O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, em reunião ordinária, duas propostas que visam apoiar o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, que tem proporcionado aulas de hidroginástica a cerca de 700 seniores do concelho.
No âmbito do projeto, foi definido um apoio financeiro para as Juntas e Uniões de Freguesia que colaboram no transporte dos munícipes para os diversos locais onde o mesmo decorre (pavilhões e piscinas).
“O orçamento das Juntas de Freguesia não consegue suportar estas despesas, pelo que se propõe que seja deliberado um apoio mensal para o transporte da população sénior para os locais da prática da atividade física do projeto”, refere a proposta, “reconhecendo a importância destas iniciativas no âmbito do desenvolvimento desportivo em geral e da promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis”.
Assim, foi atribuído um apoio mensal a Castelo do Neiva, Darque, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Cardielos e Serreleis, Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, Mazarefes e Vila Fria, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã, Alvarães, São Romão de Neiva, Outeiro e Perre, por um período de dez meses.

Foi ainda aprovada uma proposta de apoio aos clubes de natação do concelho, “sob a forma de coadjuvação na disponibilização dos meios técnicos”, que implica um apoio à Escola Desportiva de Viana e ao Viana Natação Clube.
O projeto “Vencer a Idade com Saúde” teve o seu início em 2007 e foi criado pelo Município de Viana do Castelo com o intuito de proporcionar uma boa ocupação dos tempos livres e de ócio à população sénior, melhorando os índices de saúde, promovendo o bem-estar e ampliando a interação social.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.