Logo
Regional

Viana do Castelo quer ser município fundador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham

10 Outubro, 2022 | 9:23
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Viana do Castelo vai efetuar o pedido de adesão do município à Rede de Cidades e Vilas que Caminham. Por proposta da Vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, Viana do Castelo apresenta proposta de adesão enquanto município fundador da rede portuguesa que, em parceria com a Red de Ciudades que Caminan de Espanha, pretende desenvolver ações conjuntas para aumentar o conhecimento e competências a quem planeia, projeta e toma decisões nas áreas da mobilidade pedonal e no desenho do espaço público.

Esta rede de vilas e cidades tem como objetivos, entre outros, a melhoria da qualidade de vida urbana, a diminuição de gases poluentes, o incremento da intermodalidade, o aumento da segurança da circulação pedonal e viária.

De acordo com a proposta, “nos dias de hoje verifica-se a importância cada vez maior dos modos suaves de deslocação, em particular do modo pedonal, devido aos benefícios que trazem quer para a saúde pública quer para o ambiente promovendo a descarbonização das cidades”.

“O Município de Viana do Castelo comunga destes objetivos e pretende continuar a fomentar a caminhabilidade do concelho, pelo que se propõe a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham”, foi referido na proposta.

A Rede Espanhola já conta com 76 cidades de 3 países, como Espanha, Portugal e México. A Rede Portuguesa conta já com 37 pedidos de adesão. Pretende-se que Viana do Castelo seja uma das cidades que façam parte desta rede desde o seu início, de forma a transmitir a necessidade do alinhamento integrado para a sustentabilidade do planeta, partilhando e aprendendo com outros municípios de forma a otimizarmos as experiências que cada um possui nesta área da mobilidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.