 10.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo e trouxe vários duelos carregados de emoção e golos. O Távora e o Neves voltaram a confirmar o seu excelente momento de forma.
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.