O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, em reunião ordinária, duas propostas que visam apoiar o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, que tem proporcionado aulas de hidroginástica a cerca de 700 seniores do concelho.
No âmbito do projeto, foi definido um apoio financeiro para as Juntas e Uniões de Freguesia que colaboram no transporte dos munícipes para os diversos locais onde o mesmo decorre (pavilhões e piscinas).
“O orçamento das Juntas de Freguesia não consegue suportar estas despesas, pelo que se propõe que seja deliberado um apoio mensal para o transporte da população sénior para os locais da prática da atividade física do projeto”, refere a proposta, “reconhecendo a importância destas iniciativas no âmbito do desenvolvimento desportivo em geral e da promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis”.
Assim, foi atribuído um apoio mensal a Castelo do Neiva, Darque, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Cardielos e Serreleis, Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, Mazarefes e Vila Fria, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã, Alvarães, São Romão de Neiva, Outeiro e Perre, por um período de dez meses.

Foi ainda aprovada uma proposta de apoio aos clubes de natação do concelho, “sob a forma de coadjuvação na disponibilização dos meios técnicos”, que implica um apoio à Escola Desportiva de Viana e ao Viana Natação Clube.
O projeto “Vencer a Idade com Saúde” teve o seu início em 2007 e foi criado pelo Município de Viana do Castelo com o intuito de proporcionar uma boa ocupação dos tempos livres e de ócio à população sénior, melhorando os índices de saúde, promovendo o bem-estar e ampliando a interação social.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.