Viana do Castelo vai efetuar o pedido de adesão do município à Rede de Cidades e Vilas que Caminham. Por proposta da Vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, Viana do Castelo apresenta proposta de adesão enquanto município fundador da rede portuguesa que, em parceria com a Red de Ciudades que Caminan de Espanha, pretende desenvolver ações conjuntas para aumentar o conhecimento e competências a quem planeia, projeta e toma decisões nas áreas da mobilidade pedonal e no desenho do espaço público.
Esta rede de vilas e cidades tem como objetivos, entre outros, a melhoria da qualidade de vida urbana, a diminuição de gases poluentes, o incremento da intermodalidade, o aumento da segurança da circulação pedonal e viária.
De acordo com a proposta, “nos dias de hoje verifica-se a importância cada vez maior dos modos suaves de deslocação, em particular do modo pedonal, devido aos benefícios que trazem quer para a saúde pública quer para o ambiente promovendo a descarbonização das cidades”.
“O Município de Viana do Castelo comunga destes objetivos e pretende continuar a fomentar a caminhabilidade do concelho, pelo que se propõe a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham”, foi referido na proposta.
A Rede Espanhola já conta com 76 cidades de 3 países, como Espanha, Portugal e México. A Rede Portuguesa conta já com 37 pedidos de adesão. Pretende-se que Viana do Castelo seja uma das cidades que façam parte desta rede desde o seu início, de forma a transmitir a necessidade do alinhamento integrado para a sustentabilidade do planeta, partilhando e aprendendo com outros municípios de forma a otimizarmos as experiências que cada um possui nesta área da mobilidade.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.