O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu, na noite de sexta-feira, das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, a troféu simbólico da passagem de testemunho para que Viana do Castelo arranque oficialmente com a Cidade Europeia do Desporto 2023.
“Viana do Castelo está absolutamente motivada, não só o executivo, mas também todos os agentes desportivos e a comunidade vianense em geral. Assumimos que é nosso objetivo conseguirmos ser, em 2023, a melhor Cidade Europeia do Desporto”, frisou o autarca vianense.
Na gala de encerramento do projeto Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, que aconteceu no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, marcaram presença o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, e o Presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal), Nuno Santos.
Na cerimónia, Luís Nobre afirmou, com o troféu nas mãos, que “os grandes atletas, os grandes dirigentes e os grandes clubes” que existem em Viana do Castelo vão permitir que a cidade viva com “enorme sucesso” o desafio de ser Cidade Europeia do Desporto, seja através da prática do desporto formal ou informal.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, desejou “a maior sorte” a Viana do Castelo. Já o Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, referiu ter “a certeza que Viana do Castelo vai ser igual ou ainda melhor do que Leiria neste desafio que é ser Cidade Europeia do Desporto”.
Na Gala de Ouro de encerramento de Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, o autarca Gonçalo Lopes referiu sentir “imenso orgulho em passar o testemunho a Viana do Castelo”, deixando votos de “um ano de enorme sucesso e de muito desporto”.
Viana do Castelo é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.
O Município conta com uma política desportiva forte, que tem colhido muitos frutos, aumentando o número de atletas jovens, atraindo variados eventos desportivos nacionais, europeus e até mundiais.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.