O terceiro concurso para recrutamento de mais 23 motoristas para os transportes públicos de Viana do Castelo abre na segunda-feira, sendo que o município já contratou 29 Agentes Únicos de Transportes.
Segundo a autárquica, já iniciaram funções 12 Agente único de Transportes [motoristas] para garantir, a partir de 23 de setembro o serviço público de transporte coletivo de passageiros, atualmente concessionado à empresa Transcunha, do grupo Avic.
A autarquia precisa de cerca de meia centena daqueles profissionais para garantir o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo.
Em comunicado hoje enviado às redações, a Câmara de Viana do Castelo abre, adianta que a partir de segunda-feira começa “um novo procedimento concursal comum para constituição de reserva de recrutamento – terceira reserva de recrutamento – na modalidade contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para a carreira de Assistente Operacional – Agente único de transportes”.
As “candidaturas deverão ser entregues a partir do dia útil seguinte à publicação, entre terça-feira e dia 19 de agosto, no Serviço de Atendimento ao Munícipe, aberto de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h30.
Os interessados podem ainda concorrer por correio registado com aviso de receção, até o termo do prazo indicado.
“Não serão aceites candidaturas enviadas por correio eletrónico”, sublinha o município.
Os Agentes Uniões de Transportes têm de garantir a condução de autocarros de transportes de passageiros, segundo percursos preestabelecidos, cobrar bilhetes e verificar que os passageiros que transporta estão credenciados para o efeito, informar os passageiros dos circuitos e tempos de viagem, preencher diariamente o boletim diário de viatura, tomar as providências necessárias com vista à reparação do veículo, em caso de avaria ou acidente e, assegurar o bom estado de funcionamento do veículo”.
Os candidatos devem dispor de escolaridade obrigatória em função da idade e carta de condução adequada e Certificado de Aptidão para Motorista (CAM).
“As candidaturas devem ser formalizadas, em impresso próprio de utilização obrigatória, modelo n º 232/*, disponível através do site www.cm-viana-castelo.pt, ou a fornecer pela secção de administração de pessoal da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que poderá ser entregue a preto e branco”, adianta a nota.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.