Logo
Regional

Viana do Castelo quer construir “o primeiro território amigo do cavalo do país”

22 Fevereiro, 2023 | 11:52
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Esta sexta-feira, pelas 10h00, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe a primeira sessão de informação sobre o Selo Equestre “O Seu Cavalo É Nosso Convidado”, num convite à adesão a uma rede pioneira no Turismo Equestre em Portugal. O evento destina-se a todos os atores do sector turístico que desejem ficar a conhecer as vantagens e condições de adesão a esta rede pioneira, concretizada no âmbito do projeto Vilas e Aldeias Equestres Entre Arga e Lima, cofinanciado pelo Turismo de Portugal.

A vereadora do ambiente do Município de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, afirma que “graças a esta abordagem precursora, vamos construir o primeiro território amigo do cavalo do país”.

O Selo Equestre irá operacionalizar, nos concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima, uma rede de prestadores de serviços turísticos, com caraterísticas adequadas ao acolhimento do turista equestre, incluindo unidades de alojamento, estabelecimentos de restauração, aldeias, empresas de animação turística, entre outros. O Selo Equestre é regido por um regulamento, que se encontra em fase de aprovação e publicação.

Esta iniciativa inovadora, impulsionada pelo Município de Viana do Castelo, conta também como parceiros com os Municípios de Caminha e Ponte de Lima. Este destino equestre intermunicipal posiciona-se e diferencia-se assim como líder na organização coletiva e estratégica da oferta direcionada ao turismo equestre, numa colaboração ativa com os operadores turísticos da região.

Através de um website e aplicação móvel, brevemente acessíveis ao público, o turista equestre poderá saber os melhores percursos a realizar a cavalo e os restaurantes e alojamentos com condições adequadas à permanência e prestação dos cuidados necessários ao cavalo enquanto companheiro de viagem.

Os aderentes ao Selo Equestre beneficiarão do reconhecimento enquanto membros de uma rede de excelência única em Portugal, usufruindo da estratégia, canais e meios de comunicação desta marca. Será, de igual modo, assegurado o apoio formativo e técnico, imprescindíveis à adequação dos equipamentos e serviços prestados às melhores práticas de acolhimento turístico e bem-estar animal, definidas pelas normas do Regulamento.

O Município de Viana do Castelo garante uma adesão simples e rápida, providenciando o necessário apoio técnico no processo de candidatura e acompanhamento pós-adesão.

Este projeto representa a união dos Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima em prol da construção de um destino equestre internacional. Para além da criação do Selo Equestre, outros três grandes vetores de força dão forma à estratégia intermunicipal: a exploração de sinergias entre o turismo equestre, o turismo de natureza, o turismo cultural e o turismo científico; a expansão e articulação de uma rede intermunicipal de percursos equestres sinalizados e interpretados entre a Serra de Arga e o vale do Lima, que alcançará, ainda este ano, os 100km; e a promoção da valorização turística do Garrano enquanto espécie autóctone e do seu habitat natural.

A inscrição para esta sessão está disponível até às 19h00 de 23 de fevereiro, aqui. As próximas sessões informativas terão lugar em Caminha, em data a definir na segunda quinzena de março, e em Ponte de Lima, no dia 18 de março, pelas 15h00, no Pavilhão de Exposições da Expolima.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.