O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, em reunião ordinária, duas propostas que visam apoiar o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, que tem proporcionado aulas de hidroginástica a cerca de 700 seniores do concelho.
No âmbito do projeto, foi definido um apoio financeiro para as Juntas e Uniões de Freguesia que colaboram no transporte dos munícipes para os diversos locais onde o mesmo decorre (pavilhões e piscinas).
“O orçamento das Juntas de Freguesia não consegue suportar estas despesas, pelo que se propõe que seja deliberado um apoio mensal para o transporte da população sénior para os locais da prática da atividade física do projeto”, refere a proposta, “reconhecendo a importância destas iniciativas no âmbito do desenvolvimento desportivo em geral e da promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis”.
Assim, foi atribuído um apoio mensal a Castelo do Neiva, Darque, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Cardielos e Serreleis, Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, Mazarefes e Vila Fria, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã, Alvarães, São Romão de Neiva, Outeiro e Perre, por um período de dez meses.

Foi ainda aprovada uma proposta de apoio aos clubes de natação do concelho, “sob a forma de coadjuvação na disponibilização dos meios técnicos”, que implica um apoio à Escola Desportiva de Viana e ao Viana Natação Clube.
O projeto “Vencer a Idade com Saúde” teve o seu início em 2007 e foi criado pelo Município de Viana do Castelo com o intuito de proporcionar uma boa ocupação dos tempos livres e de ócio à população sénior, melhorando os índices de saúde, promovendo o bem-estar e ampliando a interação social.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.