O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, em reunião ordinária, duas propostas que visam apoiar o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, que tem proporcionado aulas de hidroginástica a cerca de 700 seniores do concelho.
No âmbito do projeto, foi definido um apoio financeiro para as Juntas e Uniões de Freguesia que colaboram no transporte dos munícipes para os diversos locais onde o mesmo decorre (pavilhões e piscinas).
“O orçamento das Juntas de Freguesia não consegue suportar estas despesas, pelo que se propõe que seja deliberado um apoio mensal para o transporte da população sénior para os locais da prática da atividade física do projeto”, refere a proposta, “reconhecendo a importância destas iniciativas no âmbito do desenvolvimento desportivo em geral e da promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis”.
Assim, foi atribuído um apoio mensal a Castelo do Neiva, Darque, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Cardielos e Serreleis, Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, Mazarefes e Vila Fria, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã, Alvarães, São Romão de Neiva, Outeiro e Perre, por um período de dez meses.

Foi ainda aprovada uma proposta de apoio aos clubes de natação do concelho, “sob a forma de coadjuvação na disponibilização dos meios técnicos”, que implica um apoio à Escola Desportiva de Viana e ao Viana Natação Clube.
O projeto “Vencer a Idade com Saúde” teve o seu início em 2007 e foi criado pelo Município de Viana do Castelo com o intuito de proporcionar uma boa ocupação dos tempos livres e de ócio à população sénior, melhorando os índices de saúde, promovendo o bem-estar e ampliando a interação social.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.